+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamento utilizar????

    galera seguinte tenho q fazer um ponto a ponto com ubnt de 70 metros para compartilhar o speedy de 100MB da casa da minha irma com a minha casa porem não tenho visada por causa de uma arvore e um telhado

    a duvida agora é:
    usar radio 2.4 (que eu sei q não vai passar muita banda porem não precisa de tanta visada) ou
    usar radio 5.8 (que eu sei q passa mais banda porem tem q ter uma boa visada e passa mais banda) ou sera que pela distancia não vou ter este problema de visada????


    valeu galera!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Cara 70 metros? Não tem como fazer a rede cabeada? seria melhor e não vai ter tantas perdas em relação a visada comprometida, porem 70mt e com banda de 100MB só 5.8 ou Cabo..

  3. #3

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Se conseguir com Cabo, sai até mais barato...

  4. #4

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    5.8 com arvore no meio duvido que consiga coisa boa com mimo.

    2,4GHz permite banda grande, é só usar mimo e canal de 40MHz, o mesmo que se usa em 5GHz. 2 CPE's não sei se dão conta de algo mais que uns 30Mbps, só testando, tem arvore bem fechada e cheia de umidade que barra tudo (Tipo pé de manga), tem telhado com telha de barro que atrapalha bastante enquanto brasilit/eternit não atrapalha muito (Se estiver seco).

    Não tem nenhuma antena direcional pra plugar temporariamente no roteador wifi pra ter idéia do que passa?

    Se bem que CPE leve tipo NS Loco M2 tem a vantagem de ser bem leve, netão é só comprar tubo de aço 3/4 e colocar 3m acima de cada telhado pra ter o mínimo de obstrução. Se tiver como estaiar pode colocar tubo 3/4 ou 1" de 5m com 3 estaios que não cai com vento.

    Se a 5m acima do telhado tem visada, tanto faz ser NS Loco M2 ou NS Loco M5, a banda será a mesma, afinal as modulações são as mesmas e a largura de canal também. Se não tiver visada 2,4GHz leva vantagem, mas nunca vai ter 100Mbps com CPE barata, nem sei se alguém usa mesmo 100Mbps de trafego, como isso é gambiarra se contente com uns 50Mbps que um par de NS Loco vai te dar se tiver obstrução. Melhor ter 50Mbps com resposta tipo 5ms do que ter 80Mbps com canal de 40MHz em dias secos mas quando chover a umidade da arvore reduzir seu trafego pra 2Mbps com ping de 200ms.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    eu dividia minha net com minha cunhada e com meu amigo usando omni com distancias de 150 e 400 metros respectivamente, este sem visada. Tinha melhor qualidade com 400 metros e sinal com 50% do que 150 metros com visada e 95 a 100%. Fiz de tudo, troquei de equiipamento, antena, cabo, configuração etc e até hj eles contrataram o serviço, mas não e lá essas coisas.

  6. #6

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Ate pensei em fazer por cabo mias ai vou der q colocar mangueira e cavar o chão pq passa por outras casas

  7. #7

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Tenho uma nano 5 de 2.4 vou fazer este teste q vc me falou do roteador e vê quanto passa de banda (so q so tenho uma ai vou ter q testar direto no notebook pois so yenho uma, sera que rola????)
    E depois vou teste com duas locom5 (ai eu pego do meu trampo para testar) e vamos ver no q da se passar uns 50mb já me contendo tanto na 2,4 ou na 5,8

  8. #8

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Se depois de tudo isso nada adiantar, passa o cabo e seja feliz, 70Metros vai de boa e não vai ter muitas percas de pacotes igual com visada comprometida.

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por Alexandrebtg Ver Post
    Tenho uma nano 5 de 2.4 vou fazer este teste q vc me falou do roteador e vê quanto passa de banda (so q so tenho uma ai vou ter q testar direto no notebook pois so yenho uma, sera que rola????)
    E depois vou teste com duas locom5 (ai eu pego do meu trampo para testar) e vamos ver no q da se passar uns 50mb já me contendo tanto na 2,4 ou na 5,8

  9. #9

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Nano 5 é 5GHz, não?
    NS5 = 5GHz
    NS M5 = 5GHz
    NS2 = 2GHz
    NS M2 = 2GHz
    (Loco pode ser M2 ou M5)

    Com notebook num dos lados você vai ter banda bem menor que com 2 antenas direcionais dos 2 lados. Mas se com o notebook conseguir trafego de rede (Copia arquivo compartilhado na rede, ignora internet por enquanto) tipo 3 ou 4Mbps (Com o gerendiador de copia do Win8 isso são 300 a 500KB/s) então você conseguirá com antena direcional algo tipo 20Mbps.

    Pra ter 40 ou 60Mbps teria que ser mimo, precisaria então CPE.

    Se o que você tem é Nanostation 5, não a linha M, esse não faz mimo, só suporta o modo 802.11A, com ele SE tiver visada vai conseguir 20Mbps, é bem limitado.
    Já se for um NS M5 chegaria nuns 80Mbps eu imagino, já que além de MIMO ainda permite o uso de canal de 40MHz.
    (E isso um M2 também permite, e sem visada o M2 se sai melhor, por isso falo em provaveis 40Mbps com um par de M2 em 70m sem visada)

  10. #10

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Citação Postado originalmente por Perin Ver Post
    Se depois de tudo isso nada adiantar, passa o cabo e seja feliz, 70Metros vai de boa e não vai ter muitas percas de pacotes igual com visada comprometida.

    Abraço.
    Acho q vou ter q fazer isso
    Mais juro que não queria cavar nd para passar um cabo pelo meio da "calçada" (não tem calcada é rua de terra)kkkkkk

  11. #11

    Padrão Re: Qual equipamento utilizar????

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nano 5 é 5GHz, não?
    NS5 = 5GHz
    NS M5 = 5GHz
    NS2 = 2GHz
    NS M2 = 2GHz
    (Loco pode ser M2 ou M5)

    Com notebook num dos lados você vai ter banda bem menor que com 2 antenas direcionais dos 2 lados. Mas se com o notebook conseguir trafego de rede (Copia arquivo compartilhado na rede, ignora internet por enquanto) tipo 3 ou 4Mbps (Com o gerendiador de copia do Win8 isso são 300 a 500KB/s) então você conseguirá com antena direcional algo tipo 20Mbps.

    Pra ter 40 ou 60Mbps teria que ser mimo, precisaria então CPE.

    Se o que você tem é Nanostation 5, não a linha M, esse não faz mimo, só suporta o modo 802.11A, com ele SE tiver visada vai conseguir 20Mbps, é bem limitado.
    Já se for um NS M5 chegaria nuns 80Mbps eu imagino, já que além de MIMO ainda permite o uso de canal de 40MHz.
    (E isso um M2 também permite, e sem visada o M2 se sai melhor, por isso falo em provaveis 40Mbps com um par de M2 em 70m sem visada)
    A nano que eu tenho 2,4 é nano2 e não 5 (como o modelo é o mesmo nunca parei para pensar na diferença de nome sempre olhei a freqüência direto)
    Desculpe a confusão rs