+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Devo ter uma rb central em duas cidades diferentes ou apenas uma.

    Olá venho aos colegas mais uma vez pra pedir a ajuda dos q já tem experiência na área, seguinte: Tenho um provedor em minha pequena cidade e estou aumentando o serviço para uma outra pequena cidade bem próxima, tenho uma rb cloudcore 1009 1s q autentica os clientes da minha cidade, fiz um ponto a ponto para a outra cidade e estou autenticando os clientes nesta mesma br, estou fazendo do jeito certo? ou devo colocar outra rb la...em minha cidade só chega ficar no máximo 100 clientes online com velocidade que variam 600k a 3M, uso dois serviços de autenticação pppoe e hotspot na mesma br, pergunto isto também está certo? ou devo utiliza duas rbs separadas para serviço? venho tendo problemas com pppoe de repente para de abrir alguns site como banco do brasil, facebook e só vouta se reiniciar a rb isto apenas com clientes pppoe... configuração simples sem regras de firewall, proxy, load ballance, ou cache. Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

  2. #2

    Padrão Re: Devo ter uma rb central em duas cidades diferentes ou apenas uma.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Isso vai depender muito da topologia da sua rede (e de como ela vai crescer).

    Pelo visto está começando uma rede totalmente em L2 e, se não souber mantê-la funcionando 100% (principalmente com uso de VLANs) ela estoura na sua mão.

    Comece uma rede totalmente roteada, uma RB por cidade é ideal para suportar o tráfego dela e da seguinte (caso você puxe um braço pra outra cidade). Autenticação se deseja centralizar tem formas mais eficientes que deixar em bridge, pode autenticar com MPLS/VPLS ou também VLAN.

    Enfim, isso é muito dependente de sua estrutura.
    OSPF tbm seria interessante... e na minha opinião o mais recomendado caso for fazer autenticação nas pontas