Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    boa tarde gente .. gostaria que voces me ajudasen para min poder motar meu servidor de via radio.

    1 o que eu vo precisar ??

    so novo no negocio ...

    tenho 4.500 reias para envestir ..

    da para montar um servidor simples ?e com o tempo vou aumentando ?

    qual os produtos devo compra para começar do zero.. ??

    deus de ja agradeço a todos

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Jovem, não me entenda mal não.

    Mas o que mais tem nesse forum é dicas de como montar, quais equipamentos, etc.

    Faça sua lição de casa e após ter feito a lição de casa, venha com as REAIS dúvidas. Que serão inúmeras

  3. #3

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    amigo obrigado ..não me entenda mal não.. mais vi varis topicos mais nem um diz o certo da minha pergunta .. para pesssoas esperiente como vcs .. nao custa nada ajudar um novato ..dizendo q da ou nao montar e o que nessecita =)...

    vi varias dicas mais muitas opinião divididas ..
    quero uma dica certa.. para min começa direito =)
    deus de ja agradeço ..

  4. #4

    Padrão

    Vinicius, eu vou seguir a dica do Ricardo: estuda um pouco mais e depois tira as dúvidas. E eu vou além: com 4500 reais tu nem entra no jogo, não dá pra fazer praticamente nada. Se tu quer jogar esse jogo começa com uns 20, 30 mil reais. Claro, se for pra começar profissionalmente, porque se tu quiser abrir um negócio pra brincar com a paciência dos clientes é preferível nem começar nada.

  5. #5

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    4500 não paga nem a consultoria para tirar uma licença SCM...muito menos contratar um link dedicado.

  6. #6

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Não leve os comentários a mal...

    Você está literalmente procurando sarna para se coçar

  7. #7

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    jadir obrigado amigo .... vou estudar ++

    VOU TE COMTRA UM POUCO DOS MEUS PLANOS..


    eu ia montar o meu provedor super pequeno ..
    en uma cidade pequena de + - 3 mil abitantes ..


    .com uma torre de 30 metros

    .com KIT PROVEDOR WIRELESS PROFISSIONAL MIKROTIK + PCBA + ANTENA

    PARA OS CLIENTES
    .
    A antena setorial Wireless USB 1210 da
    AQUARIO

    PARA MIN ATENDER UMS 100 CLIENTES ...

    .COM NET DA OI DSL DE 10 MEGA..



    VOU ESTUDAR + OS TOPICOS AQUI
    ..DEUS DE JA AGRADEÇO

  8. #8
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Jovem, como pode ver....não sou só eu...

    Leia tudo o que puder sobre mikrotik, ubiquiti, wireless, FTTx

    No youtube tem inúmeros vídeos, desde o básico até o mais avançado.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Vinicius, eu vou seguir a dica do Ricardo: estuda um pouco mais e depois tira as dúvidas. E eu vou além: com 4500 reais tu nem entra no jogo, não dá pra fazer praticamente nada. Se tu quer jogar esse jogo começa com uns 20, 30 mil reais. Claro, se for pra começar profissionalmente, porque se tu quiser abrir um negócio pra brincar com a paciência dos clientes é preferível nem começar nada.
    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    4500 não paga nem a consultoria para tirar uma licença SCM...muito menos contratar um link dedicado.

  9. #9

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Espero que esse Kit profissional que vc esta falando ai não seja queles do ML com uma rb 750 para gerenciar + um rádio ap router + antena omni de 30 dbi que abrange "30 km" seria esses ?

  10. #10

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    começa com omini: aquario+rb nivel 4 e radio usa bullet . blz

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuselias Ver Post
    boa tarde gente .. gostaria que voces me ajudasen para min poder motar meu servidor de via radio.

    1 o que eu vo precisar ??

    so novo no negocio ...

    tenho 4.500 reias para envestir ..

    da para montar um servidor simples ?e com o tempo vou aumentando ?

    qual os produtos devo compra para começar do zero.. ??

    deus de ja agradeço a todos

    so adicionar SKYPE: mande o skype por mensagem privada

  12. #12

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Pra tu começar com 4.500,00 até da, só que faz o seguinte, procura um SCM de alguma cidade ai por perto (ou não tão perto), e tenta fazer uma parceria. Como ja falaram, com 4.500,00 tu não consegue tirar a licensa SCM, comprar link, equips...

    Então com certeza se tu achar um provedor ai que não tem muito interesse de investir na tua cidade por ser pequena ou sei lá, e tu perguntar sobre uma parceria, tu na realidade iria montar uma estrutura que seria registrada toda no nome deles, o provedor inteiro seria deles, tu iria só "administrar" ai. Do meu ponto de vista, o legal é simplesmente trabalhar na área, aprender, e o melhor de tudo, dar acesso a usuários que de outra forma não teriam nenhuma opção. É gratificante.

    Conseguindo essa parceria, e tendo em vista que tu ja tenha a torre, pra começar, tu pode usar até mesmo uma RB450G como gateway, mas não comeã com omni não, nem com Kits de antenas com radios meia boca.

    Primeiro de tudo, não comece usando equipamentos que não sejam N. Coloca 2 ou 3 paineis setoriais na tua torre direcionados de forma a dividir bem a carga de clientes entre eles. Para facilitar, tu pode colocar um GrooveA em cada painel, ou caso queira uma gerencia mais centralizada desses painéis, uma RB 435G por exemplo, com cartões R52hn por exemplo (nesse caso, use cabos bons para conectar os paineis na RB, tipo LMR-400 ou LMR-600).

    Uma alternativa boa e facil também, é usar painéis Ubiquiti BaseStation e Rocket M.

    Não esqueça de jamais comprar Switchs (HUBs) normais. Use somente Switchs gerenciáveis quando necessário. São mais caros, mas compensa, menos problemas e maior confiabilidade.

    Nos clientes, use AirGrids M5. Se você for de linha mikrotik na torre, mesmo assim as AirGrids vão usar protocolo N. Se for de Rocket, pode ativar o AirMax (que na realidade não vai trazer mta melhora no resultado prático, mas é um "bagulhinho" a mais para dar uma melhoradinha "quase imperceptível"). O bom mesmo é que tu usasse somente antenas de dupla polaridade, tipo as NanoBeans M5, e no caso de ter usado mikrotik na torre, colocar painéis de dupla polaridade ligados ao cartão (pode ser até mesmo os próprios BaseStatios, mas tem varias outras marcas boas).

    Não use "painéis" nos clientes, como NanoStation. Funcionam bem? Sim, funcionam, mas a longo prazo, com uma concentração de 100 deles numa área, pode e com certeza vai dar MUITO mais problema com interferencia, lentidão. As SXT são facil de usar e pequenas também, mas é o mesmo caso. Tente usar só direcionais nos clientes.


    A questão da configuração do roteador tu aprende facil aqui no fórum, depende de como tu quer fazer. Uma RB 450G por exemplo, vai aguentar bem um concentrador PPPoE para os 100 clientes que tu quer, e tem um servidor radius da própria mikrotik (o user-manager) para usar e ser feliz.

  13. #13

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Como você vai atender o público, um curso de português também ajuda bastante!

  14. #14

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    nao tengo SKYPE amigo so facebook = vinicius.elias.cell add la para a gente tc.. ou me manda o seu . por favor ..

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuselias Ver Post
    boa tarde gente .. gostaria que voces me ajudasen para min poder motar meu servidor de via radio.

    1 o que eu vo precisar ??

    so novo no negocio ...

    tenho 4.500 reias para envestir ..

    da para montar um servidor simples ?e com o tempo vou aumentando ?

    qual os produtos devo compra para começar do zero.. ??

    deus de ja agradeço a todos



    Amigo parceria sva depois que mudou as regras da anatel n~qo serve mais não se inluda acesse o sait da anatel e se informe ok boa sorte

  16. #16

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Parceria no modelo antigo realmente não serve mais. O que eu indiquei não foi isso, indiquei explicitamente que o provedor inteiro seria da outra empresa que ele achasse, para fazer uma "parceria de investimento".

    Ele investe na cidade dele, tanto com mão de obra e equips, mas o provedor mesmo não é dele, ele só vai "administrar", e com isso expandir a rede de uma SCM ja existente.

  17. #17

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    blz obrigado amigo .. hoje entrei en comtato com um amigo meu aqui ele tem um provedor .. e ele me deu bastantes dicas boas .. obrigado a todos q estão me ajudando..

  18. #18

    Padrão

    Amigo, sei que vc vai ter muita dor de cabeça, mas tudo é começando que se aprende, só não pode dar uma de sabe tudo depois que se aprende um pouco.
    Se vc quiser me adicionar no skype posso te dar umas dicas.
    não sei muito, mas o que sei posso dividir com vc.
    Skype: mande o skype por mensagem privada
    Última edição por ricromero; 01-11-2014 às 07:14.

  19. #19

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Tem gente que começou com nada, e nem sabe cuidar da propria rede, não consegue fechar enlace de 600 metros,e ainda hj n tem nada, mas se vc tiver consciência do que é certo e errado com certeza pode começar sim com esse valor e rapidinho estar apto a tirar sua propria SCM. Eu a mais ou menos 5 anos comecei com 3000 reais somando meu FGTS e seguro desemprego e hj tenho 11 torres e opero em 4 cidades. Força de vontade e principalmente humildade é tudo em qualquer ramo de negocio. Dica 1 amigo, compre 4 nanoM5 para usar como ap e uma rb 750 para gerenciar, pronto está apto a pindurar clientes. Conforme vai melhorando seu capital ai vc vai investindo de acordo sua perna.
    Última edição por Zarttron; 01-11-2014 às 18:52.

  20. #20

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    cara é isso que me deixa com entusiasmado e por isso tenho vontade de temtar ... obrigado pela sua opinião ...