Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculo de Sub Redes para AS

    Caros colegas, estou tirando meu AS, porem recebi uma questão que não sei responder, e peço ajuda dos colegas:

    Pergunta do Registro BR:

    ''De mais detalhes sobre a topologia de sua rede. Quais serão os
    protocolos de roteamento utilizados? Como sera' feita a divisão do
    bloco em suas sub-redes, serviços e infraestrutura''

    Minha resposta ate o momento:

    tenho uma RB onde chega o link, nela estão conectadas outras 4 RBs com autenticação PPPoE que ficam nas repetidoras, uma RB tenho 400 clientes com /23, e outras 3 com um /24 e media de 200 clientes cada, vou utilizar BGP na borda e OSPF interno,

    e mais ou menos isso? eles podem liberar apenas um /22, como eu poderia fazer essa divisão das sub-redes ou melhorar essa resposta?

  2. #2

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Arthur, não terás que utilizar ibgp até chegar ao ebgp, vc pode deixar o ospf cuidar das rotas internas e o bgp cuidar das rotas da internet. Basta que seu OSPF faça com que o trafego flua pelos roteadores até chegar na borda.

    Wesley, sua resposta não ficou ruim, porém meio vaga, tente dar mais detalhes, mas está indo no caminho. Fale sobre como você pretende quebrar o seu prefixo mais detalhadamente.

  3. #3

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    O Registro.br vai liberar para o seu uso um prefixo de tamanho compatível com a sua necessidade. Na pergunta do nosso amigo, ele gostaria de saber como responder o questionamento do Registro, e o correto para evitar novas perguntas em caso de não entendimento da parte deles, é detalhar ao máximo a resposta, sendo assim ele tem que explicar como deve quebrar os blocos dentro de sua rede, quantidade reservada a empresas, clientes finais, ips em uso no backbone e assim por diante.

  4. #4

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Olha, particularmente gosto de separar os serviços, prefiro trabalhar com um roteador pra borda e outro roteador só para a rede. No edge subo ospf sim, porém quem está ligado diretamente a todas ou pelo menos a maior parte das Áreas do OSPF e afins, é o roteador de rede.

  5. #5

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Arthur, não terás que utilizar ibgp até chegar ao ebgp, vc pode deixar o ospf cuidar das rotas internas e o bgp cuidar das rotas da internet. Basta que seu OSPF faça com que o trafego flua pelos roteadores até chegar na borda.

    Wesley, sua resposta não ficou ruim, porém meio vaga, tente dar mais detalhes, mas está indo no caminho. Fale sobre como você pretende quebrar o seu prefixo mais detalhadamente.
    Felipe, pode dar um exemplo de como quebrar esse prefixo?

  6. #6

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Arthur, tem várias maneiras, no caso do amigo Wesley como e um /22 eu talvez designaria 3 blocos /24 para serem atribuidos dinamicamente para planos residenciais, um /24 para serem atribuidos estaticamente para empresas. Tem que ver o senario, mas seria mais ou menos isso.

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Retirei a minha recentemente e a pergunta e o seguinte, vc usa quantas operadora para fazer transito?Se vc usa uma unica operadora tera que explicar como sera usado 50% do bloco que vao liberr quer sera um /22 eu comprovei passando relatorios de clientes conectador on-line e outro detalhe dentro da sua rede vc pode usar ip privado para fazer todos as rotas, seu cenario e bem parecido com o meu.

  8. #8

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Arthur, se ele for o router que fecha o ebgp vc pode sim, geralmente se usa o primeiro ip do bloco no router que fecha o seu ebgp, não precisa ser o primeiro pode ser qualquer outro se mo case esse router for o concentrador pode, seria na interface de loopback ou ate uma fisica mesmo, depende da topologia ...Sim pode usar ip privado sem problema algum, porem a operadora costuma forneçer um /31ou /30 para essa finalidade.

  9. #9

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Tranquilo. Restou duvidas Wesley?

  10. #10

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Eu também estou tirando um AS e fui questionado.
    Eu coloquei como a rede vai funcionar para justificar os IPs.
    Solicitei um bloco /22 e dfemostrei como vou usar os IPs dividindo IPs para corporativos como /30 e /29 e IPs atribuídos via pppoe /32
    Alem de informar que meus roteamentos internos era por OSPF e o de borda com a internet seria por uma sessão BGP. Se voce fizer um detalhamento do funcionamento de sua rede com os protocolos a serem usados e justificando por cálculos os IPs vai passar de boa.

  11. #11

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Felipe tira uma duvida, estou coletando dados para entrar com pedido, sua informacao acima me gerou uma duvida, sobre os ips, sendo 2 operadoras distintas, posso usar o enderecamento de uma so? hj a embratel me da um bloco /28 se a gvt me der outro /28 posso continuar com a embratel como rota principal? sobre o bgp qual router indica?

    grato
    Rafael

  12. #12

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Rafael, os ips das operadoras provavelmente vc teras que devolve-los em 1 ano, a pedido do registro.br, ficando apenas com os ips que elas vao te passar para fechar a conexao bgp. Sendo assim vc pode usar seus proprios ips saindo pelas duas operadoras vide sua politica de roteamento. Sim, pode manter ela como rota princial, pode usar uma operadora so como backup ou pode usar as duas, vai de sua politica interna mesmo. O hardware depende de algumas variáveis, qtd de clientes, banda... posta ai que tentamos ajudar.

  13. #13

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Eu responderia.
    Protocolo utilizado na rede EGP sera o BGP e rede IGP sera OSPF, utilizarei blocos de máximo /24 e de modo geral uma grande porcentagem usarei /30.

    E de externo
    I de interno
    Obs: somente se usa bgp externo e normalmente se usa OSPF para roteamento interno.

  14. #14

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Felipe, para uma banda de 100mb qual hardware recomenda? qual politica de roteamento tecomenda?


    Grato
    Rafael

  15. #15

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Rafael,

    Os três fatores mais importantes é a quantidade de clientes, banda e tipo de sessão bgp, como só sei a banda fica difícil te falar, mas a grosso modo, acredito que uma 1100ahx2 deva resolver, se precisar de hardware mais robusto invista em um servidor. Quanto a politica de roteamento, use BGP + OSPF, e já comece a estudar sobre MPLS.

  16. #16

    Padrão Re: Calculo de Sub Redes para AS

    Arthur,

    Diversos senários são propícios para se usar iBGP, um clássico é quando vc tem link em duas cidades diferentes, e deseja que em caso de falha de apenas um dos links, uma cidade navegue pelo link da outra. O caso das VPN's que vc citou também é bem comum.