Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Não faço uso de cache, pois eu tenho receio de colocar e ficar dando problema, além de que o pessoal tem comentado que a economia está muito pequena por causa dos sites que usam https não possibilitar cache.

    Aqui o que eu tenho feito é fazer um alto percentual de utilização do link. Como pode ver na imagem que postei o link passa a maior parte do tempo com uns 70 - 80 % da capacidade máxima e no horário de pico ele fica batendo o máximo durante uma 2 horas.

    Mas mesmo assim não tenho problema, vídeo do youtube roda até em HD e tenho conseguido uma ótima avaliação dos clientes. Enquanto não tiver problema não aumento a banda, mas se precisar dobrar a banda é só ligar na empresa que me fornece e pedir em um minuto está pronto, pois a rede já está pronta pra suportar esse aumento.

    Abaixo a imagem dos clientes conectados
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conectados.png
Visualizações:	215
Tamanho: 	79,4 KB
ID:      	55821

  2. #22

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Show @SantiagoMG
    Consegue roda videos em 720p com quantos Mb aew ?

  3. #23

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Video em 720p consome entre 1,5 e 2 Mbps. Mas um detalhe importante, a latencia tem que estar abaixo de 100 ms pra rodar bem os videos.

  4. #24

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Olha que coincidencia interessante... Vamos analisar um fato:

    Agora pouco acabou a energia elétrica na cidade toda aqui e com isso o número de clientes conectados diminuiu muito, de 270 foi para 28, pois somente alguns que estão numa outra cidade q eu atendo que estão conectados.

    Bom, se o número de clientes conectados diminuiu 10 vezes, o que era pra acontecer? O tráfego era pra diminuir 10 vezes, não eh isso?

    Poderia até ser, mas não foi o que ocorreu. Com 28 clientes conectados o tráfego está em torno de 10 a 12 Mbps, ou seja, somente cinco vezes menos.

    Então, em suas opiniões o que explica esse fato?

  5. #25

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha que coincidencia interessante... Vamos analisar um fato:

    Agora pouco acabou a energia elétrica na cidade toda aqui e com isso o número de clientes conectados diminuiu muito, de 270 foi para 28, pois somente alguns que estão numa outra cidade q eu atendo que estão conectados.

    Bom, se o número de clientes conectados diminuiu 10 vezes, o que era pra acontecer? O tráfego era pra diminuir 10 vezes, não eh isso?

    Poderia até ser, mas não foi o que ocorreu. Com 28 clientes conectados o tráfego está em torno de 10 a 12 Mbps, ou seja, somente cinco vezes menos.

    Então, em suas opiniões o que explica esse fato?
    Caríssimo Santiago ! na minha humilde opinião seu link está ultra saturado e você só não se deu conta disso ! quando fica batendo travado nos 50mb é um bom sinal de saturação ! mas como disse essa é minha opinião ! aqui tenho um amigo que tem 700 clientes e no horário de pico a rede dele consome 90 mb de dedicado e 100 a 120 de adsl ! os adsl daqui são bons e ajudam bastante , ele tem um balanceamento na rede direcionando pros adsl facebook , youtube e etc e o resto vai pelo dedicado e tem todo esse consumo ! ha ! os planos aqui sao de 1 a 5 mb , abraço e boa sorte .

  6. #26

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    @Rsmol Parabéns pela resposta, ia responder o mesmo que ti, só que tive que sair.
    O Seu link ta Ultraaaasaturado, de duas uma, ou você usa uma fila muita boa, que prioriza não quem chega primeiro e sim a todos e por fim como o enfileiramento no Link dedicado é muito bom, quando o link da gargalo é pouco sentido, pois ele consegue manter os 50mb por um tempo indeterminado, já o adsl sofre com enfileiramento, estude usar um cache ou aumente esse link, aposto contigo, se você tiver 100Mb hoje e capaz de você usar 70 a 90% com a mesma clientela.
    Uma dica, faça uso do cache, vale a pena sim, garanto a você chegar a 65Mb de banda ou mais (30%)...
    Caso use a fila padrão do Mikrotik, tem melhores para quem ta com a banda no limite.

  7. #27

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha que coincidencia interessante... Vamos analisar um fato:

    Agora pouco acabou a energia elétrica na cidade toda aqui e com isso o número de clientes conectados diminuiu muito, de 270 foi para 28, pois somente alguns que estão numa outra cidade q eu atendo que estão conectados.

    Bom, se o número de clientes conectados diminuiu 10 vezes, o que era pra acontecer? O tráfego era pra diminuir 10 vezes, não eh isso?

    Poderia até ser, mas não foi o que ocorreu. Com 28 clientes conectados o tráfego está em torno de 10 a 12 Mbps, ou seja, somente cinco vezes menos.

    Então, em suas opiniões o que explica esse fato?
    Pelo print que você postou com os duzentos e tantos online, deu para ver que um bom número está nos picos do plano. Cerca de 20 estão na média de 1 mega ou mais. E somando o consumo deles deu para ver que esses praticamente consomem todo o link
    Se você marcasse estes, iria notar que outros que no momento do print estavam lá em baixo, vão se alternando nos picos.
    Então todos conseguem navegar relativamente bem. Relativamente...
    Apesar de que toda esta análise é meio subjetiva, pois nunca se sabe exatamente os que estão navegando ou só estão conectados mas sem navegar.

    Quanto faltou energia sobraram 28 usuários. E é normal que o consumo de link não caia proporcionalmente, mas sim que estes 28 passam a navegar bem melhor do que se fosse com todos online. Foi uma pena você não ter feito um print deste momento, pois poderia mostrar uma porcentagem maior de usuários nos picos

    Se aumentar o link talvez o print com todos mostraria bem mais de 20 usuários na média de 1 mega ou mais.
    Como disseram, seu roteador está fazendo das tripas o coração para manter o maior número de usuários no topo...

  8. #28

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Aqui tenho 100M FULL, mas não me dou o luxo de tirar os VDSL porque ajuda muito, meu consumo em horarios de pico chega aos 180Mbps, tenho 5 linhas de 50 balanceadas junto com o dedicado, aqui só tenho reclamação quando para os links graças a Deus ainda tenho uma sobra e já to querendo ampliar porque estamos com uma nova torre pra ser montada.
    Bom seria que todo pequeno provedor pudesse adquirir link dedicado, mas sabemos que os preços em algumas regiões sao absurdos.

  9. #29

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    @Maclaud
    Quantos clientes amigo ?
    Usa cache ?

  10. #30

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Realmente concordo com vcs, se eu tivesse um link maior o consumo seria maior, provavelmente chegaria a 60 - 70 Mbps pelo menos, pois como podem analisar no gráfico passamos a maior parte do tempo com um alto percentual de uso e durante umas duas horas por dia (19h as 21h) o link fica no máximo de utilização

    Mas o que estou achando interessante é que mesmo tendo um esse alto percentual de uso, não estou tendo problema, a latência não aumenta muito (ficando com a média em torno de 20 ms para uol e google) , os videos rodam normalmente até em HD e não tem cliente reclamando de lentidão, pelo contrário estamos crescendo constantemente.

    Para mim o que explica esse fato é essa questão que Fael citou do melhor capacidade que o link dedicado e o servidor de rede oferecem uma boa capacidade de lidar com o enfileiramento das requisições.

    O certo é que a minha demanda é maior do que 50 Mbps, porém eu consigo atender meus clientes com 50 Mbps.

    Para mim, este é um problema que se explica através do estudo da Teoria das Filas. Os senhores já ouviram falar da teoria das filas?

  11. #31

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Definição:

    A
    teoria das filas é um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticasprecisas e propriedades mensuráveis das filas. Ela provê modelos para demonstrar previamente o comportamento de um sistema que ofereça serviços cuja demanda cresce aleatoriamente, tornando possível dimensioná-lo de forma a satisfazer os clientes e ser viável economicamente para o provedor do serviço, evitando desperdícios e gargalos.

    Sistema de filas :
    Uma fila ocorre sempre que a procura por um determinado serviço é maior que a capacidade do sistema de prover este serviço.
    Um sistema de filas pode ser definido como clientes chegando, esperando pelo serviço (se não forem atendidos imediatamente) e saindo do sistema após terem sido atendidos. "Cliente", em teoria das filas, é um termo genérico, aplicando-se não somente a seres humanos. O conceito pode abranger, por exemplo, processosesperando para receber a CPU; pacotes que chegam a um roteador para serem encaminhados; pessoas esperando no caixa do supermercado, etc.

    Fonte: Wikipedia

  12. #32

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    @Maclaud
    Quantos clientes amigo ?
    Usa cache ?
    Olá amigo @Fael, ainda nao uso, mas ja estou para implantar, pois nao pretendo comprar mais link por enquanto.