Resultados da Enquete: rede de 11,41km

Votantes
0. Você não pode votar nesta enquete
  • rede de 11,41km

    0 0%
  • rede de 11,41km

    0 0%
Enquete de Múltipla Escolha.
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Visada de 11,41km

    Bom Dia! Pessoal.

    Sou novo aqui e achei under-linux, um bom lugar para procura conhecimento e sou meio novato no assunto.
    Estou quero montar um de 10mps, quer ser feito com duas torres a do ponto A 25m e a do ponto B a torre e de 10m, quero fazer com 5.8 queria saber si em essas condições teria com fazer isso.

    Deste já obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         luis=posto certo.pdf
Visualizações:	68
Tamanho: 	59,1 KB
ID:      	55985

  2. #2

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    Não sei s fiz certo mais vamos lá..

  3. #3

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    5,8GHz tem que ter visada, sem falta! Também tem que ter uma boa parte da zona de fresnel limpa, pra só 10Mbps em 11Km precisaria uns 60% da zona de fresnel livre, então teria que subir essas antenas.

    Se refizer o teste com 2 torres de 30m ainda verá a linha de 60% da zona de fresnel (Azul claro) tocando no ponto central, ou seja, teria mais de 60% da zona de fresnel obstruída, pra "funcionar" com essa obstrução teria que ser equipamento caro tipo 2 Rocket M5 com 2 antenas Rocket Dish de 30dBi!

    Veja que o problema não é a distancia, mas sim obstaculos. 2,4GHz exige zona de fresnel até MAIOR, apesar dessa frequencia mais baixa penetrar melhor com banda baixas nessa distancia não faz efeito.

    Enfim, mesmo que subisse essas antenas ia precisar antena grande. Não tem como colocar nesse ponto central uma repetição? Poderia ser qualquer coisa de 6m de altura, se puder fazer isso poderia usar 4 Airgrid 28dBi, com canal de 20MHz daria pra passar uns 15-20Mbps imagino (Se a zona de fresnel estiver perfeita).

    Também é bom colocar no calculo o MATO, não tem nada pior pra wifi que mato como obstaculo, se nesse ponto mais alto no centro do trajeto tipo mata com arvores de 10m de altura tem que levar elas em conta, pra passar por elas vai precisa torre ainda mais alta que 30m dos 2 lados, algo tipo 40m no ponto A e 18m no ponto B.

    Veja outros pontos onde você poderia colocar repetição, não precisa ser em linha reta, pode fazer um L pra levar o sinal, é só colocar as coordenadas nesse calculo e ver se tem visada E TAMBÉM se as linhas azuis não tem obstaculo, nessa distancia precisa zona de fresnel limpa então terá que achar pontos ou alturar de torres em que PELO MENOS a linha azul clara não toque em obstaculos (Lembra de mato, o mapa que a Intelbras usa não mostra vegetação, se tem arvores de 10m aí terá que manter a linha azul clara mais de 10m acima do solo).

  4. #4

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    Valeu Rubem irei seguir sua dica. Mim ajudou bastante.
    Eu estou quero fazer uma coisa boa será que valerá a pena investir em 2 Rocket M5 com 2 antenas Rocket Dish de 30dBi!?

  5. #5

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    Claro que não!!! se nao tem visada nao tem como!!!

  6. #6

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    Os rocket sao excelente escolha porem tera que levantar as antenas

  7. #7

    Padrão Re: Visada de 11,41km

    O que quis dizer é que mesmo que levante até 30m ainda assim precisaria de RocketDish de 30dB, porque 30m é pouco pra "fugir" dessa obstrução na zona de fresnel.

    Se tivesse torre de 40m nos 2 lados aí poderia usar AirGrid 28dBi ou NanoBridge 25dBi, só 10Mbps eles passariam. Mas o custo de 10 ou 20m de torre pagam com sobre um belo par de RocketDish 34dBi e ainda sobra, você remedia a falta de zona de fresnel de 2 torres de 30m com 2 antenas de ganho maior.

    Por isso é bom você que conhece a região ver os pontos pra repetição (que pode ser em L, sem problemas) ou se no ponto A pode levantar a torre até 40m. (Afinal o ponto A é o mais baixo, então ele é que precisaria torre mais alta)