Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Pessoal,

    Estou em dúvidas em qual equipamento usar, pretendo cabear minha rede a partir do prox ano se tudo der certo e já queria começar em alto nível.

    Gostaria de sanar algumas, no desenho em anexo (desculpa se esta mal feito, mas qualquer dúvida que vocês tiverem podem falar), quero cabear poste a poste, colocando fibra de uma ponta a outra. Descendo para um switch gigabit e assim o cabo para o cliente, ligado a um roteador que o cliente irá adquirir discando pppoe.

    Qual o equipamento que posso usar (tipo um switch de fibra), que receba a fibra em outra porta, tenha uma porta rj45 (para ligação no switch) e outra porta para poder passar o sinal da fibra para o outro poste e assim por diante.

    Pensei em utilizar a solução Giga da volt, será que teria o mesmo rendimento? Alguém utiliza essa solução? Poderiam falar um pouco sobre ela? (quantos clientes, trafegos, etc.).

    Desde já agradeço a ajuda de todos!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Verifique os produtos da Vertical Simples. Eles tem uma solução para isso que você descreveu: a fibra chega no PAC-PON e atende até 8 clientes por UTP - no modelo com switch integrado (e PoE reverso - alimentado pelos clientes), tem outro que é só ONU e pode colocar o switch que quiser com quantas portas desejar.

    Vê com eles, é o melhor produto do gênero que encontrei após pesquisar muito. A FIT Networks também tem um semelhante e bem interessante, de ótima qualidade, mas ainda prefiro os da VS.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    pesquise sobre fttx, vai te daru uma luz

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Pessoal,
    Qual o equipamento que posso usar (tipo um switch de fibra), que receba a fibra em outra porta, tenha uma porta rj45 (para ligação no switch) e outra porta para poder passar o sinal da fibra para o outro poste e assim por diante.
    Agora que notei isso. Não é assim que se faz. Seu cabo de fibra óptica passa pelos postes. Onde for fazer um ponto de distribuição, você divide uma fibra (pesquise sobre splitters), trazendo parte dela até sua ONU, switch, etc. no poste.
    Com fibra não precisa fazer cascateamento (cabo pulando de ponto em ponto).

    Note que descrevi segundo as dúvidas de seu tópíco. A melhor forma é com FTTH, a fibra vai até a casa do cliente, não até seu equipamento no poste. No entanto, FTTH é muito mais caro, tanto para o provedor quanto para o cliente.

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    pesquise sobre fttx, vai te daru uma luz
    Belo trocadilho, hahaha.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    usando a fibra com splitter de 1:2, em 1 ponta continua a fibra para outro poste, e a outra fica na caixa de distribuição optica, como o @TsouzaR falou, fica mais caro, mais é o melhor para o provedor e para os clientes

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Não adianta ele utilizar um spliter 1:2 somente, pois para isso ele tem que ter um projeto de emendas ópticas, pois ja é uma rede Gpon ou Gepon!!! E caso ele for colocar uma dessas tecnologias ele não precisa colocar switch no poste, pois o maior investimento que é a OLT já vai ter sido comprada, ai é só colocar caixa conectorizada nos postes e atender o cliente direto com fibra... e em questão de custo vai de Gepon, que sai bem mais em conta....

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    o maior investimento que é a OLT já vai ter sido comprada, ai é só colocar caixa conectorizada nos postes e atender o cliente direto com fibra... e em questão de custo vai de Gepon, que sai bem mais em conta....
    Vamos supor que ele não tenha muito dinheiro para começar. Com pouca grana dá para comprar uma OLT GEPON básica para 128 ONUs. Como cada ONU é um switch de no mínimo 8 portas, dá para atender 1024 clientes com uma OLT básica.
    Para atender direto com fibra, precisa de uma OLT chassi com placas para uns 512 ONUs já no começo, o que já é bem mais caro.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Pessoal,
    (tipo um switch de fibra), que receba a fibra em outra porta, tenha uma porta rj45
    procure pela FitNetworks, eles tem tanto PACSwitch quanto PACPON. Ambos são comercializados em caixas próprias para montagem em postes, e o PACPON é justamente o que vc procura, entra uma fibra saem 8 portas POE para atendimento a clientes ou cascateamento para um PACSwitch.

    De qualquer forma, rede óptica hoje, salvo interligação de condomínios verticais por exemplo, ou atendimento de clientes de maior porte e próximos de vc, tem que ser GPON / EPON, por mais que pareça caro, se vc imaginar um par de conversores e uma fibra por cliente imagine a estrutura e o custo!!!

    Outra coisa, cuidado ao colocar equipamentos ativos no poste! Exemplo, uma caixa de emendas ópticas é considerado passivo (não tem energia), aqui sai mais ou menos 15 reais/mês o aluguel do poste com um passivo (+- 3 reais/mês o poste somente com um ponto de fixação para passagem de cabo), já se o poste tiver um ativo, a concessionária cobra uma bagatela de 80 reais/mês/poste.

    Não se esqueça que para tudo dar certo vc precisa fazer um projeto e homologar junto a concessionária de energia da sua região para poder usufruir do compartilhamento de postes, e claro, pagar um mensal a eles.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Não adianta ele utilizar um spliter 1:2 somente, pois para isso ele tem que ter um projeto de emendas ópticas, pois ja é uma rede Gpon ou Gepon!!! E caso ele for colocar uma dessas tecnologias ele não precisa colocar switch no poste, pois o maior investimento que é a OLT já vai ter sido comprada, ai é só colocar caixa conectorizada nos postes e atender o cliente direto com fibra... e em questão de custo vai de Gepon, que sai bem mais em conta....
    Por mais que eu considere barata a solução GPON/EPON (quanto comparada a mesma estrutura se fosse utilizar conversores convencionais) a OLT não é nem de longe a maior despesa do projeto. Pense em todos os cabos, lançamento dos mesmos (a menos que sua equipe esteja apta a trabalhar nos postes, ou que a concessionária de energia não ligue pra vc subindo lá!), Splitters, Caixas de emendas, ONU's (uma por cliente no caso de FTTH), Ferragens, mensalidade de compartilhamento de postes, custos de projetos, ferramental (máquina de fusão, no mínimo um power meter), e por ai vai...

    Rapidinho o custo da sua rede supera em muito o valor da OLT!

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Outra coisa, cuidado ao colocar equipamentos ativos no poste! Exemplo, uma caixa de emendas ópticas é considerado passivo (não tem energia), aqui sai mais ou menos 15 reais/mês o aluguel do poste com um passivo (+- 3 reais/mês o poste somente com um ponto de fixação para passagem de cabo), já se o poste tiver um ativo, a concessionária cobra uma bagatela de 80 reais/mês/poste.
    Que facada! Qual a concessionária aí? Aqui cobram R$7 poste e vi dizer que se tiver algo a mais que cabo é R$15, mas não sabia que colocando ativo eles anunciavam o assalto.
    Vou ver com a CEMIG; se aqui for assim também, lá se vai meu plano de colocar PAC-PONs alimentados por PoE dos clientes, o jeito fica sendo FTTH.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Pense em todos os cabos, lançamento dos mesmos (a menos que sua equipe esteja apta a trabalhar nos postes, ou que a concessionária de energia não ligue pra vc subindo lá!)
    O que eles costumam exigir para poder subir nos postes? NR10 e NR35?

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Que facada! Qual a concessionária aí?
    Celesc

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Aqui cobram R$7 poste e vi dizer que se tiver algo a mais que cabo é R$15, mas não sabia que colocando ativo eles anunciavam o assalto.
    Vou ver com a CEMIG; se aqui for assim também, lá se vai meu plano de colocar PAC-PONs alimentados por PoE dos clientes, o jeito fica sendo FTTH.
    Não sei ao certo o entendimento de ativos pela tua concessionária, se ativo = todo equipamento energizado, sim são ativos, se eles não mencionarem nada a respeito da diferenciação de valores entre ativos/passivos, não é vc que vai alertar eles rsrs. Agora se segundo o entendimento deles ativos são equipamentos que usam fonte de energia em postes ai é controverso, por que no caso das PACPON's a alimentação vem dos clientes via POE.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    O que eles costumam exigir para poder subir nos postes? NR10 e NR35?
    NR10 é o mínimo, mais se for seguir o que eles pedem mesmo só a NASA.

    Alguns itens para credenciamento solicitados por eles para trabalhar na rede deles foram:

    - Caminhão com Muck de não sei qts toneladas
    - Banheiro quimico
    - Dar ciência aos bombeiros sobre o trabalho realizado para que fiquem de prontidão
    - entre outros que não lembro (esses me chamaram mais a atenção).

    Enfim, em lançamentos maiores de cabos contratamos terceirizados, em pedaços menores e atendimento a clientes fizemos nós mesmos somente com a NR10.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Não disse que a OLT é o custo maior da rede, e sim que para o projeto dele, ele ira ter custo bem alto quando for para gpon/gepon...Sei de todos estes custos, hj tenho uma rede Gpon rodando em minha rede, e não foi nada barato, mas em compensação não tenho dor de cabeça com nada, é só ter bastante banda e vender planos que quiser, somente assim foi a forma que encontrei para brigar direto com as operadoras aqui da minha região.

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Obrigado pelas explanações.
    @marcioelias, esse produto da fitnetworks é interessante, só que ainda nao vi a questao de como me atenderia da forma que quero!

    Equipamento em um poste, recebendo fibra e jogando a fibra para outro poste como se fosse um switch de fibra, e assim por diante.

    Li aqui que o pessoal usa cabe fe ou até mesmo cabo de rede para passar energia, estou fora disso, pois pelo que falaram pode ser uma dor de cabeça bem maior, prefiro tentar optar por equipamentos passivos.

    Ainda nao tenho o projeto, estou pensando em implementar para 2015. Mas já estou pensando em como pretendo atender os clientes pois quero para o futuro ter TV (quem sabe) e telefonia. Entao, meio que eu queria fazer um projeto de uma vez só. Para nao mecher muito, tipo um investimo só.

    Pensei em começar com a rede fast da volt, depois pensei na rede giga, e agora estou pensando em fibra, mas pelo que eu vi naõ é tão simples assim.

  14. #14

    Padrão

    CEMIG 6.90 sem negociação !

    e contratação minima de 183 postes.

    Obrigatório = SCM no nome da contratante, PPRA/PCMSO, NR10 e NR35




    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Que facada! Qual a concessionária aí? Aqui cobram R$7 poste e vi dizer que se tiver algo a mais que cabo é R$15, mas não sabia que colocando ativo eles anunciavam o assalto.
    Vou ver com a CEMIG; se aqui for assim também, lá se vai meu plano de colocar PAC-PONs alimentados por PoE dos clientes, o jeito fica sendo FTTH.


    O que eles costumam exigir para poder subir nos postes? NR10 e NR35?

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Esse da fitnetworks faz exatamente o que você quer amigo, tudo passivo, quem alimenta o Switch são os clientes, a fibra entra em um spliter onde uma vai para o conversor a outra segue para o poste seguinte.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Obrigado pelas explanações.
    @marcioelias, esse produto da fitnetworks é interessante, só que ainda nao vi a questao de como me atenderia da forma que quero!

    Equipamento em um poste, recebendo fibra e jogando a fibra para outro poste como se fosse um switch de fibra, e assim por diante.

    Li aqui que o pessoal usa cabe fe ou até mesmo cabo de rede para passar energia, estou fora disso, pois pelo que falaram pode ser uma dor de cabeça bem maior, prefiro tentar optar por equipamentos passivos.

    Ainda nao tenho o projeto, estou pensando em implementar para 2015. Mas já estou pensando em como pretendo atender os clientes pois quero para o futuro ter TV (quem sabe) e telefonia. Entao, meio que eu queria fazer um projeto de uma vez só. Para nao mecher muito, tipo um investimo só.

    Pensei em começar com a rede fast da volt, depois pensei na rede giga, e agora estou pensando em fibra, mas pelo que eu vi naõ é tão simples assim.
    Se vc quer a rede toda passiva realmente vc vai ter que ter no mínimo um ativo na empresa (OLT) e um no cliente (ONU/ONT), no restante é fusão, conectorização e uso de Splitters (divisor óptico, tipo um "hub de luz"), mais a premissa é estes componentes trabalhando em conjunto.

  17. #17

    Padrão

    Obrigado por responderem.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    - Caminhão com Muck de não sei qts toneladas
    O caminhão tem que ser do provedor ou pode ser de uma terceirizada?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    - Banheiro quimico
    Caraca, pra que isso? hahaha

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Enfim, em lançamentos maiores de cabos contratamos terceirizados
    É muito caro o serviço dessas empresas?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Equipamento em um poste, recebendo fibra e jogando a fibra para outro poste como se fosse um switch de fibra, e assim por diante.
    Com fibra não é assim, você está querendo pegar a gambiarra das redes UTP e colocar em uma óptica.

    O que você descreveu:
    [switch]-----fibra + cabo FE------[switch]------fibra + cabo FE------[switch]

    O certo e melhor a fazer:
    -----------------------------------fibra-------------------------------------
    .......|..........................|...............................|............................|
    .[PAC-PON].............[PAC-PON]..................[PAC-PON]...............[PAC-PON]

    Ignore os pontos, são só para alinhamento.

    Nesse caso aí, os PAC-PONs (Vertical Simples ou FIT Networks) são alimentados por PoE, com energia vindo de fonte -48V DC na casa dos clientes.
    Se for usar switch comum (mais barato, mas é burrice), vai precisar de um cabo FE saindo da central do provedor e passando por todos switches com energia DC (algumas concessionárias só permitem até 48V, outras até 96V, ambas insuficientes para uma rede grande com muitos switches) para alimentá-los. Isso dificulta que aprovem o projeto de uso dos postes e é como pegar uma das piores características das redes UTP e colocar em uma rede óptica.


    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Ainda nao tenho o projeto, estou pensando em implementar para 2015. Mas já estou pensando em como pretendo atender os clientes pois quero para o futuro ter TV (quem sabe) e telefonia. Entao, meio que eu queria fazer um projeto de uma vez só. Para nao mecher muito, tipo um investimo só.
    Se fizer desse jeito que está descrevendo, atendendo clientes por UTP, só vai conseguir fornecer TV por IPTV e telefone por VoIP. Se entregar fibra direto na casa do cliente, TV ocupa um comprimento de onda na fibra (1550nm) e telefone ocupa outra (1383nm, se não me engano).
    Por que a segunda forma é melhor? Na primeira, os dados de TV e telefone vão ocupar a banda de sua rede, na segunda cada tipo de dado possui uma banda própria e não interfere um no outro.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Pensei em começar com a rede fast da volt, depois pensei na rede giga, e agora estou pensando em fibra, mas pelo que eu vi naõ é tão simples assim.
    Com fibra é mais simples que ter que fazer gambiara com cabo FE para alimentar ponto e precisar ter um switch a cada 80m, tendo ou não cliente ali. Além disso, é muito mais simples ter uma rede PON do que uma UTP toda energizada onde as coisas queimam a todo momento - depende do clima da região e interesse do dono do provedor em fazer as coisas direito, mas esse direito é mais difícil que com fibra.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    CEMIG 6.90 sem negociação !
    O preço varia um pouco conforme a região e demanda. Aqui só tem a Oi usando os postes e já está custando uns R$7 e pouco, quero nem ver se aparecer mais operadoras e provedores.
    Espero que dê certo aquele ajuste para R$3,19, vai ser a salvação do mundo.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Obrigatório = SCM no nome da contratante, PPRA/PCMSO, NR10 e NR35
    Exigem caminhão, banheiro químico, etc., igual à Calesc, do @marcioelias?
    Tenho que dar um jeito de falar com a CEMIG e pedir todas essas informações...

  18. #18

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Essas exigências é para credenciamento para trabalhar diretamente nos postes, poder lançar qualquer cabo em qualquer poste. Não temos isso tudo para pequenos trajetos e/ou atendimento a cliente.

    Em trajetos maiores contratamos terceirizadas, elas que se virem são pagas para isso!

  19. #19

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    @TsouzaR, entrei em contato com o pessoa da fitnetworks, os mesmos me orientaram dessa forma, fibra -- spliter 1/2 (um entra no pacpon o outro segue com emenda pro prox pacpon) -- emenda --- slpliter 1/2 e assim por diante, tava vendo a quantidade de emendas que teria na minha rede e mesmo assim estaria distribuindo via utp.

    Em relação a solução da volt, foi em relação a mesma ja ter uma solução pronta em rede giga, ter bateria que é alimentada em poe passivo pelo cliente (caso nenhum esteja ligado, a bateria segura por 6 h, eu acho), e teoricamente nao tão dificil de implementar.

    Realmente fibra na ponta pro cliente seria maravilhoso, mas realmente ainda são planos, ainda estou em ascensão na rede wireless e jé penso em oferecer esse diferencial aos meus clientes, mas nao tenho tanto capital assim.

    Na solução giga da volt (estou falando volt, pelo fato de eu ter tomado conhecimento de como funciona somente a solução deles). Eles tem uma opção onde é possivel colocar um conversor de fibra dentro do PD deles, entao, creio eu, que se é possivel colocar um conversor desse, é possivel fazer a mesma coisa com os pacpons, fibra, slipter, emenda, spliter e por ai vai, e em relação, no PD deles tem um switch gigabit, entao, teoriacamente o cliente estaria rececendo via cabo utp, uma conexao giga, só que vou "obrigar" o cliente a usar um roteador, e nao vao ser todos que possuem rede giga, entao meio que seguindo uma logica, teria sobra, pois estaria usando somente 100 MB e nao 1 GB.

  20. #20

    Padrão Re: Dúvidas sobre equipamentos de fibra optica, rede giga

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @TsouzaR, entrei em contato com o pessoa da fitnetworks, os mesmos me orientaram dessa forma, fibra -- spliter 1/2 (um entra no pacpon o outro segue com emenda pro prox pacpon) -- emenda --- slpliter 1/2 e assim por diante, tava vendo a quantidade de emendas que teria na minha rede e mesmo assim estaria distribuindo via utp.
    Isso aí que estávamos tentando te explicar.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    (caso nenhum esteja ligado, a bateria segura por 6 h, eu acho)
    E de noite, como faz? E se um certo ponto ficar sem ninguém ligado durante a noite toda enquanto alguém do outro lado da rede precisa muito acessar a Internet? 6h é só um pedaço da noite, uma hora a bateria acaba e a rede para.

    Com backbone em fibra, se o PD estiver sem cliente, ele desliga e isso não vai atrapalhar em nada o restante da rede.

    Calcule os gastos que você vai ter para montar uma rede UTP:
    - PD (geralmente custa mais de R$500 cada um) a cada 100m, mesmo se não tiver cliente (como vai ficar ligado?)
    - cabo de rede blindado custa mais que fibra (vi o Hércules por uns R$2,40/metro).
    - dependendo da concessionária de energia, vai sair mais caro o aluguel dos postes - como o marcioelias disse - e ainda vai ser mais difícil conseguir aprovação do projeto com energia na rede

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Realmente fibra na ponta pro cliente seria maravilhoso, mas realmente ainda são planos, ainda estou em ascensão na rede wireless e jé penso em oferecer esse diferencial aos meus clientes, mas nao tenho tanto capital assim.
    Estou pesquisando valores, aqui já está cheio de provedores wireless e pretendo começar já com fibra ano que vem (preferência para atendimento por UTP, inicialmente). Vou tentar arrumar dinheiro de tudo que é jeito, mas fazer rede UTP eu não vou mesmo. Sai mais caro e é pura gambiarra. Se não conseguir grana suficiente, vai ser wireless (com umas diferenças dos outros provedores) até ter recursos para cabear.
    Pesquise aí e veja qual é mais viável, fibra ou UTP.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Eles tem uma opção onde é possivel colocar um conversor de fibra dentro do PD deles
    Mais uma coisa para ficar ligada. Até onde conheço a solução da Volt, o PD deles é projetado para ligar somente o switch, nada mais. Como esse conversor de mídia vai ficar ligado lá dentro da caixa?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    que se é possivel colocar um conversor desse, é possivel fazer a mesma coisa com os pacpons, fibra, slipter, emenda, spliter e por ai vai
    Conversor de mídia só faz conexão ponto-a-ponto. Vai precisar de um conversor em sua central para cada PD. Cada conversor custa uns R$250. Pra manter 40 PDs, só na central vai R$10.000,00 em conversores, R$20 mil se contar com os que vão dentro da caixa na rua.
    Isso sem considerar que um cabo de 24 fibras, por exemplo, só iria ligar 24 PDs. Para ligar 128 precisaria de 1 cabo de 144 fibras, que custa uns R$15/metro.
    Usando OLT, teoricamente até com um cabo de 6 fibras você conecta todos PDs, ficando limitado só pela capacidade da OLT (uma para 128 ONUs custa quase R$5 mil).

    Analise aí. Pelo que já pesquisei rede UTP é a forma mais cara e ruim de mexer para atender por cabo.