+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Backup FreeNas

    Pessoal, bom dia.
    Estou com uma cruz pesada aqui. Vamos lá.

    Tenho um FreeNas (NAS-1) funcionando, este recebe o backup de todos os servidores da rede e esta alocado junto com os mesmos dentro do data center aqui da empresa.

    Montei outro FreeNas (NAS-2) para fazer backup do NAS-1, o NAS-2 está em outro local da empresa, para se caso o data center pegue fogo ou aconteça algum sinistro, tenha backup em outro lugar e não perderíamos informações.

    Agora é que vem o problema, não consegui de forma nenhuma fazer com que o NAS-1 envie todo o conteúdo de seu volume para o NAS-2, eu estou procurando algo que seja automático e que dispense intervenção humana.

    Agradeço qualquer ajuda.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Backup FreeNas

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Pessoal, bom dia.
    Estou com uma cruz pesada aqui. Vamos lá.

    Tenho um FreeNas (NAS-1) funcionando, este recebe o backup de todos os servidores da rede e esta alocado junto com os mesmos dentro do data center aqui da empresa.

    Montei outro FreeNas (NAS-2) para fazer backup do NAS-1, o NAS-2 está em outro local da empresa, para se caso o data center pegue fogo ou aconteça algum sinistro, tenha backup em outro lugar e não perderíamos informações.

    Agora é que vem o problema, não consegui de forma nenhuma fazer com que o NAS-1 envie todo o conteúdo de seu volume para o NAS-2, eu estou procurando algo que seja automático e que dispense intervenção humana.

    Agradeço qualquer ajuda.

    Abraço.
    1) Crie e Compartilhe uma pasta via NFS no servidor NAS2
    2) Crie um script com RSYNC no servidor NAS1 enviando todos arquivos da pasta onde estão o backup para a pasta compartilhada do servidor NAS2.

    Ja utilizei desta forma com vários servidores.

    funciona perfeitamente.

  3. #3

    Padrão

    Show, fiz o compartilhamento NFS, como são muitos os arquivos para copia e são gerados por dia, criei vários scrips, um para cada arquivo da semana. Teste e funcionou na boa !!!

    Valeu meu amifo, Abraço.

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    1) Crie e Compartilhe uma pasta via NFS no servidor NAS2
    2) Crie um script com RSYNC no servidor NAS1 enviando todos arquivos da pasta onde estão o backup para a pasta compartilhada do servidor NAS2.

    Ja utilizei desta forma com vários servidores.

    funciona perfeitamente.

  4. #4

    Padrão Re: Backup FreeNas

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Show, fiz o compartilhamento NFS, como são muitos os arquivos para copia e são gerados por dia, criei vários scrips, um para cada arquivo da semana. Teste e funcionou na boa !!!

    Valeu meu amifo, Abraço.
    show de Bola! só não esqueça de dar um clique ali na estrelinha

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Backup FreeNas

    Alissonx, me deparei com uma situação inusitada, o que estava acontecendo:
    A copia do nas1 para o nas2 estava em andamento quando o servidor do sql estava enviando um backup para o nas1, com isso o arquivo estava em uso e na verdade o backup parou de ser gerado e o arquivo que estava sendo copiado diariamente na verdade hera um arquivo muito antigo !!!
    Andei pesquisando sobre o rsync, existe a possibilidade de uma forma de sincronização entre o nas1 e nas2 ??? sem que ocorra o lance de a copia esta sendo feita no mesmo momento !!!
    Se conhecer, te agradeço muito !!! abraço !!!

  6. #6

    Padrão Re: Backup FreeNas

    @wnascimento, você terá que fazer no cliente um script para monitorar o termino do backup do MySQL, após isso ele terá que rodar o script de sincronizar arquivos para o NAS.

  7. #7

    Padrão Re: Backup FreeNas

    Boa tarde!

    Sei que já tem bastante tempo, mas você pode me orientar a configurar o Rsync para realizar um backup do storage para um HD com sistema operacional com windows?