Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    a parte de sua opiao q discordei foi de que "NAO EXISTE PROJETO A PROVA DE RAIO"

    existe sim, chama-se conhecimento e capricho...

    raio é uma coisa bastante atípica. de energia incalculável, sempre havera discussões, eu mesmo sempre defendi o uso de aterramento na massa da torre e o não uso de captador quando a estrutura for metálica.. o problema q nos provedores usamos geralmente torre estaiada , sem massa suficiente pra dissipar a energia.. quando o aterramento é grande e inferior a a 3 ohms, vc pode tranquilamente estar em cima da torre e tocar no cabo de decida no ato do raio q voce nao leva choque, pq o aterramento neutraliza a carga... te digo isto pq aprendi com um engenheiro eletrico da area de telecom e eu mesmo tenho 16 anos de experiencia e estudo na area,,, sendo só de telecom.. voce ja viu quantas vezes as grandes operadoras (oi vivo embratel) trocam equipamento nas torre? raramente ! mas pq ? equipamento com carcaça blindada e aterrada com fio de COBRE, aterramento com pontos soldado com solda exotérmica, eles nao sae espetando barra até dar na telha, eles espetam e o engenheiro no ato ja calcula com referencia da massa³ vs dados do aterrometro...
    Peço que releia o que escrevi.

    Em nenhum momento eu disse isso.
    Eu disse e repito:
    "Não existe projeto algum que irá proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos contra interferências eletromagnéticas causadas pelas descargas atmosféricas".

    Uma torre bem aterrada é mais que o suficiente para descarregar o raio.
    Mesmo assim, a interferência eletromagnética do raio pode causar a queima do equipamento.
    Não são palavras minhas, mas de engenheiros muito bem capacitados.

    A unica saida (para não ser prejudicado pela interferencia eletromagnetica), seme recordo bem dos estudos/apresentações, é montar um esquema parecido com a gaiola de faraday e colocar os equipamentos dentros.


    PS:
    Veja que
    O aterramento da torre ao solo está exemplificado na prática telebras 240-410-600 na página 42.
    Ou seja, não é algo que EU estou falando, mas sim estudos, praticas realizadas por pessoas experientes.

  2. #42

    Padrão Re: Valor médio de torres

    sim... e é o que as operadoras fazem!!! gaiola de faraday,,,, veja q algumas rocket e mikrotik ja vem com involucro metalico... cabo de rede ftp tambem...

  3. #43

    Padrão Re: Valor médio de torres

    @mpsnet, teria algum link ou algo assim, onde eu possa ver como eles utilizam esse princípio nos equipamentos?

    Os equipamentos que estão dentro do organizador metálico já estariam protegidos, correto? O problema são os rádios e o cabeamento que fica suscetível a EMI.

  4. #44

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Bom dia
    Amigos
    Este relato não como engenheiro que sou(engenheiro eletricista),é baseando se em literaturas e fóruns e alguns amigos da área com anos de profissão.
    Relato:
    Tenho uma torre(42 Metros) em um local onde existe varias torres(5),Telecom,TV,Provedor.
    Este local não podia armar chuva que surgia um equipamento queimado(torre com para raio e haste de aterramento galvanizada)feito por empresa especializada,RSS.
    Após varias percas de equipamentos inclusive rádios licenciados,comecei a estudar um pouco sobre descarga elétrica e distúrbios atmosféricos,como é sabido por todos uma descarga elétrica,sua energia(corrente) é imensurável.
    1° Sou de minas e aqui nossa concessionária(Cemig) não exige aterramento no padrão(1° err0).
    2° Torre com para raio Captor
    Raciocínio lógico como foi dito acima,uma torre(parte metálica) conduz muito mais energia que um cabo de 35 MM.
    Então resolvi apelar por tudo que já havia lido e pela perca de equipamentos(imagine as 22:00 queimar com descarga elétrica:12 rádios entre Rockt M5,Apc 5M,RB 912;02 ODUs SIAE,Enlace completo DIGITEL),trabalhar a noite toda para amenizar.
    O que fiz:
    Aterramento:Na base( A baixo do cimento) da torre já existia 4 hastes galvanizadas a 5 metros de profundidade.
    Coloquei mais três hastes(cano de água 3/4 galvanizado com parede reforçada,com seis metros de profundidade).
    Em uma destas hastes de seis metros joguei a água do ar condicionado(saliento que meus problemas maiores eram no começo das chuvas)solo bem seco e arenoso.
    Aterrei a torre,esteiras,rack,reforcei os aterramentos nos cabos RGC e demais.
    Não existe diferença de potencial entre torre e demais equipamentos,inclusive com cabo de 35 MM entre torre,esteiras e ate a barra de aterramento.
    Parte de energia(padrão Bifásico):
    Instalei uma chave estática onde limita 170 ~240 v a tensão da rede.
    Instalei DPS(usei a marca Clamper)para as duas fases e para o neutro.
    Aterrei o neutro da Cemig junto a todo aterramento existente.
    Comprei um PowerDam de 2000 W e todos equipamentos estão conectados em 220 v direto no PowerDam.
    Banco de baterias esta com 500 Amperes(estou comprando mais 500 Amperes devido a logos períodos de falta de energia.
    Não concordo com solda isotérmica devido as hastes serem de ferro com uma pequena camada de Metal,já abrimos aterramento que estava só o cabo,a terra já havia acabado com a haste,principalmente onde solda,acredito que o material com uma boa galvanização dure muito mais.
    Vendi o gerador.
    Sempre rezo e peço a Deus que desvie as descargas elétricas pois como já foi dito,não a garantia de 100% e as grandes também tem percas,lógico em pequenas proporções.
    Isso não é receita de bolo,tive um prejuízo no começo das chuvas e após mudar esta estrutura não tive mais problemas,meus vizinhos já teve problemas de descarga.
    Aterramento esta com no Maximo 2 OHMS,mesmo em dias muitos secos, a água do ar ajuda a manter úmido.
    Não discordo da opinião dos amigos nem menos de vários artigos publicados os quais me ajudaram muito.
    Uma simples experiência,caso tenha curiosidade posso publicar algumas fotos.

  5. #45

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Ola perigoso, estou querendo montar um cache para mais 1100 clientes, um amigo aqui no forun indicou voce, voce pode disser oque e melhor neste caso.