+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Boa Tarde!

    Estou com um problema com um ponto a ponto feito com 2 APC's M5 e 2 antenas ubiquiti 34 dbi max gain. O enlace e de menos de 50 km. mais o sinal auxiliar de apc fica sempre em -99 dbm. e o ping e enlace ficam muito ruim. já fiz de tudo para melhorar o sinal e nada. Alguém pode me ajudar. De vez em quando sinal auxiliar fica em -17 dbm por alguns segundo e depois volta -99 dbm, ? segue print das telas. Obrigado!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         apc-cliente.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	187,4 KB
ID:      	56358Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         apc-ap.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	204,0 KB
ID:      	56359
    Última edição por kacco; 17-12-2014 às 21:40.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Já verificou os pigtails, visada, etc?

  3. #3

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    sim!

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Aconteceu hoje comigo,fomos fazer um enlace de 22 KM com antena de 34 db e APC 5 M,sinal chegou a dar -18 e sumia,os companheiros são experientes e já temos outro enlace com antena de 29 db,checamos tudo e nada,era sinal refletido e para piorar passa por cima de uma mata a 15 metros acima das arvores,realinhamos e fechou em -45,realinhe o máximo,use GPS e Bussola que se tiver visada limpa vai passar,isso tudo se você já simulou.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Cara sinceramente fiquei animado no início com esses APC mas hj depois de uns 6 meses eh pra decepção. Pra reside compra um par de rb912 com pigtails da algcom coloque e seja feliz.. Ah pegue os apcs bote debaixo do pneu do seu carro e passe por cima que VC ganha mito mapa.. Ah e respondendo isso eh pau no rádio. Já tive esse problema!!! Mais de uma vez.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Bom dia a todos. Geralmente é problema de pig.tail mesmo ou problema no radio. Ja verificou se esta com firmware mais recente?

    Tenho 02 enlaces com esse equipamento. Muito bom viu!!!

  7. #7

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Bom dia!

    Verifique e efetue alguns testes:

    Confirme a polarização, pela etiqueta atrás do APC 5M.
    Efetue o "Alinhamento de Antena”.
    Efetue uma "Analise de Espectro" de ambos os equipamentos.
    Atualizar o Firmware do equipamento que está configurado como Cliente.
    Faça um teste com outro PIGTAIL..
    Última edição por Suporte Intelbras; 18-12-2014 às 10:49.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Bom dia,

    Tenho 2 enlaces com esses equipamentos usando antenas ALGCOM de 34dbi e não tenho do que reclamar. Realmente são muito bons. Na imagem mostra que a firmware de um dos rádios está desatualizada, seria bom você estar atualizando pois isso influencia no bom desempenho do rádio. A meu ver, me parece que você está com problema nos pig tails ou na conexão dos mesmos. Se verificar no rádio há uma etiqueta o qual mostra as polarizações, verifique se não está invertido a conexão dos pig tails, tenho vários amigos que já inverteram e passou por despercebido.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Veja pelo seguinte lado:
    A sensibilidade do datarate de 150 a 300M é de -75, tá no datasheet:
    http://www.deliberant.com/media/files/APC%205M%20v2.pdf
    (O da Intelbras é igual, mais facil linkar esse)

    Veja que o ruído exibido é -95, que é a maior sensibilidade no datasheet, são medidos na maior sensibilidade (Que é com o menor datarate), a sensibilidade "que vale" é a do datasheet pro datarate escolhido (Por isso tem essa info no datasheet)

    Agora, SNR todos sabem que precisa ser grande, algo tipo 20dB pra datarate BAIXO tipo 40 ou 50M. Pra 300M praticamente TODA documentação sobre o assunto informa que o SNR mínimo requerido em 5GHz é de 30dBm.
    Veja aqui, página 4:
    http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs...hapter_011.pdf

    Googla por minimal snr required 802.11n, vai achar duzias de tabelas falando em coisa tipo 25dBm de SNR mínimo requerido pra datarate tipo 65M (MCS7, 20MHz, long-GI), então até que é POUCO exigir só 30dBm de SNR pra 300M.

    Se somar -75 com 30 dá -45.
    Já sabe seu problema, sinal baixo.

    A solução é aumentar o sinal (Pra -45) ou diminuir o datarate.
    Se baixar pra 120M a sensibilidade cai pra -86, se baixar pra 120M a potencia de saída pode passar de 27 pra 29dBm então o sinal deve subir um pouco, e MCS11 tem SNR mínimo requerido de 20dB, ou seja, -86 + 20 dá -66, uma boa margem de folga pra MCS11.
    (Talvez MCS12 ou 13 resolva, só testando)

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Vou trocar o os pig para ver... mais a polarização esta certa, já verifiquei. Obrigado a todos!

  11. #11

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Kacco,
    Se continuar, entre em contato conosco via telefone para analisarmos oque está ocorrendo.

    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

  12. #12

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    ok! obrigado! Entrarei sim.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Amigos, Muito obrigado, verifique e era o ping, aparentemente estava tudo bem por fora, bem isolado com fita auto fusão e ainda uma camada de fica isolante por cima, mais quando abrir estava suado por dentro. troquei o ping e consegui sinal -57/-64.

    Obrigado!

  14. #14

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Amigo se não usar pígtail de boa qualidade é dor de cabeça na certa.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Quem quiser comprar eu estou com um par desse APC 5M, tentei fechar um enlace de 8km com ele e só tive decepção. A verdade é que o enlace só fechou em bancada. Quando coloquei na torre não fechou nem com reza braba. Troquei pigtails, alinhei, mexer nas configs todas e nada. O curioso é que tenho um par de nano bridge fechando o mesmo enlace de boa. Acabei de comprar um par de rb912 e estou usando as APCs como peso de papel. Quem se interessar leva o par por R$ 500,00.

  16. #16

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Citação Postado originalmente por ronaldoipm Ver Post
    Quem quiser comprar eu estou com um par desse APC 5M, tentei fechar um enlace de 8km com ele e só tive decepção. A verdade é que o enlace só fechou em bancada. Quando coloquei na torre não fechou nem com reza braba. Troquei pigtails, alinhei, mexer nas configs todas e nada. O curioso é que tenho um par de nano bridge fechando o mesmo enlace de boa. Acabei de comprar um par de rb912 e estou usando as APCs como peso de papel. Quem se interessar leva o par por R$ 500,00.
    Ronaldo, Bom dia!

    Favor nos responder as perguntas abaixo.

    Qual a Antena utilizada?
    Qual o Sinal informado?
    Qual o Canal utilizado?
    Em Alinhamento de antena o que mostra em RSSI?
    Foi efetuado a Análise de espectro?
    Você pode nos enviar o resultado do LINKCALC?(http://redesoutdoor.intelbras.com.br...kcalc/linkcalc)

  17. #17

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Vamos lá:

    Estou usando Rocket Dish de 30dbi
    Testamos vários canais e praticamente nenhum deles fechou o enlace.
    Utilizamos quase todos os canais com regulamentação Brasil, sem sucesso.
    Com relação ao alinhamento eu não posso te dizer pq o enlace não foi fechado, porém eu tenho um nanobridge fazendo o mesmo enlace passando 36MB.
    Fiz a análise de espectro e procurei usar os canais menos interferidos.
    Segue abaixo o resultado do link calc.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2015-01-28 às 14.11.52.png
Visualizações:	198
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	57001

  18. #18

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Citação Postado originalmente por ronaldoipm Ver Post
    Vamos lá:

    Estou usando Rocket Dish de 30dbi
    Testamos vários canais e praticamente nenhum deles fechou o enlace.
    Utilizamos quase todos os canais com regulamentação Brasil, sem sucesso.
    Com relação ao alinhamento eu não posso te dizer pq o enlace não foi fechado, porém eu tenho um nanobridge fazendo o mesmo enlace passando 36MB.
    Fiz a análise de espectro e procurei usar os canais menos interferidos.
    Segue abaixo o resultado do link calc.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2015-01-28 às 14.11.52.png
Visualizações:	198
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	57001
    Olá ronaldoipm,
    Pelo ambiente, é possível fazer o enlace. Você poderia nos informar seu contato para podermos lhe auxiliar?

  19. #19

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Segue meu contato:
    Fone: (81) 86944291
    [email protected]

  20. #20

    Padrão Re: Problema com Ponto a Ponto APC! Sinal auxiliar em -99 dbi

    Podem ligar. Estou disponível.