+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Bom dia, gostaria de saber o funcionamento do cache para velocidade de UP, existe alguma forma de configurar para o servidor do cache guardar arquivos de UP para quando um cliente for Upar esse mesmo arquivo já constar armazenado e não precisar Upar novamente, inclusive em testes de velocidade. Outra coisa, se eu criar um sistema de Thunder cache o mikrotik consegue fazer o controle de banda da mesma forma como se o cache fosse um link normal, por ex configurar o o servidor de cache e ter nele uma placa de rede de 1gb enta o terei um link (Cache) de 1 gb, ai jogar ele no mikrotik e o mikrotik fazer o controle dos clientes normal mesmo para os arquivos em cache, existe isso? Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Thunder Apenas Download, único que vi trabalhando com isso de forma beta, é o SpeedR Beta SSL (Speedtest cacheia o Upload), unica funcionalidade que acho valer a pena.
    Mais acho muito difícil, dois usuários fazerem upload de arquivos iguais e com mesmo Md5...
    Quanto a duvida do controle de banda, é possível sim, basta não usar o Cachefull.
    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Aproveitando o tópico; alguém me tire uma dúvida por favor, tenho um cliente com 1.5 mg de Download e 256 kbps para Upload, se ele colocar para enviar um arquivo grande, tipo muitas fotos para o Onedrive do Hotmail. Quando ele for navegar sua navegação ficará lenta? Demorando abrir página, por sua taxa de up estar comprometida com envio de outros arquivos?
    Att
    Obg a todos que se dispor a colaborar com seus conhecimentos!

  4. #4

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Y Joseval, tanto no download como no Upload, se o cliente estourar qualquer um, ele "não navega".
    O que pode ser feito é um Qos, mais importante que ele seja feito né uma rb que não seja a que faça o controle de banda, pois vai haver sobreposição das regras.
    Você pode melhorar isso com uma simples alteração de "fila" na Queue Type, no qual o mikrotik vai desobedecer aquela ordem de quem chega primeiro ganha e vai obedecer a ordem de dividir para todos, ou seja quando um cliente seu estoura o upload, e tiver upload de sobra o ROS vai permitir que ele use um pouco mais de upload, caso não tenha mais disponível ele vai ratear o upload do próprio cliente para que ele consiga navegar.
    Ps : So recomendo tal config para quem tem link de sobra.

  5. #5

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    @Fael meu patrão forte rsrsrs, SpeedR SSL a versão de teste que você mencionou ele, já está cacheando SSL sites seguros???

  6. #6

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    Thunder Apenas Download, único que vi trabalhando com isso de forma beta, é o SpeedR Beta SSL (Speedtest cacheia o Upload), unica funcionalidade que acho valer a pena.
    Mais acho muito difícil, dois usuários fazerem upload de arquivos iguais e com mesmo Md5...
    Quanto a duvida do controle de banda, é possível sim, basta não usar o Cachefull.
    Espero ter ajudado.
    Boa tarde, obrigado por responder, más pelo menos para caráter de teste de velocidade existe alguma forma de configurar no THUNDER ou no MIKROTIK para que nos testes de velocidade a velocidade de UP também fosse maior. Desde já agradeço

  7. #7

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Opa @wld.net1 quem dera eu patrão kkk. o Speedr esta fazendo cache ssl apenas em Memoria Ram, Pois deve existir o perigo de salvar dados bancários e tal...
    A Próxima versão já deve salvar no disco apenas Youtube e sites não bancários.
    Mais lembrando que ainda é preciso instalar o certificado (Chato isso).
    O Thunder não faz cache de Upload, da pra fazer uma regra que apenas no teste de velocidade o usuário possa fazer upload a taxa que você quiser.
    Se ajudei manda um Joinha :0

  8. #8

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Entendi meu chefe do grupo Provedores Brasil kkkkkk.

  9. #9

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    Opa @wld.net1 quem dera eu patrão kkk. o Speedr esta fazendo cache ssl apenas em Memoria Ram, Pois deve existir o perigo de salvar dados bancários e tal...
    A Próxima versão já deve salvar no disco apenas Youtube e sites não bancários.
    Mais lembrando que ainda é preciso instalar o certificado (Chato isso).
    O Thunder não faz cache de Upload, da pra fazer uma regra que apenas no teste de velocidade o usuário possa fazer upload a taxa que você quiser.
    Se ajudei manda um Joinha :0
    Nossa muito obrigado, mais como que faço essa regra? Tem alguma forma de fazer no próprio mikrotik?

  10. #10

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Opa o caminho seria esse.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=134522
    Essa regras são antigas, mais o caminho a ser seguido é o mesmo, marcar o site e liberar uma banda a mais para ele.
    Outra coisa é usando o Burst, um recurso que por um período curto de tempo te garante mais banda...

  11. #11

    Padrão Re: Como funciona o Thunder Cache Para velocidade UPLOAD

    Sim sim, eu sei esses metodos mais eu falo e sem ter o link entende, exemplo quando fizer o teste invés de fazer no link fazer dentro do servidor, entregando a taxa que o servidor suporta em up e download entende

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    Opa o caminho seria esse.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=134522
    Essa regras são antigas, mais o caminho a ser seguido é o mesmo, marcar o site e liberar uma banda a mais para ele.
    Outra coisa é usando o Burst, um recurso que por um período curto de tempo te garante mais banda...