Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    Celula é a antena.
    Com 256 portadoras tem que ter o mínimo ruído possível por perto, a config. de posicionar o canal em Ceeee até eeeeC é pra escolher bem os canais de modo a encontrar o com menos ruídos (Se for usar 80MHz).
    São 64 portadoras pra cada 20MHz, se ali no meio dos 80MHz usados tem alguem com channel shifting ativado e usando 40MHz você não escaneia o SSID, se alí no meio tem alguém usando canal de 10MHz você até escaneia, não nota nível de ruído maior, mas sinal concorrente não é mesmo encarado como ruído, ruído é aquilo ilegível, e sinal de outra celula (Na mesma torre ou não) é legível, o problema é que ele enche a etapa de RF com sinal legível, vai pro mixer de RF e depois é separado junto com os sinais desejados, a etapa de RF tem analisar tudo antes de aproveitar só o que interessa, nuns ambientes esse "tudo" é só 1 outra celula da mesma torre, em outros esse "tudo" é 30 ou 40 conexões na vizinhança, que usam alguma parte dos 80MHz usados.
    Ter ruído maior só em 10 dos 80MHz usados é um problema, uma parte das portadoras (32, digamos) chega ilegível ou com perdas maiores (20%, talvez), isso inviabiliza o pacote todo, é necessario repetir boa parte da conexão, e se você tiver que repetir o pacote com 80MHz tanto faz se o ruído é só em 10, 20 ou em 70MHz, o problema é repetir e não o tamanho do ruído.

    No mixer na etapa de RF me parece que acontece problema assim: A celula vizinha usa digamos 5745 a 5765, você não olha bem e usa 5745 a 5825, seu sinal de 80MHz (5745-5825) chega em algo tipo -60, mas o sinal de 20MHz da celula vizinha chega em algo tipo -65, esses 20MHz (5745-5765) são 64 portadoras que ficarão meio ilegíveis, vão pro separador (Qeu separa pacote de modulação) e nesse processo é que alguns pacotes meio legíveis se perdem, por isso a necessidade de ter SNR mínimo meio alto as vezes, o ruído atrapalha nessa separação, mas sinais altos de celulas vizinhas atrapalham um pouco, só 1 celula vizinha talvez não atrapalhe tanto, mas com varias celulas por perto você pode ter muuuuuito pacote legível mas não-desejado chegando, que torna a separação difícil, e quanto mais larga a banda usada (160MHz, digamos) mais change de ter uma fração da banda com alto uso, gerando perda de algumas portadoras, que exige reenvio de pacotes.

    Se tem gente com dificuldade de achar um canal de 20MHz sem ter meia duzia de SSID's com sinal -80 a -70, imagina achar 80MHz limpos, o jeito razovelmente seguro é isolamento lateral, tipo um radome com espuma na lateral ou quaisquer proteções extra pra atenuar sinais da vizinhança.
    (Até porque nem sempre se tem um ganho perene por todos os 80 ou 160MHz, o ganho sempre varia, em 20MHz as vezes varia 1dB, o VSWR varia de 1:1,6 até 1:1,65 nesses 20MHz, mas com canal mais largo pode variar mais (Pode difere de vai, o fabricante da antena devia dar um ensaio de ganho e vwsr conforme a frequencia, a UBNT as vezes tem isso no datasheet), ter sinal melhor (ganho 1dB maior, vswr menor) numa faixa de 25MHz, e no outro extremo ter ganho menor e vswr maior, de forma que os sinais na frequencia melhor terão melhor qualidade, se a area pior cair numa frequencia em que tem mais SSID's em uso na vizinhança, essa é a situação que o CCQ não chega a 100% de jeito nenhum, isolando com radome com proteção (Aço, espuma) você pode ter problemas de reflexo nas proteções laterais, mas provavelmente os ganhos por não ter portadoras ilegíveis numa faixa de frequencia geralmente superam as perdas por reflexo.

  2. #22

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    Citação Postado originalmente por mauriciodelima Ver Post
    @TenneT eu liguei e conversei com o pessoal da ALGCOM e eles me deram uma informação a respeito do AC. Disseram que é preciso usar antenas com maior isolamento das células – não sei exatamente o que isso quer dizer – eu confiei nessa informação, pois tenho casos práticos de amigos que conseguiram verdadeiros "milagres" com essas antenas.
    Caro mauriciodelima! Com certeza, tenho vários relatos de sucesso com antenas da ALGCOM. Mas conforme também a citação oportuna do amigo Ruben , acima, o fator mais relevante para o caso da estabilidade e perfeita sintonia do sinal (o que viabiliza a qualidade de tráfego em RF) É O ISOLAMENTO LATERAL E/OU FRONTAL nas antenas, seja em qualquer lado do enlace. Já na minha observação anterior quanto a distancia do trecho, o que vai melhorar a largura de banda é justamente a capacidade de juntar um "feixe" maior do referido SINAL - ou seja - UM MAIOR REFLETOR... no popular: "UMA BACIA MAIOR" - Assim como na visão 67km é muita distancia, e quanta maior a distancia maior a perda e mais cego vai ficando o "PONTO". Espero que tenha me entendido bem.
    Se acaso experimentar com novas antenas, sejam quais forem, posta aí os resultados pra gente, blz. Abraço.

  3. #23

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    TenneT....to pra montar um enlace em 922 dual chain...consegue dar uma luz?? ao menos um norte por onde devo começar?? se puder posta as config ae!!

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ativatelecom Ver Post
    TenneT....to pra montar um enlace em 922 dual chain...consegue dar uma luz?? ao menos um norte por onde devo começar?? se puder posta as config ae!!
    Com certeza,amigo ativatelecom! Basta add meu skype LIMATELECOM_ITENNET ou facebook . Abs.

  5. #25

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    consigo fechar um enlace de 65km com essa RB 922?? Qual a banda que passaria com uma distancia dessas ??

  6. #26

    Padrão

    Bom dia!! alguém poderi ajudar com esse link ,ja fiz de tudo mais o ccq que do lado do TX drasticamente e depois sobe ,o que poder esse problema .
    Equipamentos usados:
    2 antenas azlink de 25 db
    2 RB922UAGS-5HPacD
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2022-02-23 at 10.17.46.jpeg
Visualizações:	74
Tamanho: 	170,5 KB
ID:      	70569   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2022-02-23 at 10.17.22.jpeg
Visualizações:	68
Tamanho: 	149,4 KB
ID:      	70570  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2022-02-23 at 10.17.14.jpeg
Visualizações:	66
Tamanho: 	156,2 KB
ID:      	70571   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2022-02-23 at 10.16.40.jpeg
Visualizações:	62
Tamanho: 	147,8 KB
ID:      	70572  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2022-02-23 at 10.20.02.jpeg
Visualizações:	72
Tamanho: 	145,7 KB
ID:      	70573  

  7. #27

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    No último print ele tá usando canal de 80MHz, nos momentos de maior tráfego também está? Porque sinal de -55dBm não dá pra 80MHz, vai perder pacote, não tanto mas talvez junta com alguma parte do canal com ruído (No Ceee ele vai então de 5865 a 5945MHz, se ele baixa pra 40MHz as vezes aí é 5865 a 5905 em uso real).

    Olha os dados do outro lado nesses momentos, o sinal de TX indicada não é tão confiável, talvez ele fale em -55dBm mas o outro lado na real tenha -47dBm como RX, aí indicaria outro problema.

  8. #28

    Padrão

    Prezado Rubem,boa tarde.

    Conforme falou acima venho aqui te mostrar como estar agora,oque fiz foi inverter onde era estação passou a ser a bridge. Até tudo bem,sinal agora compativel com 80MHz... Só que ainda cai o cosumo de 130 megas para 20 megas e o CCQ cai para 18%. Na sua experiencia o que pode ser,pois já coloquei 922 e mudei as tbm ,o link ai são de 8 km.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP SERRINHA.png
Visualizações:	68
Tamanho: 	129,4 KB
ID:      	70574   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STATION SERRINHA.png
Visualizações:	66
Tamanho: 	124,4 KB
ID:      	70575  


  9. #29

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    Testou como fica se deixar fixo em 40MHz? Porque pra 40MHz tem sinal sobrando. Testa também marcar só MCS12 a 15, pra cair pra N, talvez esteja caindo pra MCS5 de N, que é single-chain (Mesmo marcando 2 polarizações se usar N dual-chain em MCS5 ele usa só 1 chain, AC gera confusão por usar MCS0-9 independente do número de chains).

    Nas horas que o CCQ cai pra 18% tenta fazer scan de canal, mas pra mim que tem reflexo no solo ou algo assim, porque esse CCQ de 76% não tá legal pra PTP. Conforme aumenta a distância tem que aumentar a margem entre sensibilidade e sinal, pra 8km talvez teria que subir sinal pra -45dBm pra ficar legal em 80MHz em MCS7 de AC (Em MCS15 de N os -50dBm seria suficiente).

    Talvez seria bom testar subir as antenas menos de 1º pra cima, as vezes o sinal cai 2 ou 3dBm mas os reflexos do solo diminuem. Alias, a zona de fresnel tá mesmo 100% limpa no cálculo? Se tá só tipo 90% limpa sempre complica, tem nível de sinal suficiente pra não dá throughput, porque muito sinal reflete no solo e o chipset tem que analisar muito dado pra descartar as partes duplicadas, com muito processamento a capacidade cai, uma pena que o RouterOS não mostra o percentual de uso do chipset de wifi, só da CPU principal.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por route55cli Ver Post
    Vou fechar meu primeiro enlace AC um pouco menos que o seu 54km, minhas config são: Bridge, Bridge station, nv2 nstreme 802.11, modulação eCee, Mpls/vpls transparente na wlan, teste em bancada consegui pico de 560mb em uma direção.
    As antenas que usei são ALGcom, Assim que subir o enlace posto aqui como foi.

    Estou morando no MS, trabalhando em provedor local via radio.
    Quando voltar pra minha cidade quero montar meu sistema e vou ter um cenário parecido. Qual tamanho de antena vai usar?

  11. #31

    Padrão Re: P2P - ENLACE COM 922UAGS-5HPacT

    Melhor investimento da atualidade para cenário de de 50km com rádios analógico seria 2 Algcom 35dbi aberta + 2 mimosa c5c, de experiência conseguia banda mínima 300mbps. Obs: já usei de tudo que pensar sou provedor via radio a 8 anos e usava uma distancia de 50km para buscar meu link.