+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Boa tarde.
    Amigos venho lhes pedir uma ajuda: Gostaria de saber qual é a melhor (Custo beneficio) CCR para roteamento (Borda) e que suporte até 250 ~300Mb.
    Seguem os modelos:
    CCR1009-8G-1S-1S+


    Principais características.
    duas fontes redundantes e duas portas para fibra, oito portas de Ethernet, 2Gb de memoria RAM, processador de 1,2Ghz com 9 núcleos.

    CCR1016-12G

    Principais características.
    doze portas de Ethernet, 2Gb de memoria RAM, processador de 1,2Ghz com 16 núcleos.

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    A 1009 ja segura os 300mb tranquilo, entre as duas e a melhor opção alem do mais, possue dupla entrada de energia. Vc vai usar quantos full routing ?Se ajudei estrelinha pra nos...kk

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Agradeço sua resposta, porém no momento estamos optando por mikrotik. Acredito no edge router, porém falta algumas informações dele por exemplo, configurações, tipos de cenário, etc.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    É, também acreditei que seria a melhor opção por causa da fonte redundante, a questão de fibra seria opcional, porém no cenário atual é um recurso a mais, e pensando bem, se a operadora te entregar o trafego com um rádio que tenha saída de fibra será mais uma vantagem, mesmo que caia um raio em cima do rádio a ccr não vai sofrer nenhuma avaria nessa porta. De inicio vamos trabalhar apenas com duas operadoras (principal, e uma secundária), eu acredito que seria quase inviável trabalhar com full routing, parcial seria um bom caminho.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Certo, peça full para as duas operadoras, e filtre como achar melhor, porem recomendo usar o full routing.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Sou Mais de um pc com placas boa que RB Experiência própria 3 RBS aki paradas dinheiro jogado fora, desde que montei tudo em PC já fazem 1 ano e meio ligados sem parada sempre ok media de 150Mb processamento máximo 2%. Placas Mãe Gigabyte com capacitores sólidos Processadores I5 4Gb Ram Placas de fibra Intel e Lan RB 4 Portas tudo Blz, MK 5.26.

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Pc para Ros é retrocesso amigo, esqueceu de falar que você tem 500 componentes com chance de ter um problema, enquanto 1 Rb teoricamente, dar ou não problema (Ja era tudo), custo de energia nem se compara, e a velha historia, o pc que funciono legal para você, em outra config pode ficar uma bosta...
    Uma 1100Ahx2 rende praticamente o que esse I5 faz, já que o ros não aproveita tão bem os recursos do Pc como né uma routeboard.
    Sobre o amigo do tópico, já que é bgp é importante ter memoria na ccr, opte por modelos com mais ram, 1009/1016/1036 tira essa tarefa de letra.
    Único ruim é achar a versão 6 que funcione "legal" para o que você quer fazer.

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    Pc para Ros é retrocesso amigo, esqueceu de falar que você tem 500 componentes com chance de ter um problema, enquanto 1 Rb teoricamente, dar ou não problema (Ja era tudo), custo de energia nem se compara, e a velha historia, o pc que funciono legal para você, em outra config pode ficar uma bosta...
    Uma 1100Ahx2 rende praticamente o que esse I5 faz, já que o ros não aproveita tão bem os recursos do Pc como né uma routeboard.
    Sobre o amigo do tópico, já que é bgp é importante ter memoria na ccr, opte por modelos com mais ram, 1009/1016/1036 tira essa tarefa de letra.
    Único ruim é achar a versão 6 que funcione "legal" para o que você quer fazer.
    retrocesso prq?
    Retrocesso foi qndo eu tinha um pc pentium 800 que nunca deu pau e troquei por Rb 1100 ah x2 ai sim foi a desgraça parava toda hora link lento foi para garantia voltou outra RB durou 2 meses e tudo denovo nessa brincadeira perdi uns 10 clientes por isso RB nunca mais...

    tenho 5 server aki Borda, PPPoE, e para Túnel entre empresas quanto ao custo de energia vc já ouviu falar em fontes novas com nova tecnologia meu custo de energia com RB ou PC foi sempre o mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Aonde amigo, que um Pc com fonte que for, vai consumir = ou menor que uma rb ?
    Se você me disse uma coisa que uma Rb Não faça que o Pc faz, eu mudo de ideia.
    Tem 1100Ahx2 com 800+ Conectados, sem abrir o bico.
    Talvez tenha tido azar, mais se tiver hoje 10% de isp rodando Ros em desktop é muito.
    E i5 Não é servidor (Confiabilidade), Veja quanto gastou nessa placa e veja quanto custa uma rb, calcule o gasto anual de energia e veja se vale realmente a pena...
    Lembrando que isso é uma opinião pessoal minha Rb>> Deskserver :0

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Não sei se vale a pena CCR para esse tráfego, vai usar somente como borda?

    Procure o EdgeRouter Pro 8 da UBNT.
    Assino embaixo. CCR para ficar dando reboot quando estiver com rotas presas? Inclusive o custo do ER é inferior à CCR.

    E graças a Deus a UBNT ainda não colocou o BGP na GUI. Gostaria que nunca colocasse.

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Participe da Lista GTER do registro.br. Até hoje mesmo estava rolando um tópico gigante sobre o BUG da rota presa no RouterOS.

    Eu sempre usei Cisco pra BGP (ainda uso) coloquei a 2 meses um EdgeRouter 8 Pro pra testes e não parou ainda, mesma estabilidade do Cisco até o momento, com custo infinitamente menor.

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Opa é sério isso @Arthur Bernardes? MPLS para o EdgeOS?

    Parece até que leram meus pensamentos... (e mais uma penca de usuários que fizeram um tópico gigante solicitando isso no fórum da UBNT).

    Tem algum link sobre o assunto? Alguma previsão? Fiquei muito interessado agora rsrs.

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    Citação Postado originalmente por GuilhermeHenrique Ver Post
    Boa tarde.
    Amigos venho lhes pedir uma ajuda: Gostaria de saber qual é a melhor (Custo beneficio) CCR para roteamento (Borda) e que suporte até 250 ~300Mb.
    Seguem os modelos:
    CCR1009-8G-1S-1S+

    Conform


    Principais características.
    duas fontes redundantes e duas portas para fibra, oito portas de Ethernet, 2Gb de memoria RAM, processador de 1,2Ghz com 9 núcleos.

    CCR1016-12G

    Principais características.
    doze portas de Ethernet, 2Gb de memoria RAM, processador de 1,2Ghz com 16 núcleos.

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor (Custo beneficio) CCR para uma banda de 200~300Mb

    A linha CCR tem problemas com roteamento BGP "nunca" use para borda, tem problemas relacionados ao hardware, recomendo rb1100 x2 aqui, mais de ano sem reiniciar, quando não suportar monte um servidor que vai embora.
    Outro detalhe importante, não misture as coisas, borda e borda, PPPoe e outros serviços são em uma rb a parte.