+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Pessoal tenho um cliente que nao da pra atende com antena na casa do cliente então vou montar uma ante para receber o sinal em baixo colocar um switch e puxar o cabo para ele. gostaria de saber até quantos metros chega de cabo a internet chega perfeita no cliente?

  2. #2

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    A regra é 100m a 100M, mas com cabo ruim as vezes mal passa de 80m, e com cabo bom, switch bom, e placa de rede boa uns 120m.

    Já se for switch e placa de 10M dá pra chegar facil em 160m com cabo bom, quase 180m em casos excepcionais.

    (Bom/ruim é relativo, linhas domesticas da Dlink, TPLink e Encore são um lixo, são boas/medianas só pra uso doméstico basico, mas pelo menos costumam atender requisitos basicos tipo em 100m de cabo ter conexão de 100M)

    Se passar junto com AC, perto de fluorescente, vai dar problema seja em 10m como em 100m, se não funcionar com 100m não culpe o tamanho do cabo, culpe a qualidade dele, a qualidade da crimpagem (Siga os padrões, nada de chute), o local por onde ele passa, o switch, a placa de rede, etc.

  3. #3

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Mestre @rubem, estou com 2Km de cabeamento em linha reta, e sempre usando De 80 a 103 Metros, com Sw intelbras (Vlan), e cabo de cobre puro cat 5e e por incrível que pareça a rede passa 90 a 95 Mbs na ultima milha...
    Isso é culpa do cobre ?
    Tenho outro trecho no qual difere apenas o Fio, que é LanExpert (Alumínio cobreado) e chega a apenas 68Mb...
    Afinal o cobre tem essa importância toda ?
    Eu aqui parei de usar Alumínio cobreado, apenas para cliente final.

  4. #4

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Amigo Fael o Cobre tem quase a metade da resistividade do Aluminio, por isso melhor taxa de dados, em compensaçao tem o custo muito maior.

  5. #5

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    E eu tenho a impressão que o alumínio usado não é da melhor pureza. Assim como o cobre esse al deve ser o de preço razoavel, o de 99% (Talvez 95% (De reciclagem meia-boca) nos cabos muito baratos). E o problema dessa impureza é ter material estranho desuniforme, aí num trecho de 10m você tem 98Mbps e noutro de 10m do mesmo lote tem 85Mbps, porque entrou algum elemento estranho justo nesse trecho.

    Variação na fabricação sempre vai ter, só que num cabo bom a variação vai ser coisa tipo 5%, num cabo barato 20%, na produção do barato tudo vai variar mais, o fornecedor do cobre, do aluminio, do plastico, a qualidade do extrusor ou o cuidado na operação dele...

    O que eu mais me assusto com uns cabos bem baratos é a capa plastica ao redor de cada condutor, nuns cabos as vezes parece fino tipo fita durex, isso deixa os 2 fios trançados muito proximos, provavelmente isso atrapalha o tipo de sinalização em alta frequencia que uns cabos usam, e é um risco danado pra quem usa POE.
    (Alias, tem cabo barato que pra rede vai "bem" (68Mbps é suficiente, já que por default o Windows de usuario costuma não trafegar mais que uns 80Mbps mesmo), mas com POE o roteador trava, bem curioso)

  6. #6

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Aqui uso 80/90 mts com cabo UTP Furukawa e não tenho problemas.

  7. #7

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Tem alguns xingling que até da para usar, mas tem uns que não prestam nem para fazer varal. kkkkkkk

  8. #8

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Todo esta resumido na qualidade do cabo. A unica forma e usar cabos certificados pois é bem dificil falar em termos de Cobre ou Aluminio. A propagação em frequencias maiores acontece na SUPERFICIE do condutor. Ele pode ser de aço , porem se tem camada externa de cobre eletrolitico vai funcionar igual ao cabo 100% cobre. Isso não e verdade quando usamos ele para PoE pois ai sim depende se o cabo e 100% Cobre ou não.

  9. #9

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Rubem esses cabos xingling que parece nao ter isolamento entre os condutores são porcaria, acho que deve ser isso que faz a velocidade da rede cair, pois o revestimento serve como dieletrico mantendo a capacitancia uniforme entre os pares do cabo.

  10. #10

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Todo esta resumido na qualidade do cabo. A unica forma e usar cabos certificados pois é bem dificil falar em termos de Cobre ou Aluminio. A propagação em frequencias maiores acontece na SUPERFICIE do condutor. Ele pode ser de aço , porem se tem camada externa de cobre eletrolitico vai funcionar igual ao cabo 100% cobre. Isso não e verdade quando usamos ele para PoE pois ai sim depende se o cabo e 100% Cobre ou não.
    Esses cabos de aluminio a maioria não tem uma boa cobertura de cobre em sua superficie.

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual maior distancia do cabo entre switch e cliente

    Moro numa residencia/comercio, trabalho com eletronica e tudo no que se diz respeito à sinal de RF(550Khz a 2,4Ghz), telefonia(sem dados) é negativo. São inúmeras as manobras que preciso fazer para ter um resultado satisfatório e isso é no quadrante todo(atravessando a rua, o sinal melhora no mínimo três vezes. Com relação ao cabo de rede, aqui sem PoE não funciona que presta, trava direto, e fiz na seguinte configuração: sai do roteador/switch com PoE já adaptado com 24 volts(poderia ser até com 12 volts), com 20 metros de cabo; na outra ponta usei um PoE queimado, e usei um regulador de 9 volts(para maioria dos roteadores) para um roteador em bridge. São seis meses sem problema nenhum.