+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Olá PessoALL,

    Estou com uma dúvida, montei duas Basestation + Rocket M5 e nos clientes estou pretendo colocar Airgrid, como devo colocar corretamente? vertical ou horizontal ou não importa já que a base é 2x2?

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    É que já comprei 3 Airgrid por causa da potencia maior, não sabia que não era mimo. Mas agora só vou comprar Nano Loco m5. Obrigado!

  3. #3

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Airgrid tem ganho maior, o ganho da antena, 22 e 28dBi faz muita diferença em cliente distante comparado aos ridículos 8-13dBi de NS Loco.

    Pra cliente distante testa na horizontal, já que a maior parte dos incomodos na zona de fresnel ficam abaixo da linha de fresnel isso faz um pouco de diferença quando tem sinal ruim (-75, por exemplo).

    Eu defendo NS Loco pra cliente proximo, e pelo alto ganho airgrid pros distantes. NS Loco a 2Km em area urbana (Cheio de porcaria em 150% da zona de fresnel, a antena aberta dos NS Loco recebe muito lixo) é difícil ter o CCQ que Airgrid consegue.

  4. #4

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Rubem, sera que com airgrid 27 dbi eu consigo atender um cliente em um rocket+basestatiom 19 dbi a uma distancia de 7 km?
    Testei com nanobem 22 so consegui sinal -71.
    Att.
    Obg

  5. #5

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Mas sinal -71 dá pra um MCS9 tranquilo, talvez MCS10, talvez 15Mbps de trafego se brincar, não vai conseguir muito mais que isso nessa distancia com CPE nesse preço

    NanoBridge tem a vantagem de fazer mimo, você trafega uns 6 ou 7Mbps por polarização nessa distancia, Airgrid então vai trafegar só 6 ou 7Mbps já que é de polarização simples.

    O ganho maior do AirGrid ajudaria, mas tem a potencia limitada, e teria que testar os canais, porque tem muito "provedor" irresponsável usando banda irregular tipo 5,6GHz, aí não dá, a antena não tem ganho perene por todas as frequencias, a princípio se sai melhor em 5700-5850MHz mesmo, em 5200MHz deve ter 2 ou 3dBi a MENOS de ganho!

    Enfim, acho melhor ver bem porque não foi feliz com -71 com NanoBridge, esse sinal não é inusável, dá pra muita coisa, só tem que configurar datarate fixo no rocket (E nada de canal de 40MHz). Se com canal de 20MHz e MCS9 não tiver estabilidade então tem algo na zona de fresnel, -71 é tranquilo pra NanoBeam.

    (Ou é um N-Beam, a versão recente do NanoBeam? Não testei ainda, mudou chipset e etapa de RF com relação a NanoBeam, mas a princípio mudou pra melhor)

  6. #6

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Joseval1, tenho cliente a 6.8km com airgrid 27 sinal -66 basestation 20dbi 90° rocket m5

  7. #7

    Padrão Re: Basestation + Rocket M5, Vertical e Horizontal?

    Valeu pessoal... uso airgrid apenas em clientes distantes.