Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Beleza pela explicação. Será que é mais seguro eu usar minha rede de hotspot com senha pra acessar a antena e depois uduário e senha pra autenticar o hotspot. Da forma que está hoje, a rede aberta e pede usuário e senha do hotspot. Será que é fácil alguém usufruir da minha rede sem eu saber? Tipo clocar mac ou ip.

  2. #22

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    man, se vc for usar hotspot para autenticar seus clientes, ponha regra para os clientes nao se enxergarem, o sistema de autenticação por hotspot é bom, vc pode agregar ip e mac para os clientes. outra coisa que vc pode fazer tambem é usar pppoe para autenticar seus clientes, então vc pode usar ou hotspot ou pppoe.

  3. #23

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    É dificil alguem "descobrir"usuario e senha, mas tem como um usuario ser utilizado por duas ou mais pessoas, tanto no hotspot quanto no ppoe. Mas em ambos tem como configurar para se usar somente 1 pessoa por usuario, ou amarrar o mac para o usuario. E vc pode usar o hotspot junto com ppoe.

  4. #24

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Cardoso, entedi todas as suas explicações. Eu já perguntei á vários foruns sobre a maneira correta de fazer P2P no mikrotik RB 750 versã 6.23 controle do torrente. Nesta nova versão não tem Global_In e nem Global_Out. Só tem Global. Alguém saberia fazer a regra pra controlar o uso do torrente na rede.

  5. #25

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Amigos, qual o modelo e marca de CPE que eu devo usar nos clientes mais próximos até 2km? Considerando a evolução tecnologica em 2014. Lembran que minha rede ainda é 2.4 ghz.

  6. #26

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Boa noite.
    Depende do que vc ta usando pra transmitir.
    Se vc tá transmitindo em 2x2, Rocket M2 ou afins, pode usar Nano 2 1x1, Nano M2 2x2, CPE Tp Link e afinds, agora se vc transmitir 1x1, exemplo Bullet, RB com cartao 1x1, vc soh pode usar no cliente CPE ou Nano 2 que sao 1x1.
    Resumindo Transmitindo 2x2 - cliente 2x2 ou 1x1
    Transmitindo 1x1 - cliente 1x1

  7. #27

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Cardoso, eu uso apenas antena onminidirecional de 15 dbi + mikrotik rb 750 e switch. Só isso q eu uso.

  8. #28
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    engraçado o cara esta pedindo ajuda de como atender o cliente dele, e a maioria esta pedindo para ele trocar de 2.4 para 5.8 e quase não estão respondendo, ou ajudando.

    é coisa simples amigo, retirar a CPE que esta no seu cliente colocar um par de nano m5 em bridge, até o primeiro cliente e colocar mais um par, do primeiro pra o seu segundo cliente tambem em bridge, assim voce pode monitorar os 2 cliente do seu servidor.

  9. #29

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Genis, estou respondendo o que ele pergunta, já disse isso que vc tambem respondeu, só que ele pergunta outras coisas.
    Agora mesmo, voce tem uma omni de 15dbi, mas qual equipamento está acoplado nela para transmitir?

  10. #30

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Colegas, eu tenho uma antena onminidirecional de 15 dbi ligado no Pcba greetek 700mw , q está bem perto da antena. Tem um cabo j45 q desce uns 15 metros que encaixa no poe pra ligar pcba greetek 700mw. De pois ligo a lan q fica perto do conector poe em uma das portas do mikrotik. Eu comprei esse kit de antena no mercado livre. O kit vem: Antena onminidirecional+pcba greetek 700mw+ mikrotik. Genis, esse modelo cpe nano m5, qual é a antena? Coloquei esse nome no mercado livre e apareceu várias antenas dizendo nano loco m5, nano station m5 e etc...

  11. #31

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    engraçado o cara esta pedindo ajuda de como atender o cliente dele, e a maioria esta pedindo para ele trocar de 2.4 para 5.8 e quase não estão respondendo, ou ajudando.

    é coisa simples amigo, retirar a CPE que esta no seu cliente colocar um par de nano m5 em bridge, até o primeiro cliente e colocar mais um par, do primeiro pra o seu segundo cliente tambem em bridge, assim voce pode monitorar os 2 cliente do seu servidor.
    amigo, todos nós, inclusive vc está dizendo para o amigo deixar a 2.4 e ir de 5.8!! e diz que não estamos ajudando ou nao estamos respondendo, boa essa, quase que vc deu um ctrl + C e um ctrl + V das nossas respostas. mas enfim a intenção do forum aqui é ajudar, e como já percebemos o amigo williantorre está começando na área e nao entende muita coisa. pois quando falamos de transmissão e vem e fala de autenticação, quando falamos de autenticação e vem e fala de regra para controle de torrent, quando falamos de torrente ele vem e fala outra dúvida dele. mas é isso mesmo, muitos de nós ja passamos por isso tambem.

  12. #32

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    bom amigo Williantorre,
    seguinte, nao sei se onde vc atua existem outros concorrente, se ha, procure saber qual frequencia, equipamentos, link, preços que ele pratica. ok? se não ha concorrentes parabens, vc pode até iniciar suas atividades com uma antena omini de 15dbi e o seu pcba greetek com 700mw de potencia (lembre-se o seguinte: nao precisa de tanta potencia, pois quanto mais potencia, mais ruido na sua rede. ).
    para vc trabalhar em 2.4 ghz tem uma antena da intelbras wog 212 que são muito boas. eu usei bastante elas.
    então tendo uma antena omini, um radio que no seu caso é pcba greetek, um mikrotik bem configurado, já dá pra começar a transmitir sinal.
    agora vamos ao seu problema.
    pode transmitir sinal normalmente em 2.4 para o seu cliente 01.// la no seu cliente 01 vc poe um caixa hermetica proximo a antena 2.4 dele (aquela que vc colocou para receber sinal da sua torre) agora vc pode por um switch dentro da caixa e ligar uma outra antena que pode ser uma de sua preferencia se tiver grana ponha uma 5.8 senao ponha uma 2.4 mesmo virada ou apontada para o seu cliente 02 que pode ser tambem uma intelbras wog 212, e dependendo da antena escolhida ponha uma igual no seu cliente 02. ok? entendeu? acho q é isso. ou seja, existem varias maneiras de atender seus clientes. basta meter a cara. esclarecer as dúvidas e sucesso man.

  13. #33

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Portilho entendi. Na minha região tem apenas 01 concorrente que fornece internet somente cabeada. Ele coloca em cada 80 a 100 metros uma Switch em cada poste. Então, não tem como eu tirar dúvidas com ele pois ele não tem internet via Wifi. Suas orientações eu entendi. Irei comprar essas antenas intelbras wog 212 que você sugeriu e para visada direta coloco uma antena 5.8 ghz. Referente a antena cpe intelbras wog 212. Qual os wats que tenho que comprar? No mercado livre tem essas antenas de 400mw, 500mw e 26dbi ou 27dbi. Cada anunciante divulga uma potência e referencia diferente para a mesma antena. Quando eu faço algumas perguntas diversificadas é porque eu estou passando pela dificuldade, e uma situação leva a outra. Vou lhe dar um exemplo; Eu tenho apenas 10 MB de internet velox. Tenho 9 clientes, cada cliente recebe a velocidade que tem naquele momento. Só que na minha rede, tem clientes que utilizam u torrent, e quando utilizam u torrente, eles levam a banda da internet toda, deixando até eu sem conseguir entrar na internet. Eu tenho 11 pessoas que querem entrar na minha rede. Só que eu não vou colocar ninguém agora. Primeiro vou organizar a rede, colocando mais 10MB, ou seja, irei ficar com 20MB por enquanto, vou configurar o Mikrotik Rb750 para limitar u torrent para não ninguém levar a banda toda ( até hoje nos outros foruns ninguém soube dizer como fazer a regra no mikrotik, sobre a limitação do torrente na nova versão da RB750 v6.23). Preciso aprender como configurar o Mikrotik pra acessar as antenas depois de instaladas. Preciso entender se essas 09 pessoas que eu tenho na rede se o mikrotik tem um bom processamento pra atender todas as solicitações de banda, e se um mikrotik vai aguentar as transmissões de dados. Imagine 20 pessoas conectadas acessando youtube e baixando tudo que veem pela frente. Como vai reagir o mikrotik? Tenho que testar... Por isso que eu pergunto algumas coisas que talvez fuja do título principal, por que uma coisa liga outra. Eu prezo muito por qualidade. Se for pra ficar com 10 clientes, eu fico, desde que a rede fique com qualidade, pra mim está ótimo. Eu também faço muita pesquisa no youtube e google que ajuda muito.

  14. #34

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    engraçado o cara esta pedindo ajuda de como atender o cliente dele, e a maioria esta pedindo para ele trocar de 2.4 para 5.8 e quase não estão respondendo, ou ajudando.

    é coisa simples amigo, retirar a CPE que esta no seu cliente colocar um par de nano m5 em bridge, até o primeiro cliente e colocar mais um par, do primeiro pra o seu segundo cliente tambem em bridge, assim voce pode monitorar os 2 cliente do seu servidor.
    Creio que você só repetiu o que outros já disseram.

    O autor do tópico pode estar meio perdido mesmo, mas com calma e troca de ideias ele vai conseguir.
    Primeiro @williamtorre gostaria de saber se você precisa só atender este último cliente sem visada ou pretende atender a vários outros futuros clientes?
    Se esta última opção for o objetivo, então pensa em fazer uma repetidora completa, recebendo em 5.8 da sua base e daí então passando para 2.4 para atender seu cliente que já está em 2.4 ou então fazer logo tudo em 5.8
    Esta é uma situação.

    Mas se for só para atender um ou dois clientes, não esquenta com 5.8.
    Sei que a maioria vai cair em cima, mas a verdade é que se você tem sinal bom, 2.4 vai atender bem.
    Nossos concorrentes estão em 5.8 e não dão planos de 1 mega. E nós temos planos de 1 mega a grande maioria e navegam. Até cliente de 2 mega navega em 2.4
    Logicamente que não somos um provedor grande com 500, mil ou mais clientes.
    Não gosto muito quando vejo generalizações. Cada ambiente tem suas peculiaridades e o que pode funcionar para uns talvez não funcione para outros. Temos clientes em 5.8 também. Mas já pegamos casos onde o 5.8 ficou ruim e o 2.4 atendeu muito bem. Tudo é questão de visada e capacidade de clientes que podem estar online no AP
    Você pode até ter dezenas de estações aparecendo num site survey, mas o que realmente importa é com quanto de SNR está chegando o sinal no seu cliente e o mesmo vale para o retorno do cliente para a base. O que importa é como está a ocupação do canal que você está usando e os canais adjacentes. Mesmo com outras estações no seu canal, se tiver uma relação sinal x ruído alta, um SNR acima de 30, 35 já vai conseguir uma boa conexão.
    Então a minha sugestão se o caso for para atender só este cliente longe sem visada, seria colocar o rádio no cliente intermediário como AP+WDS. Assim, voce atende normalmente seu cliente no meio e cria uma estação AP para que o cliente longe se conecte nela.
    Configura a primeira estação também como AP+WDS.

  15. #35

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    williantorre, então? como vc optou em autenticar seus clientes?

  16. #36

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Meus clientes eu autentico via hotspot. A página pede usuário e senha pra todos na minha rede. E todos acessam a internet sem regra. Ainda não coloquei regra, pois quero organizar a rede.

  17. #37

    Padrão Re: Qual a melhor antena e configuração para fazer ponto a ponto na frequência 2.4 ghz ou 5 ghz?

    Colega, beleza! Eu por enquanto não tenho planos de fazer uma repetidora completa. Quero atender apenas 1 cliente distante. Primeiro quero aprender os macetes de Telecomunicações e depois expandir um pouco a rede. Sou cauteloso nas minhas ações. Mas, entendi todos os procedimentos que vcs me passaram.