+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possível isto?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bgp.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	55,6 KB
ID:      	55818

    Amigos bom dia.

    Me tire uma duvida. eu queria que quando um bgp caísse com a minha operadora o outro ativasse automaticamente com o mesmo bloco, isto é possível?

    obs: são duas cidades interligada uma com a outra, porem são blocos diferentes mas é a mesma operadora, por isso eu queria tira esta duvida, pois se fosse ospf seria mais fácil,

  2. #2

    Padrão Re: É possível isto?

    Não entendi bem amigo, no caso seria dois equipamentos distintos rodando BGP, dai se um parasse o outro subisse a sessão?

  3. #3

    Padrão Re: É possível isto?

    Subir uma sessão entre eles e anunciar os mesmos blocos dos 2 lados ou utilizar VRRP/CARP é uma possível solução.

  4. #4

    Padrão Re: É possível isto?

    isto mesmo felipe

  5. #5

    Padrão Re: É possível isto?

    felipenoogueira tudo bom?

    não entendi direito tem como me explica a sua solução. obrigado

  6. #6

    Padrão Re: É possível isto?

    Bom, se vc tem sessões BGP vc é um ASN, do contrário não vejo a necessidade nem a possibilidade de vc fazer isso.

    Failover é extremamente comum em BGP. No seu caso usando routers distintos basta um IBGP entre os mesmos. Se fossem as duas sessões em um único hardware bastaria a publicação dos seus blocos para as duas operadoras de trânsito.

    Lembre-se que ao tornar-se um ASN, vc fica desvinculado da operadora de trânsito quanto a recursos de numeração, afinal o bloco de endereços é designado diretamente a vc, e cabe a vc publicá-lo.

    Para balanceamento deste tráfego, pode ser tanto usado prepend com diferentes as-paths em cada operadora, ou publicação de blocos mais e menos específicos em cada uma.

    Lembrando que em BGP sua publicação controla o download, e o que as suas operadoras publicam há vc é usado para controlar seu upload. Normalmente se ambos os circuitos tiverem capacidade de upload suficiente para toda a rede, vc pode deixar que seus border routers decidam pela melhor rota de saída, sem nenhuma interferência.

  7. #7

    Padrão Re: É possível isto?

    obrigado marcioelias