+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de velocidade na rede

    Pessoal... preciso de ajuda. Já estou num ponto que não sei mais o que fazer.

    Tenho a seguinte rede configurada abaixo, com apenas 03 clientes (não estou ativando mais pois não quero criar má fama e ter o telefone tocando o tempo todo) e um problema que vem me tirando um sono. A rede é simples, está toda em bridge e são distâncias pequenas.

    Uso o sistema WebMikrotik e autenticação via PPPoE. A única coisa que diria ser um pouco mais "avançada" na rede é o bouding no primeiro ponto. Segue desenho:

    http://i59.tinypic.com/2d6mk2d.jpg

    Qual é o problema:

    Mesmo estando trafegando bandas superiores entre os pontos, não consigo fazer com que determinada banda chegue no cliente. Exemplo: Se em um dos enlaces tenho 90/90mb TCP "both" passando e tendo um perfil de velocidade de 35mbps, só consigo passar 17,18mb de down mesmo tendo link disponível.

    Se eu desabilito o bouding - que era para ajudar - ele passa um pouco mais de banda para o cliente, cerca de 20mbps quando testo para 35mb (antes passava 16/17) Mesmo assim, deixa a desejar.

    O que pode ser?

    Em absolutamente todos os pontos testados individualmente tenho cerca de 90/90mb TCP. O "pior" dos enlaces faz 50/50mbps TCP em both e mesmo assim não chega a banda.

    Alguma luz?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Está controlando a banda do cliente?

    Vai em "queue types" e muda todos (exceto "only-hardware", "multi-queue" e "syncronous-default") para "sfq" e teste novamente.
    Opa Arthur, primeiramente obrigado.

    No momento apenas "seto" a velocidade do plano, faço o cadastro dele e boa.
    Vou fazer essa alteração e amanhã volto no cliente para testar.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Amigo a imagem não abriu,teria como vc dar um pouco mais de detalhes sobre sua rede.
    A parte dos ptp eu entendi mas a parte de não chegar a banda no cliente...

  4. #4

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Amigo a imagem não abriu,teria como vc dar um pouco mais de detalhes sobre sua rede.
    A parte dos ptp eu entendi mas a parte de não chegar a banda no cliente...
    Bruno, fiz o que o @Arthur Bernardes orientou e melhorou bem. Agora está batendo a velocidade na maioria das vezes em que faço o teste, porém, notei que está intermitente. Realizei 10 testes sendo que 4 bateram a velocidade no cliente - 10.7mbps e 6 bateram a 8mbps. Ainda assim, é maior que os 6 que estava no teste.

    Meu problema é o seguinte:

    Digamos que do ponto A (base) ao ponto B (cliente) tenho um enlace passando 90/90mbps TCP em both (ambos os lados), porém, quando atrelo um cliente a um plano de 10mbps essa banda não chega no teste de velocidade.

    Veja, tenho um link de 200mbps livre. Tem 3 clientes de 10mbps em cima apenas. Não é link estrangulado.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Uma pergunta o teste que vocês é usando a internet tipo speed test da copel ou rjnet
    se sim seu Link é full e tem CIR de 100% ???
    se seu link for full e com garantia de 100% desabilite o queue e refaça o teste
    você fazer um teste mais detalhado coloca um arquivo grande no seu webmikrotik e faz o donwload no cliente neste caso você não usara a internet somente a sua rede


    Att,


    Bruno

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Zucchi, veja também as aplicações em segundo plano, atualizações do Windows, tudo isso rouba um pouco de banda.

    Mas falando do SFQ, ele tenta equalizar a banda disponível entre todos as conexões que a máquina abre, por isso oscila um pouco.

    Aqui fazendo teste no "speedtest.net", bate uns 9,5Mbps mas no menu do MK bate os 10Mbps certinho, ou seja, tem algumas coisas na máquina que consome banda.
    Opa Arthur, verifiquei essas questões e no momento que testei, apenas a minha máquina estava na rede com Win Update off, antivirus, skype, etc. Creio que foi somente um pico ou algo assim.

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Uma pergunta o teste que vocês é usando a internet tipo speed test da copel ou rjnet
    se sim seu Link é full e tem CIR de 100% ???
    se seu link for full e com garantia de 100% desabilite o queue e refaça o teste
    você fazer um teste mais detalhado coloca um arquivo grande no seu webmikrotik e faz o donwload no cliente neste caso você não usara a internet somente a sua rede


    Att,


    Bruno
    Opa Bruno, muito obrigado! Meu link não tem CIR de 100% mas sempre bate a velocidade nos testes sem problemas. Quando ele varia é muito, mas muito pouco. Estou testando no speedtest para que o cliente possa ver. Se eu tiver que explicar que estes testes dependem de 1.000 fatores to fudido hahaha.

    Farei esse teste, obrigado!

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Amigo faz os teste no http://speedtest.copel.net/ e no velocidade.ctbc.com.br e no www.linksol.com.br, esses estão sendo um dos melhores servidores para realizar testes, outra coisa, realize os teste de PTP por PTP antes de chegar ao cliente , para ver onde esta parando.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Faz este teste que te falei coloca um arquivo grande no seu gerenciador e faz o download no cliente

  9. #9

    Padrão Re: Problema de velocidade na rede

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Faz este teste que te falei coloca um arquivo grande no seu gerenciador e faz o download no cliente
    Vou fazer, tks!

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Amigo faz os teste no http://speedtest.copel.net/ e no velocidade.ctbc.com.br e no www.linksol.com.br, esses estão sendo um dos melhores servidores para realizar testes, outra coisa, realize os teste de PTP por PTP antes de chegar ao cliente , para ver onde esta parando.
    Deixa eu citar o @Arthur Bernardes aqui tbem

    Na realidade tem um jeitinho para você testar seu link, que diga-se de passagem é um item em contrato.

    A operadora GARANTE a velocidade dentro da rede dela, mas NÃO é responsável pela velocidade em rede de terceiros ou seja...

    Se você tem um link Embratel, entre no SpeedTest e realize o teste no servidor EMBRATEL/NET mais próximo da sua cidade.

    Se seu link é VIVO, a mesma coisa...

    Pode ver que QUALQUER outro servidor mais longe ou com link diferente do seu NUNCA bate a velocidade. É por isso também que o pessoal diz para juntar downloads de diferentes locais/servidores somar as taxas de download e multiplicar que vai dar a velocidade. Também é devido a isso que as operadoras lançaram seus próprios sites de teste de velocidade. Minha rede interna OK, rede dos outros tchau.
    @Bruno, entre os enlaces não tenho gargalo. Testei um por um.