Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE


    Boa Tarde Pessoal.


    Hoje possuo concentradores PPPoE com Mikrotik (CCR, RB1100AH, RB1100AHx2) e quando começa aumentar o número de clientes realizamos os upGrades até chegarmos o último estágio (CCR1036-12G-4S-EM). Hoje nosso maior concentrador possui 1.500 cliente simultâneos com perspectiva de aumento certo. Já chegamos a 2.500 simultâneos mas tivemos que dividir em duas CCRs.


    Nosso dilema é que o número de clientes continua aumentando e a capacidade do Mikrotik já não nos atende mais em diversos fatores (confiabilidade, estabilidade, segunrança, etc..), e estou buscando com vocês a experiencia com outros produtos.


    Avaliamos uma solução Juniper na qual não temos dúvida de seu poder porém financeiramente inviável. Estamos cogitando de testar uma solução da FreeBSD.


    Gostaria de saber se alguém já utilizou, se recomenda alguma outra solução (Exceto Juniper e Cisco na qual já conhecemos) ou se podem ao menos compartilhar o conhecimento com servidores PPPoE maiores/melhores que o RouterOS.


    Saudações.

  2. #2

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Boa tarde godoy,

    Vai de FreeBSD e não irá se arrepender, há casos de servidores com mais de 4 mil usuários simultâneos funcionando perfeitamente em hardware até considerado legado. O mesmo vale para BGP, firewall e Qos. Mikrotik nos chama atenção pela facilidade, mas quando a infra precisa de algo mais robusto a baixo custo FreeBSD não nos deixa na mão.
    Última edição por ricromero; 29-10-2014 às 19:53. Razão: retirando o merchand

  3. #3
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Já "escutei" falar muito bem do juniper, já deu uma olhada?

  4. #4

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Já "escutei" falar muito bem do juniper, já deu uma olhada?
    Apenas como informação para aqueles que não sabem, Juniper tem kernel FreeBSD.

  5. #5

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    BSD com Accel PPP? Já experimentou dividir essa carga entre dois ou mais roteadores? De qualquer forma, está centralizando de qual forma?
    Amigo, tinha um servidor (CCR1036-12G-4S-EM) com 2.500 clientes PPPoE Simultâneo mas vira e mexe ocorriam os famosos "Bugs" ou problemas. Mediante situação dividimos o servidor em dois (duas CCR1036-12G-4S-EM) com aproximadamente metade da carga em cada. Alguns problemas resolveram, outros apenas amenizaram e outros ainda persistem. Por isso estamos procurando outra solução.

    Aos colegas: Nessa recomendação do FreeBSD vocês já utilizaram ou conhece de perto alguém que usa ou vocês recomendam por acreditar na sua capacidade?

    Saudações.

  6. #6

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Em produção tenho picos de 1.500 usuários sem bugs e com o servidor 70% idle.

  7. #7

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por felipenoogueira Ver Post
    Em produção tenho picos de 1.500 usuários sem bugs e com o servidor 70% idle.
    Servidor FreeBSD? Com qual especificação de Hardware?

  8. #8

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Sim, servidor FreeBSD. Especificações de hardware do cliente não estou autorizado a repassar.

  9. #9

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Não pode passar nem o básico (processador e memória) para podermos mensurar a necessidade de Hardware?

    Se, não der ... tudo bem.

    Saudações.

  10. #10

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Não pode passar nem o básico (processador e memória) para podermos mensurar a necessidade de Hardware?

    Se, não der ... tudo bem.

    Saudações.
    Sinto muito, se fosse meu cliente talvez também não gostaria.

  11. #11

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Perfeito. Vamos por outro lado então.

    ----
    Tenho um servidor DELL T610 nas seguintes especificações:

    Processador: Intel(R) Xeon(R) CPU E5630 @ 2.53GHz (2527.05-MHz K8-class CPU)
    Memória: 8G DDR3 SDRAM, Data Transfer Rate 1066Mhz, Memory Clock 133Mhz.
    Placa de Rede: Intel Dual Port Gigabit, 10BASE-T, 100BASE-T, 1000BASE-T e 2.5 GT/s, Intel 82576barramento x4 Lane
    ----

    Rodando o servidor PPPoE da FreeBSD quantos clientes acredita que conseguirei atender?

    Saudações.

  12. #12

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Sem levar em consideração a banda que você entrega, e talvez no máximo precisando de upgrade de memória, umas 4 mil conexões PPPoE seriam suportadas.

  13. #13

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Pessoal, alguém tem mais alguma sugestão/experiencia ?

    Saudações

  14. #14

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @felipenoogueira, qual serviço PPP usa no FreeBSD? "accel-ppp"?
    MPD5

  15. #15

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Esqueci de mencionar... RADIUS e MYSQL no mesmo servidor.

  16. #16

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Me mande uma cotação sobre esse servidor (juntamente com o hardware) para [email protected]
    Por gentileza envie a solicitação no e-mail [email protected] com os dados da empresa.

  17. #17

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Pessoal, estou querendo fazer um teste com o Linux.

    Alguém consegue recomendar qual o melhor pacote para rodar: PPPoE + Controle de Banda + Radius (já instalado em outro servidor) .... em fim substituir o Mikrotik ... hehe


    Saudações

  18. #18

    Padrão Re: Recomendação de Servidor para Autenticação PPPoE

    Minha sugestão é instalar o Mikrotik em um hardware melhor, ou subdividir os concentradores, sei que é traumático mas hoje o ideal e colocar um concentrador por POP, enfim acredito que com 1.500 conexões simultâneas vai ter que gerenciar processos manualmente em qualquer hardware ou software que vc utilizar.