+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LOG Mikrotik x Marco Civil

    Estou com uma duvida quanto ao LOG dos IPS das conexões para atender ao Marco Civil... Alguém sabe se é necessário fazer logs das conexões UDP ???
    Pois apenas 10 usuários com torrent ligado, ja são suficientes para gerar um log gigantesco em questão de minutos.

  2. #2

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Conforme o Marco Civil,

    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:

    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.

  3. #3

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Conforme o Marco Civil,

    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:

    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.
    Bem , acho que isso não resolveria muita coisa não, principalmente no meu caso que uso hotspot, e meus IPS são dinâmicos, dessa forma que vc atribuiu seria um pouco difícil reconhecer os IPS acessados por determinado usuário.

    Estou no momento fazendo LOGS das conexões estabilizadas protocolo TCP (SYN), mas estou na duvida sobre fazer ou não fazer LOGS UDP, devido ao tamanho dos LOGS ficarem muito grandes.

  4. #4

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Bem , acho que isso não resolveria muita coisa não, principalmente no meu caso que uso hotspot, e meus IPS são dinâmicos, dessa forma que vc atribuiu seria um pouco difícil reconhecer os IPS acessados por determinado usuário.

    Estou no momento fazendo LOGS das conexões estabilizadas protocolo TCP (SYN), mas estou na duvida sobre fazer ou não fazer LOGS UDP, devido ao tamanho dos LOGS ficarem muito grandes.
    Eu creio que mesmo sendo dinamico daria para identificar, desde que a autoridade policial tivesse o horário.
    O log mostraria o IP nateado, relacionado com determinado login e ainda por cima o horário de conexão e desconexão.
    Aqui temos um segundo log que registra a atividade durante o período da conexão. Há quem ache que isso é invasão de privacidade, mas eu entendo que não. O perigo é se alguém utilizar mal estas informações. Mas elas estão lá sob a guarda do provedor. Se a justiça pedir oficialmente tem como fornecer.
    E caso não possa em hipótese alguma gravar os tráfegos, então é só desativar o recurso no sistema. Mas daí ficaria mais difícil uma auditoria nos logs para tentar achar o culpado.
    A ideia é cruzar, login, horário e registro de atividades para chegar ao possível indiciado.

  5. #5

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu creio que mesmo sendo dinamico daria para identificar, desde que a autoridade policial tivesse o horário.
    O log mostraria o IP nateado, relacionado com determinado login e ainda por cima o horário de conexão e desconexão.
    Aqui temos um segundo log que registra a atividade durante o período da conexão. Há quem ache que isso é invasão de privacidade, mas eu entendo que não. O perigo é se alguém utilizar mal estas informações. Mas elas estão lá sob a guarda do provedor. Se a justiça pedir oficialmente tem como fornecer.
    E caso não possa em hipótese alguma gravar os tráfegos, então é só desativar o recurso no sistema. Mas daí ficaria mais difícil uma auditoria nos logs para tentar achar o culpado.
    A ideia é cruzar, login, horário e registro de atividades para chegar ao possível indiciado.
    Neste log de registro de atividade vc salva tudo inclusive o UDP ou apenas a abertura de conexão TCP(SYN)???

  6. #6

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Neste log de registro de atividade vc salva tudo inclusive o UDP ou apenas a abertura de conexão TCP(SYN)???
    grava todo o tráfego http.
    Na verdade desativamos até haver uma definição se pode ou não pode...
    Por isso que o sistema está com dois logs separados, o de conexão e o histório web.
    O de conexão é bem mais suscinto, data, hora, ip, login e consumo de banda no período.

  7. #7

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Olá!

    Na Wiki do RadiusNet eu fiz um texto de como gravar os logs do Mk para o RadiusNet.

    Independente do seu gerenciados, acho que as regras são as mesmas. É uma boa fonte de estudo.


    Veja aqui

    Abraço
    Fabricio

  8. #8

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Buenas pessoal

    Acompanhando este tópico, que é de muita importância. Queria saber que ferramenta podemos utilizar para guardar estes los, e que utilize uma base de dados para isso, é claro. Há alguma ferramenta "free" que atenda este tipo de serviço?

    Obrigado

  9. #9

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    Vejo o pessoal falar tanto de Marco Civil, de log, etc e tal.
    Alguém aqui já parou para ler o texto todo do Marco Civil?
    Não somente ler, mas entender cada parte?

    Quando lerem e entenderem, vão parar de se preocupar.

  10. #10

    Padrão Re: LOG Mikrotik x Marco Civil

    veja se ajuda para alguma coisa para quem precisa armazenar o log

  11. #11