+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    Em continuidade ao tópico "Valor médio das torres".

    Procuram obterem informações de valores médios das torres, ok.

    Como já tive problemas com fabricantes de torres, venho aqui relatar um fato que se diga tipo o que está ocorrendo com a Petrobrás, aonde pessoas procuram ganhar fácil, em cima de empreiteiras, e muitas vezes em cima das terceirizadas, que ganham a meleca, e eles chegam no faturamento o ganho roubado, ou seja corrompem quem fornece produtos e serviços a preços módicos.

    Veja de minha experiência, que saibam que quando vierem a comprar torres de fabricantes, e no que tange a documentação, eu penso, que fazem o cliente acreditar que de aonde veio os documentos, no caso de ART, que estou falando, que o cliente paga um preço extorsivo, e o engenheiro recebe a meleca, e o intermediário ou o fabricante que tem o cliente na mão, diz a ele que o engenheiro é que faz o preço, isto é mentira.

    Veja, além de tu que te furaram o zóio, em te venderem uma torre de 30 metros por R$ 8.000,00 creio que foi embutido a ART dos engenheiros mecânico, elétrico e do civil, para a estrutura metálica, para a parte de medição da irradiação e do desenho da planta das fundações, se estaiadas ou se autoportante.

    Assim, via de regra é o seguinte:

    Quem compra uma torre, deve ter contato direto com o engenheiro, por que se isto não fizer, por uma questão de comodidade e confiar no vendedor da torre (fabricante ou intermediário), vai se ferrar, desculpe a expressão, mas o esperto que te oferece um produto ou serviços neste pais que é altamente de corruptos, se pode crer que tu pagou uma ART algo em uns R$ 2.000,00 e os engenheiros levam a culpa, por que na hora de tu pagar a torre, o vendedor (fabricante ou intermediário) diz que é o engenheiro que cobra este valor, e é uma tremenda mentira, tu cai que nem patinho ao confiar em pessoas que não conhece direito.

    Eu, já tive casos assim, veja para que a galera ai não pense mal de mim, que estou dizendo a verdade, como membro do Under-Linux, e que andei dando dor de cabeças aos moderadores, por que eu sentia que estavam me esbulhando por causa desta história da pontuação em reputação, é a mesma coisa, se é tido como engenherios "fdp" sem saberem a verdade que ainda existem pessoas honestas neste país, mas se ouvir de terceiros os engenheiros sempre serão os fdp, e ele os santos. kkkkk

    Em 2007, eu trabalhei para uma montadora de GLP, gás liquefeito de petróleo, para restaurantes e empresas metalúrgicas que usam o gás de cozinha para aquecimentos de alimentos e de produtos metalúrgicos, e soube eu com os clientes deste meu patrão montador, que eu era tido o grande fdp, por que o meu patrão vendia minhas ART´s por R$ 350,00 ou 450,00 isto em agosto a dezembro de 2007, e me pagava R$ 75,00 por cada uma delas, eu eu fornecia o Atestado de Estanqueidade, o laudo de pós instalação que atendia as normas e assinava os desenhos da isométrica, que eu fazia, e a ART, todos estes documentos por R$ 75,00 se acreditam, por que eu tava começando a aprender a ser gatuno no preenchimento de ART´s, já que CREA meu caro não nos ensinam as dicas de preenchimento, tá tem manual, mas manual de preenchimento do CREA, não tem explicações mais precisas, é assim meio no tapa, e quem quer algo se vire, um dia ainda tu é chamado no CREA para se explicar por que preencheu errado a ART, seis acreditam, além de tu ganhar por toda esta documentação R$ 75,00 ainda pode responder na justiça, já que os malandros fabricantes, montadores, intermediários dizem aos clientes que o engenheiro é o responsável, ai eles cagam de rir dos engenheiros, que os esfolam em cobrarem toda esta documentação algo em uns R$ 5.000,00 para o caso de GLP em 2007.

    Em, 2011, conheci fabricantes de torres de Telecom, que bom, já meio macaco véio da fase de 2007, pensei aqui que iria ganhar melhor já que me pagavam por por torre R$ 1.000,00 uma ART, só a ART, sem outros documentos, e quando eu pegava um cliente que me achava na internet para regularizar torres já existente com todas a papelada pedida pela prefeitura que girava em uns documentos: desenho em autocad da torre (projeto), memória descritiva da fabricação da torre, memória de descritiva de montagem da torre, a ART de desenho e a ART de montagem e instalação, menos a memória de cálculo, isto tudo me dava ai uma semana para preparar esta papelada e eu cobrava R$2.000,00. Bem, descobri no Mercado Livre fabricantes e/ou intermediários vendendos minhas ART´s por R$ 2.000,00 a mais ai entrei em contato com eles (fabricantes e intermediários), e o que aconteceu levei um pé na b....., e eles hoje devem ter pego outro engenheiro, desde 2012 que não sabe disto, tá levando a fama de que seus serviços são caros, e quem ganha em cima são os corruptos, por isto falei da Petrobrás, em torres telecom tem isto também, daqueles que se aproveitam das falhas da justiça e ganham muito e muito em cima dos clientes trouxas, que acreditam em pessoas de má indoles, por que o cara tem lábia e leva o trouxa do cliente no bico.

    Assim, que já tenho dito aqui, quando compram alguma coisa, peça o celular do engenheiro, ou e-mail e se informe que o preço ajustado é ele quem tá cobrando, do contrário na recusa do corrupto em torres telecom, sai fora, que é fria.

    Tenho visto torres ai com 30 metros sendo vendidas por algo em torno de R$ 2.600,00 agora de R$ 8.000,00 e sem ART de engenheiro, o cara que comprou não se informou, e confiou no vendedor.

    Por isto que a gente tenta fazer a ART antes da instalação, por que ai quem compra saberá com o contato com o engenheiro, se procede ao valor de venda da torre.

    Tudo hoje é tido de que se voce deixa passar, com certeza foi lesado, em supermercado, bar, padaria, sempre olho a nota fiscal para ver se colocaram valor diferente que tava na prateleira um valor e na nota sempre um valor maior, ou de que tu toma um café, com um amigo, paga o dele e na nota tinha pago tres cafés, isto é normal, se tu não gosta de ler, se ferra vai pagando o mico, o pato, o jacaré e quem te lesou quando te vê diz: - olha o rico ali, tem cara de otário.

    Quando virem a comprar torres de telecom, solicitem dos vendedores o celular dos engenheiros envolvidos liguem para eles e confirmem de quanto foi a venda da ART do CREA, só assim tu poderá comprar algo de acordo com o serviço acertado entre engenheiros - fabricantes - clientes dos fabricantes.

    Também o correto é solicitar do vendedor, ou do fabricante que tenha o número do registro no CREA, da empresa, ou do engenheiro que assina os documentos, para isto se chama:

    CERTIDÃO DE REGISTRO E QUITAÇÃO DO CREA - para a empresa fabricante deve estar registrada no CREA e dos engenheiros que devem estar quite com a anuidade, a empresa também deve estar quitada, por isto se chama CERTIDÃO aonde é apontado que a empresa tá registrada e quitada no ano.

    Agora, alerta.

    2015, até fevereiro os engenheiros e as empresas registradas podem pagar a anuidade à vista, ou a prazo, assim até fevereiro, tu irá receber a CERTIDÃO DE REGISTRO E QUITAÇÃO do ano passado, sem constar que foi quitada a anuidade de 2015, isto só irá ver se pagaram à vista até final de fevereiro ou se parcelaram.

    NUNCA COMPRE TORRES TELECOM DE EMPRESAS QUE NÃO ESTEJAM REGISTRADAS NO CREA, TU CORRE TODOS OS RISCOS, SEM ART´S, OU COM ART´S DE ENGENHEIROS QUE FAZEM ART´S PARA ESTAS EMPRESAS FANTASMAS, DE FUNDO DE QUINTAL E SEM QUALIFICAÇÃO.

    Qualificação é de todos desde o fabricante da torre, que deve ter no seu quadro técnico funciónários com formação em cursos técnicos de segundo grau, do Senai, de escolas técnicas, se os funcionários não são qualificados, o que tu vai comprar será gato por lebre, si bem que tem pessoas altamente capacitadas, que tem anos e anos de solda, mas quem garante, e o seguro morreu de velho.

    Hoje, todos tem que ter qualificação, dos montadores de torres com seus EPI´s (NR 35 - cada montador deve apresentar seu certificados de que teve treinamento para trabalhos em altura, a validade é de dois anos, veja no certificado se não tá vencida a data).

    O fabricante deve ser alguém que te apresenta a ficha cadastral da empresa dele, que contenha referências dos clientes que já compraram as torres deles, telefones e dados de contatos para que tu ligue e pergunte da torre e da documentação.

    Comunico que por ter feito trabalhos de laudos de recuperabilidade de sinistro de veiculos, com os policiais meus amigos, em contaram que lá no Denatran, tinha gatunos que pegavam ART´s de engenheiros de carros liberados anteriores, e falsificavam as ART´s, ou seja sem apresentarem os comprovantes de pagamentos da taxa do CREA, e falsificavam as assinaturas.

    Assim, ao receberem um ART devem entrar no site do CREA de tua região, e procurar em "Autenticidade" saber se a ART é real, ou é falsa, ainda tem esta também, que creio que os senhores não sabiam disto, assim se os senhores tem ART´s ai, entre no site do CREA, caso não consiga achar o link para ver a AUTENCIDADE, os funcionários irão pegar o número da ART e averiguar se é ou não falsa, se for meu caro, tu caiu no conto do vigário, terá torre sem documentação, pagou caro por algo que nunca existiu.

    Veja a imagem (anexa) aonde poderá pesquisar se o engenheiro existe e está ou não ativo e de empresas.

    E, link de autenticidade de ART no portal do CREA de São Paulo, cada CREA em cada estado tem seu portal diferente, se não conseguir achar liguei a eles que irão te orientar, como obter a autenticidade da ART.

    http://www.creasp.org.br/busca/autenticidade%20de%20art

    Se meu texto aqui foi bom, se ajudei fico agradecido que tenha sido útil, eu busco alertar aos que talvez não saibam, que os fabricantes, montadores, instaladores e de empresas conservadoras (que são autorizadas nas prefeituras para fazerem manutenções em torres telecom), devem ter autorização e estarem cadastradas nas prefeituras para poder atuar, do contrário na falta de documento que comprove que não tenha autorização da prefeitura de tua cidade, recuse por que ai poderá estar entrando numa fria, com pessoas sem qualificações, e sem licença da prefeitura local.

    Uma empresa hoje, das que há dois anos atrás era meia boca, digamos, hoje os funcionários usam uniformes, EPI´s e venham com o Certificado NR 35, e a empresa deve obrigatoriamente estar registrada no CREA, e seus funcionários devem ter cursos pelo menos de qualificação aonde aponte que tem base de conhecimento do que irá fazer, e do curriculo dele se tem anos de soldagem, e que saiba mecânica clássica, portando crachá da empresa, que aponte o CNPJ da empresa e o número de registro da empresa no crachá, tu pega a vista e liga no CREA para saber se a empresa não é picaretagem não.

    Boa sorte e boas compras, com qualidade de vida e documentos legais, não falsos não, e preço justo.

    TODA A ART DEVE VIR ASSINADA, CHANCELADAS (MARCA D´AGUA), JUNTO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA DO CREA, EMITIDA PELO ENGENHEIRO, EM NOME DELE, QUEM FAZ SERVIÇOS AVULSOS DEVE VIR O COMPROVANTE EM NOME DELE, DO BANCO DELE, EM NOME DELE, JAMAIS O COMPROVANTE EM NOME DE TERCEIROS QUE ISTO PODERÁ SER PROVA DE MÁ FÉ DE QUEM VENDE A TORRE, E DAS CERTIDÕES DE REGISTRO E QUITAÇÃO DA ANUIDADE, COM ESTE DOCUMENTOS EM MÃOS, LIGUEI NO CREA PARA CONFIRMAR SE SÃO VERDADEIROS OU FALSOS.

    NO ESTADO DE SÃO PAULO, NORMALMENTE SÃO DUAS FOLHAS, NA PRIMEIRA OS DESCRITOS DA ART, NA SEGUNDA AS ASSINATURAS DO CONTRATANTE E DO ENGENHEIRO, E O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA DO CREA, DEVE ESTAR SEMPRE JUNTO DA ART, AS VEZES SAI ART DE FOLHA ÚNICA, AI NO RODAPÉ CONSTA AS ASSINATURAS DO CONTRATANTE E DO ENGENHEIRO, SE PAIRAR DÚVIDAS PERGUNTE AO ENGENHEIRO O CARTÓRIO QUE TEM FIRMA, E CORRA ATÉ O CARTÓRIO PARA COMPROVAR QUE A ASSINATURA SEJA VERDADEIRA, OU FALSA!!!!

    Mais uma dica.

    As torres telecom melhores são fabricadas com cantoneiras de abas iguais e com bitola considerável, não compre de tubos, por que a vida útil é muito menor em relação as cantoneiras, na europa torres são de cantoneiras com espessura bem espessas, nada de fina não, isto é só no Brasil que fazem com espessura fina, por que quem compra não sabe, assim consulte um engenheiro mecânico antes de comprar uma torre, e de quem vende solicite a ficha cadastral aonde apontem os bancos que trabalham, referências pessoais, profissionais, e todos os documentos pertinentes, aqui citados.

    Anexo 56130

  2. #2

    Padrão Re: Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    Parece que concordamos... em partes. Lá naquele tópico defendi o preço final pois tem todo o trabalho de projeto mecânico, execução etc etc.
    Ou seja o comprador ficou de braços cruzados e recebeu tudo pronto por 8 mil
    Não achei caro, pois estava incluído o trabalho de profissionais da área de engenharia.
    Se pagaram ou não para ele, daí é outra "estória". Mas no orçamento foi incluído.
    Cabe a cada profissional não deixar que aviltem sua atividade.

    Além disso, a ART não é cara, digo, as taxas do CREA são baixas. Mas quando se fala em ART logicamente tem que ser levado em conta que tem um profissional por detrás que merece a recompensa pelo seu trabalho e não só isso, pois quando ele assina a ART ele está assumindo a responsabilidade também.
    Então quando se diz que foi mil ou dois mil de ART, não é a expressão da verdade. Este preço é o preço do trabalho intelectual do profissional e inclui a taxinha do CREA.

    Com relação a cantoneira, também expressei esta mesma opinião lá no outro tópico.
    Fazem torres com cantoneira de 3/4 x 1/8 e ainda querem que fique bem esticadinha.
    Ledo engano. Nunca que uma torre dessas vai ficar aprumada, e cada vez que alguém sobe lá é aquele balé... dançando para todo lado, mesmo com estais.

    Para começar uma cantoneira de 1" x 3/16 ou 1/4 . Menos que isso é pedir complicação. Logicamente que só vai dar para garantir qualquer coisa com projeto mecânico. Fora isso é só a experiência do dia/dia que pode num momento ou outro falhar.

  3. #3

    Padrão Re: Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    Tem um membro do Under-Linux, que tá vendendo uma torre de 30 metros triangular, parafusadas, com estais, etc. por R$ 3.600,00 no RS. Assim para chegar a R$ 8.000,00 a diferença foi em que? Se ele colocar o desenho em autocad, mais a ART de desenho do engenheiro, vai sair tudo por R$ 4.293,64 (incluso a taxa do CREA).

  4. #4

    Padrão Re: Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    Citação Postado originalmente por TreiscBr Ver Post
    Tem um membro do Under-Linux, que tá vendendo uma torre de 30 metros triangular, parafusadas, com estais, etc. por R$ 3.600,00 no RS. Assim para chegar a R$ 8.000,00 a diferença foi em que? Se ele colocar o desenho em autocad, mais a ART de desenho do engenheiro, vai sair tudo por R$ 4.293,64 (incluso a taxa do CREA).
    Sim, sim, é o @bartmann . Tem um tio da minha mãe que é da familia dele.

    Sei bem da oferta dele. Esta com um preço excelente. Tenho certeza que ele gastou mais do que está pedindo mesmo sem levar em conta o custo de projeto. E sei inclusive que ele fez o projeto contigo. Na época trocamos algumas informações a respeito e eu dei toda a força para ele fazer contigo.

    Em cabos e esticadores tem um bom dinheiro investido.
    E não é de cantoneira industrial comprada no mercado. É de chapa de aço dobrada especificamente para fechar o desenho triangular da torre. Toda aparafusada, sem solda para destemperar etc etc. Quem prestar bem a atenção nas fotos vai observar o detalhe da dobra dos perfis.

    Eu não entendo porque o pessoal fica "mastigando" o anúncio e não se resolve.
    Eu como estou fora do ramo, e só acompanho porque gosto, não tenho porque comprar mas se ainda estivesse ativo já teria ido lá buscar.

    Quanto a chegar aos 8 mil ainda tem outros custos, como transporte, mão de obra de instalação, concretagem etc etc...
    Concordo plenamente que se vai meter a mão e fazer tudo fica mais barato, mas naquele caso específico tudo foi contratado. O pessoal precisa dar leitinho para as crianças em casa. heheheh. Todo mundo precisa ganhar um pouco.

    Nós sempre fizemos as nossas e sabemos o trabalhão que dá. E mesmo assim depois de pronta nunca ficou muito abaixo disso. Toda a parafernália que precisa para aprontar a estrutura e despesas acessórias acaba sendo de mais investimento do que os módulos propriamente dito.

  5. #5

    Padrão Re: Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    1929. Sim, trabalhamos em conjunto durante um ano, ou mais, nem lembro. Tudo foi feito dentro dos trinques, ou seja ele gastou um bocado nesta torre, mas teve um sócio que ele teve perda financeira, lastimável, e veja que tu sabe de nós, e que o Bartman fez esta torre com amor e carinho, muito bem construída, para dobrar a chapa ele penou em achar alguém capaz, foi uma maratona, agora vende a preço de banana, e o povo quer tirar dele até o osso. Eu, sempre que aqui escrevo me revolta muito é a falta de lisura por parte de quem quer algo, e quer rancar o couro, a pele e o osso de um particular, e de mim engenheiro, se não faz idéia de que a gente passa, tenho feito orçamento para documentar torres, e desde 2011 que entrei neste mercado, só tive contatos com pessoas em sua maioria, o cara te leva no converse, ai tu apresenta orçamento de 2011, nem de 2012, nem de 2013, nem de 2014 aos preços que tenho praticado de 2011, nunca subi um centavo, ai tu passa o orçamento o cara te leva meses e meses no converse, ai se passa informações, tá, o cara some literalmente resolveu algo que ele não sabia, isto dói em muito, por que se pesquisa, usa de seus conhecimentos que eu paguei cinco anos de engenharia, mas das experiências tidas com outros da área de telecom, ai o cara some, nunca mais te dá noticias, se tu passou a ART rascunho, o cara usa o número, sem ter pago a taxa do CREA, sem ter assinatura minha na ART, ele usa a ART rascunho que não vale, e tapeia meio mundo, por que eu tenho sentido que prefeituras, e outros órgãos dizem assim, hã tem o número da ART, tá bom serve, não liga para os engenheiros para confirmação, não pedem o comprovante do pagamento do boleto, e assim burlam, eu penso que molham a mão de quem deveria ver isto e não olham, tenho depoimentos de amigos policiais que isto era corriqueiro no Denatran na capital paulista, ai descobriram esta falsificação de assinaturas de engenheiros e que não apresentavam o comprovante de pagamento do boleto da taxa do CREA, neste ano passamos a colocar tudo junto, e os gatunos foram presos e trancafiados, e assim os corruptos neste campo literalmente tiveram que parar de dar golpes, se acredita que pegam ART´s de veiculos anteriores e falsificavam as ART´s, nos órgão não comprovam, não pedem confirmação, ou seja numa terra aonde ao abacaxi se planta e vendem só a casca, se vai esperar o que só estas coisas, de gentalhas, de calhordas, de patifes, de gente sem moral que vivem aplicando golpes sujos, e com documentos falsos isto é o que mais tem, e assim hoje só envio os documentos com pagamentos a mim adiantado em conta corrente, deposito faço não deposito um abraço, procure outro no ano passado perde muito serviço, por que o brasileiro em sua maioria são pilantras, se deu brecha o cara come tua carne e joga o osso no lixo, tenho alguns clientes que me pagaram metade, fui mandar a ART o cara resolveu, e me esqueceu, tá se um dia der problemas para ele, tenho provas que o cara não presta, ai sim ele é quem será o responsável pela torre dele, por que lesar o CREA e os engenheiros, vai pagar mais para a frente. Quando escrevo aqui e vem uns engraçadinhos brincar com o teu ganho, é de ficar tenso, por que o cara te leva no converse, e tem engenheiros que já roubaram clientes meus, por que o cara não respeita a classe não, tenho uns tres que conheci via cliente, que fizeram o serviço a preço de banana. Assim, hoje eu meço que fala comigo, deu pista de safadeza, eu caio fora, com raras exceções tem gente honesta, mas isto tá muito raro, a maioria dos brasileiros são sem vergonhas, caras de paus.

  6. #6

    Padrão Re: Valor médio das Torres! Ou, super faturadas?

    Complementando. Só tenho a agradecer a voce, e ao pessoal do Under-Linux, sei que sou mala, mas aqui eu venho clarear a quem não tenha conhecimento de como está o mercado, e não tenho ganho nada com isto, com o Bartmam ele só me pagou a ART de instalação, e foi um dinheiro perdido, eu passei tudo que tava no meu alcance durante um ano, e ele me ligava e eu auxiliei ele em tudo, não tive um ganho mensurável com ele, foi só a ART inicial, e assim falar a verdade desde que estou neste campo, este trabalho em telecom não me deu sobrevivência não, se tu entrar no meu site, eu presto serviços para outras empresas, e tenho duas que me pagam um valor de ajuda de custo mensal, e ganho nas ART´s que me pedem, represento eles no CREA, e assim temos um contrato certo e que ambas partes cumprem, eu viajo com dinheiro de meu bolso, quando me pagam a viagem, que ótimo, mas tá dificil, hoje acertei uma visita técnica em Ribeirão Preto, fica daqui uma hora de viagem, dois pedágios ida e volta, e cobrei para estar lá um dia todo R$ 150,00 da viagem, quando vou para mais longe até 250 kilometros tem cliente que me paga R$ 500,00 para vistoria de instalação de plataformas elevadissas para deficientes fisicos, neste ganho e tenho um bom ganho, mas os meus serviços são esporádicos, da Copa para cá o Brasil parou, ninguém tá pedindo mais nada de torres, as vezes um caso isolado a cada tres meses, telecom não dá ganho de vida não, tá sendo um hobby estar aqui e tentar melhorar o que tá errado em que burlam o CREA e os engenheiros, e fazem meia boca, o Bartman foi honesto, nada da torre dele tem meia boca, pelo contrário tem boca de lady ali, meu Deus, como são ingratos as pessoas que querem comprar, não sabem dos tombos que levamos, só das pingas que tomamos. Quem quer gente honesta e que cobra serviços a preços módicos, tem, mas querer rancar o osso do cara é demais, eu tenho pessoas que me ligam dizendo que tem engenheiros de idade na cidade dele que cobra o tufo e me ligam por que eu faço o preço de acordo com o serviço, não exploram não, ai o cara fica meses e meses te infernizando e de repente some, e assim vai pagam uma fortuna uma torre meia boca, mas para legalizar fazem vistas grossas, como é engraçado este mercado, pregam peças neles e com quem quer fazer a coisa certa negam, ficam ensebando, ai pagam o pato, isto vem em merecimento ao burrice dele, por que confia em pessoas erradas, se estrepam literalmente, fazer o que, a gente tenta ajudar não consegue não, a cabeça de ameba do cara é terrivel só pensa em ganhar só, ai compra torre meia boca e cara. kkkkkkkk e sem documento, alguns compram certo e pedem documentos, tenho feito alguns serviços com pessoas honestas, nossa chegam até me pagar a viagem, pizzas de gratidão, para estes eu tiro meu chápeu, por que sabem que meus préstimos são legais e preços módicos de acordo com o serviço contratado, sem querer te lesar.