+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik regulando banda

    Caros colegas, a algum tempo enfrento um problema serio com o mikrotik, se um cliente contrata 7megas, so consigo entregar de 3 a 5 megas, tenho link de sobra e a latência da minha rede e ótima, mas vamos la, minha rede e toda pppoe, trabalho com planos de 2 a 7 megas, airmax ativado nas torres, ao criar o profile em interface>ppp>secrets, seleciono o profile com a velocidade estipulada no ppp>profiles, suponha que eu crie um profile de 50megas, no cliente vai bater 13 a 15 megas tranquilo, agora se eu seto o profile de 7 megas, mal chega 5mb, acredito que nao seja somente eu com este problema, pois em todas as minhas torres e assim, como os colegas tratam essa questão?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Cara passei por isso era uma configuração na queues não sei o seu caso.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queues.png
Visualizações:	288
Tamanho: 	131,2 KB
ID:      	55684  

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    o controle de banda por pppoe se da por queue dinamica, que usa o queue type defaut-small, tente ir em
    Queue > queue-types > selecione defaut-small e altere a queue size para um valor como "50000" por exemplo, e veja se tem melhora

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    @edsong verdade porém tem como alterar, faz isso na ether do clientes não se esqueça rsrs.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @edsong verdade porém tem como alterar, faz isso na ether do clientes não se esqueça rsrs.
    Na ether dos clientes?
    como seria? Não entendi.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Acho que seria gargalo de sua rede ou painel, é difícil um painel fornecer tanta banda e com muitos conectados...
    Quantos clientes ATIVOS por painel ?
    Ja tentou fazer o teste com poucos clientes ATIVOS ?
    Faça um spd dentro da própria antena pra ver se consegue no minimo 10M de rx.
    Caso queira mudar suas filas, ponha sfq em queue type default/default Small/Ethernet ou mude o numero de pacotes de 50 para 100 apenas.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Explique melhor por favor!

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Realmente era so isso mesmo, obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    tenho uma media de 60 clientes por painel com planos de 2 a 7megas, paineis bem alinhados com airmax ativo, sempre testo o melhor canal disponivel, no cliente roda excelente, realmente o problema era so o size do small, mudei de 10 para 50, mas qual seria a diferença entre pfifo e sfq?

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Então @wesleydialmeida
    De uma lida aqui é bem interessante esse assunto.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=127558
    Aqui é sfq a divisão se torna mais "homogênea".
    Detalhe é que se tiver sobrando banda, o usuário consegue receber entre 25 e 50% a mais de banda.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    @wesleydialmeida consegui lhe ajudar? Se não posta aí para a gente tentar lhe ajudar.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    com certeza wld, ajudou muito, agradeço a voce e a todos desse topico, valeu galera!

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik regulando banda

    Qualquer coisa estou a disposição.