+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão invoke-rc.d: WARNING: samba... (Debian)

    Prezados,

    Quando desligo o sistema (Debian Squeezy) me aparece uma mensagem mais ou menos assim:

    invoke-rc.d: WARNING: samba...

    Não postei por completo porque não consigo captura-la. Eu já peguei uma coisinha semelhante a essa, mas como fazem muitos anos não me recordo como resolver isso.

    O mais interessante é que ao executar stop, start ou restart no samba nada aparece, ou seja, funciona certinho aparecendo somente no shutdown do sistema. O que pode ser? Como faço para me resolver disso? Também verifiquei o DHCP mas aparentemente não é ele não, mas só que é exibido um pouco antes dessa mensagem aqueles endereçamento do DHCP, tipo quando o mesmo está com algum tipo de conflito ou indefinição correta o dispositivo de rede (eth0, eth1...). Pode até ser ele em conflito com o SAMBA ou coisa parecida, só que não consigo entender o que seja.

    Grato e aguardo qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O restante da mensagem seria essencial para saber o problema.

    De qualquer forma, tente "sudo update-rc.d smbd defaults ; sudo update-rc.d nmbd defaults".
    Pois é, eu sei que esse tipo de informação é muito importante mesmo, mas é que não tive como captura-la. Olhei no syslog, dmesg e em messages e não vi nada.

    Só para constar: Se não me falha a memória, a tal mensagem menciona algo sobre "ids" mesmo, penso que seja os "ids" da sequencia de inicialização dos serviços, é isso mesmo? Executando o que o amigo recomenda não corro nenhum risco não?

    Grato pela sua atenção.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Que risco? Você vai dar ao "rc.d" a oportunidade de colocar os deamons nos devidos lugares para inicializar de acordo com a necessidade do sistema, uso aqui e não tenho problemas.
    "risco" é só força de expressão mesmo. (rs)

    Como a máquina está em produção vou ver isso assim que possível, daí dou retorno.

    Me tira uma dúvida: Se eu não mexi no samba com relação a deamons, o que pode ter causado isso? É só curiosidade minha mesmo, ok? O interessante é que o mesmo está funcionando sem problema algum, somente o "warning" que aparece mesmo ao desligar o sistema.

    Muitíssimo obrigado pela sua valiosa atenção.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O sistema desliga normalmente? Não dá pra dizer nada sem saber exatamente a mensagem, fico de mãos atadas para entender o que pode acontecer.
    Entendo.

    É como fale anteriormente: o sistema não tem problema algum, funciona redondo. O problema é esse "warning" que me incomoda, me deixa chateado e fico meio apreensivo. Eu acho que isso apareceu depois que eu ativei/configurei um segundo adaptador de rede (eth1), pois a máquina possui dois adaptadores e o samba quando foi instalado a LAN usava o eth0, daí coloquei o eth0 para WAN e o eth1 para LAN. Eu até setei o eth1 no smb.conf mas não mudou nada.

    Alguma ideia do que possa ser? Eu adoraria descobrir o que está causando isso.

  5. #5

    Padrão Re: invoke-rc.d: WARNING: samba... (Debian)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Poste aqui o seu "smb.conf" completo, e dê num terminal "cat /var/log/samba/log.smbd" e cole o resultado aqui.
    Poxa, eu não tenho como fazer isso agora. O mesmo está em outra cidade e é justamente o acesso remoto até ele que estou vendo nesse momento. É por isso que instalei o segundo adaptador, para coloca o link de internet dedicado nele. Só vou puder fazer isso quando o pessoal instalar o referido serviço (link) e isso só ocorrerá lá para a próxima quarta-feira. Mas assim que possível farei isso.

    Só para constar: Penso que não seja o smb.conf, pois o mesmo passa certinho no "testparm" e sem falar que o mesmo é bem simples contendo só o básico para um compartilhamento com "security = share".