+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Galera sou novo aqui ,estou com um probleminha que acho que vcs podem me ajudar.
    Estou com duas nanostation m5 conectadas uma em statio e outra como ap.
    Eu ja fiz varias configuraçoes e nao consigo subir a quantidade de megas.
    Tirei um print da tela principal .ta com 17 dbm de potencia .Sei que esta forte mas sempre que eu baixo ela cai mais ainda.
    Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.JPG
Visualizações:	176
Tamanho: 	104,5 KB
ID:      	56352

  2. #2

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Já tentou ajustar o Canal? como esta a visada? Qual a distancia do PTP?

    Citação Postado originalmente por marcio Ver Post
    Galera sou novo aqui ,estou com um probleminha que acho que vcs podem me ajudar.
    Estou com duas nanostation m5 conectadas uma em statio e outra como ap.
    Eu ja fiz varias configuraçoes e nao consigo subir a quantidade de megas.
    Tirei um print da tela principal .ta com 17 dbm de potencia .Sei que esta forte mas sempre que eu baixo ela cai mais ainda.
    Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.JPG
Visualizações:	176
Tamanho: 	104,5 KB
ID:      	56352

  3. #3

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Então eu não manjo quase nada de canal ,mas eu fiz umas variações e nesse onde tive melhor desempenho.
    A distancia é de 850 metros, não tenho certeza se tem obstáculos não da para ver direito.

  4. #4

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Amigo antes de mais nada veja como esta a visada se não tem nada na frente e veja tbm o alinhamento das antenas pra depois sim vc ajustar elas, como vc não sabe? não foi vc que fez a instalação?


    Citação Postado originalmente por marcio Ver Post
    Então eu não manjo quase nada de canal ,mas eu fiz umas variações e nesse onde tive melhor desempenho.
    A distancia é de 850 metros, não tenho certeza se tem obstáculos não da para ver direito.

  5. #5

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Sim fui eu quem fiz.É que tem um sobrado na frente de onde esta instalado o m5,entao eu usei um ferro de aproximadamente 5 metros com intençao de ficar mais alto que o sobrado mas nao tem como eu ter certeza !!

  6. #6

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    E depois do sobrado? do outro lado vc viu como esta a visada? tem algo na frente? Amigo na dúvida é melhor ver certinho antes de ajustar suas 5.8, veja como esta o alinhamento de cada antena, se não tem nada na frente, tudo isso interfere e muito, deve ser esse seu 1º problema, depois é só ajustar.
    Citação Postado originalmente por marcio Ver Post
    Sim fui eu quem fiz.É que tem um sobrado na frente de onde esta instalado o m5,entao eu usei um ferro de aproximadamente 5 metros com intençao de ficar mais alto que o sobrado mas nao tem como eu ter certeza !!

  7. #7

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Depois do sobrado a visada é limpa tenho certeza.

  8. #8

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Sinal -73 pra MCS2 (41,5M, datarate do TX na imagem) até que dá, segundo o datasheet a sensibilidade em MCS2 é -92, e MCS2 requer só uns 15dBm de SNR, poderia ser até -77.
    Mas pra MCS10 (81M) aí complica, MCS10 tem sensibilidade de -90, mas o SNR requerido é uns 17dBm, que dá na mosca em -73 (-90 + 17 = -73). E wifi nunca presta "na mosca", tem que ter folga por conta de reflexos e variações diversas no nível de sinal.

    Experimenta então ver certinho o alinhamento deles. Se estiver tudo ok vai ter que se virar com esses -73 mesmo (Que é pouco), pra isso terá que testar fixar em MCS9, ou talvez fixar em canal de 20MHz (81M é datarate de 40MHz, e 40MHz tem sensibilidade MENOR que 20MHz, ou seja, 40MHz precisa sinal mais alto que 20MHz, se seu sinal está baixo então devia evitar SNR alto e evitar 40MHz)

    (Pra fixar um datarate tem que desmarcar a caixa 'automatic'. Não precisa baixar muito tipo pra 13M, só de baixar 1 datarate (De MCS10 pra MCS9) a sensibilidade aumenta 2 ou 3dB, o SNR mínimo requerido diminui 1 ou 2 dB, e nalguns hardwares a potencia maxima de transmissão também aumenta, então só 1 MCS a menos pode fazer total diferença)

    Quanto ao Airmax ativado, eu NUNCA usaria isso se a disponibilidade de airmax fosse menor que 50%. A sua está em 17%.
    (Mas com sinal tão baixo (Pro datarate de 81M) ativar ou desativar airmax não faz efeito. Veja sempre no datasheet a sensibilidade, e aplique algo tipo 15 a 20dBm de SNR mínimo requerido (Se for pra datarates acima de 100M pense em 30dBm de SNR), assim fica fácil entender pra que datarates um determinado nível de sinal serve)

  9. #9

    Padrão Re: 2 nano m5 loco desempenho baixo

    Muito obrigado pela atenção galera .Ainda estou fuçando aqui!Como sou novato nessa tecnologia to apanhando bastante! Dai vou na persistência mesmo e vontade de aprender cada vez mais!!