+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com PIX

    Boa tarde pessoal. Estou com uma ideia aqui, mas não tenho muita certeza, gostariam que me dessem uma luz.

    Existe um PIX em uma universidade a 64km em linha reta da minha cidade. Gostaria de saber se compensava colocar 1 ou 2 pares de airFiber e fazer um enlace direto com o PIX, pois segundo o datasheet do airFiber, o mesmo consegue atingir mais de 1Gbps, 500Mbps em full (eu acho) e um par consegue atingir pouco mais de 100km.

    Minha ideia era: colocar um rádio no topo do PIX, direcionando para o topo de um prédio alto na cidade direcionando o link para um outro rádio em uma torre aqui na minha cidade e trazer o link via fibra (que já está passada) da torre até o provedor.

    Nessa topologia, eu precisaria de 2 pares de airFiber (pois nada adianta um airFiber pra ligar as cidades, mas um PowerBeam ou outro pra ligar ao PIX). Pelo visto, o custo está em torno de 4 a 6k, vamos por 5k = 20k. Mais a torre, o aluguel do topo do prédio e etc, 30~40k. Mais um router no PIX, baterias, etc, etc e tal. Vamos colocar 50k tudo.

    Considerando que eu consiga 1Gbps half, compensa muito mais do que contratar um link PTP ou PTTMetro de 1Gbps direto de uma operadora. Certo?

    Sei que devo considerar a confiabilidade da fibra, a latência, a topologia do terreno e etc. Então, por favor, me corrijam se eu estiver errado.

    Obs: A Dona Ana pega no pé de equipamento não homologado?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Bom, não vi ninguém que tenha conseguido passar nem perto dessa banda que você deseja com air fiber 5, ainda mais nessa distância. Para um link dessa distância tem que ir com rádio profissional, se quiser fazer da sua torre até o prédio com air fiber5 ai sim, consegue bastante banda, mas em 64Km esquece. Tem que ir com rádio profissional.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Certo, mas o datasheet promete +100km, tudo bem que em ambiente controlado e etc, mas será que ele não consegue nem pelo menos 60km?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Ele pode até funcionar nesta distância, mas não irá passar muita banda, como disse nunca fiz testes com essa distância, caso alguém tenha funcionando nos mande sua experiência, mas acredito que não irá passar muita coisa....

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com PIX

    @JuniorZancan o problema dos rádios é as entrelinhas pode chegar até 1Gbps, pode até não é garantia que chegue, e isso depende da distancia, e de condições climáticas.

    No caso do seu enlace de 64km se for fazer com licenciado, vai ter que fazer enlace 2+0 em 6 Ghz usando antenas de 1.80 a 2.20 de diametro, uns +- 45.000,00, usando rádios da SIAE.

    Eu to comprando meus enlaces SIAE com esse cara Johnny Luminato, [email protected].

    Passa as suas coordenadas para ele e diz quanto de banda precisa, ele avalia a banda e a altura que cada antena deve estar.

    Ele nota 10

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Procure orçamentos para aluguel de fibra de outras empresas pois certeza que ela vai ta no pix

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Acabei de ver em um grupo no FB um cara falando que em 28km e deu mal 130Mbps (não sei se full ou half) com AirFiber 5.

    Pega fibra com alguma operadora aí que quase certeza sai mais barato que um enlace digital, de acordo com os valores do edgarmega.
    Talvez não precise nem de alugar fibra apagada, um transporte L2 deve te atender.
    Última edição por TsouzaR; 29-11-2014 às 23:25.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com PIX

    Amigo veja uma solução com http://www.wi2be.com/ eu tenho um AF24 bem diferente do AF5, caso tenha condições de ser fibra excelente