+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Blz vou comprar um par para testes, me diz aonde compro com preço bom.
    Estou pegando os meus com o pessoal da Connectivita (do link que postei acima). Pago no cartão de crédito e se precisar parcelo e mando ver. Estão me atendendo muito bem.

    Já comentei com eles que eles estão pecando por duas coisas: Não terminar o novo site logo e não fazer propaganda aqui no fórum rs! Prometeram que semana que vem os dois pontos serão resolvidos.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Curiosa essa parte. Ele tem ajustes tipo ack-timeout, lifetime ou timeout de frame, beacon?

    Isso me abriu um mundo de possibilidade, 802.11 insistem na menor latencia possível e agora suspeito que o preço disso é instabilidade.
    Rubem, eu creio que não tenha. Virei ele do avesso aqui e ao menos que tenha deixado passar não encontrei.
    De acordo com o que aprendi, ele é projetado para se auto ajustar as situações e necessidades do ambiente.

    Tirei 3 prints aqui para compartilhar com vocês:

    Eles estão configurados no modo Flexible e neste momento existem clientes navegando em cima ou seja, como a prioridade foi "SEND" ele ajustou tudo o que podia para o envio. Testei de RB a RB (pois "atrás" de cada um tenho uma RB) Dá uma olhada como ele mantem a taxa.

    http://nsae02.casimages.net/img/2015...5007858551.jpg

    Nesta imagem é o teste de um para outro com clientes navegando em cima.

    http://nsae02.casimages.net/img/2015...5008547388.jpg

    Abaixo é a tela de config dele, simples assim:

    http://nsae02.casimages.net/img/2015...5821699695.jpg

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    vote 3 obamas ja da pra comprar licenciado usado.
    Fui ler para comentar com vc pq na linha PTP estou bem enferrujado.

    PTP 250 - 5.4 e 5.8. Até 220mbps e 30km
    PTP 500 - 5.4 e 5.8. Até 105mbps e 100km (o manual fala em 250km.... mas...vc entendeu rs)
    PTP 600 - 2.4, 4.5, 4.9, 5.4, 5.8, 5.9. Até 300mbps e novamente o manual fala em 200km
    PTP 800 - 7, 11, 18 e 23ghz - (microondas) 368mb FULL DUPLEX.


    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Experiencia com AC... Comprei um par de Rocket AC, para um enlace com menos de 12KM, na modulação 80Mhz não consegui passar nem 10MB, não testei outra modulação, pois comprei ele para essa finalidade... fiz de tudo, alinhamento das antenas, cabo blindado, aterramento, etc... mas não fui feliz... estou com o par aqui.. quem quiser comprar é so entrar em contato [email protected] esta tudo novinho comprado a menos de 20 dias...
    Aqui eu tenho um par de 921AC e um par de SXT AC... faz a MESMA coisa que a linha anterior.
    Quanto ao seu Rocket você já atualizou ele com a ultima firmware? Vi bastante gente com esse problema que instalou a ultima firmware e adeus problemas.

    Qual antena está usando ? Diminui o tamanho do canal dele.

  2. #82

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zucchi qual a abertura desses ePMP? Preciso atender 2 ponto que deve ficar a uns 60 a 70° um do outro, nao queria ter que instalar uma basestation pra isso. Chego a testar esse ePMP como painel?

  3. #83

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi qual a abertura desses ePMP? Preciso atender 2 ponto que deve ficar a uns 60 a 70° um do outro, nao queria ter que instalar uma basestation pra isso. Chego a testar esse ePMP como painel?
    Você diz qual a abertura do ePMP INTEGRADO é isso? O radinho que usamos para CPE?

    Vc quer usar ele como se fosse o AP é isso? Se sim, a abertura de antena do modelo integrado é de 30º. No seu caso seria bom usar o painel setorial mesmo.

    OBS: Preciso corrigir um erro meu acima pois confundi os números referente a latência. No cenário SEM O USO DO GPS ele fica em 6ms ou seja, esta é a latência para o PTP por exemplo.

    Com GPS - PTMP entre 15 a 17ms (o meu aqui fica sempre fixo em 15).

    Corrigindo: LATENCY (nominal, roundtrip) 6 ms (Flexible Frame Mode) , 15/17 ms (GPS Sync Mode)

  4. #84

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Isso quero usar ele como ap, ja tenho a basestation vou falar com financeiro e pra pegar um conectorizado sem gps, pois vao ser nao mais que 4 estaçao e 10mb de trafego.

    Com essa lactencia de 6 melhoro bem, pois é oq tenho atualmente com nv2 em media em cada ptp.

  5. #85

    Padrão

    Olá Zuchi. Em um momento atrás fiz uma pergunta para vc relativo a ccq, vc ficou de verificar. Consegui saber sobre esse problema??

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá Zuchi. Em um momento atrás fiz uma pergunta para vc relativo a ccq, vc ficou de verificar. Consegui saber sobre esse problema??
    Dulio, vi sim mas ainda não cheguei a uma conclusão que mata a sua duvida (mandei um e-mail para a Adriana, estou aguardando a resposta). O ePMP não tem CCQ visível/aparente.

  7. #87

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zucchi consegui me desfazer das minhas bugadas rb921 metal AC rsrsrs. Te pergunto sera que esse ePMP mesmo falando em fazer apenas 30km 200mb nao consegueria me entregar pelo menos 150mb em 40km com dish de 34dbi e sinal atual c/ rb912 em -40

  8. #88

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi consegui me desfazer das minhas bugadas rb921 metal AC rsrsrs. Te pergunto sera que esse ePMP mesmo falando em fazer apenas 30km 200mb nao consegueria me entregar pelo menos 150mb em 40km com dish de 34dbi e sinal atual c/ rb912 em -40
    @JonatMT, eu realmente não saberia dizer qual é o desempenho do equipamento nesta distância mas teoricamente ele o faria. Com antenas ALGCOM e bem alinhado pode ser que nos surpreenda.

    TRANSMIT POWER RANGE: -17 to +30 dBm (combined, to regional EIRP limit) (1 dB interval)

    Acima dos 20/30km a Cambium recomenda outros equipamentos mas ai temos que saber se ele realmente não faz ou se é para vendar outras linhas concorda? Dá uma olhada neste: http://www.connectivitatelecom.com.b...tp-250-256mbps

    Você não tem onde usar o par de rádios conectorizado caso ele não desempenhe legal nesta distância? Acredito que só testando mesmo.

  9. #89

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zucchi ter eu até aonde usar, o ruim seria perder 2 a 3 dias instalando novas parabolas 30dbi algcom somente para teste e no final na render... Mas pelo visto nao vou ter outra saida, essa linha 250 custa muito caro. E com um cadinho a mais se entra de radio digital.

  10. #90

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Pessoal para constar... atualizei os rádios, e agora estão funcionando perfeitamente bem, deixei a modulação em automático, assim o rádio faz a troca quando necessário, por fim, segundo testes do próprio equipamento, esta passando 190MB-full nesse ptp de 11km, não tive como fazer mais testes pois o mesmo se encontra em produção, nesse mesmo dia que subi esse ptp, choveu muito e ele funcionou normal, depois das chuvas tivemos muitos problemas com energia, o que fez com que um dos lados parassem de enviar dados, achei que fosse necessário eu ir ate o ponto remoto para desligar e ligar a fonte do rádio, mas para minha surpresa consegui acessa-lo normalmente e reiniciar, e tudo voltou ao normal, já se faz uma semana que esta em produção. "detalhe rocket m5 AC-Lite", depois de passar por muitos problemas, e com tanta interferência, jurei para mim mesmo, que a partir de hoje não faço mais ptp de longa distância com esses equipamentos, agora vai ser somente rádio licenciado, dessa forma vou conseguir entregar um serviço estável e com qualidade para os meus clientes, sem contar com a confiabilidade e robustez que esses equipamentos nos proporcionam. inclusive esse ptp de 11km vai ser substituído por rádios licenciados.. abraço a todos.
    Amigo, que bom que conseguiu arrumar seu enlace mas permita-me uma dica: Aqui no Brasil criou-se a cultura de rádios UBNT e Mikrotik "WIFI 802.11X" para fazer um serviço do qual eles foram adaptados. Na sequencia acabamos por esquecer outras solução em frequencia aberta.

    Um rádio licenciado os custos são altos, tanto de implantação quando de licenciamento. Se a TIA ANA pega é a maior dor de cabeça e ferro. De uma olhada na linha PTP250 da Cambium e o que ela faz. Se precisar de algo posso te ajudar.

    http://www.connectivitatelecom.com.b...tp-250-256mbps

    Eu não tenho ideia de valores certas de radios digitais, mas o que vejo por ai são 12k, 16k, 22k...

  11. #91

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi ter eu até aonde usar, o ruim seria perder 2 a 3 dias instalando novas parabolas 30dbi algcom somente para teste e no final na render... Mas pelo visto nao vou ter outra saida, essa linha 250 custa muito caro. E com um cadinho a mais se entra de radio digital.
    @JonasMT, comi bola. Me passa as coordenadas GPS do seu enlace e deixa eu te mandar o estudo feito com o link planner. Conversei com o pessoal da Cambium, ele faz essa distancia sim com as antenas da ALGCOM e no software já te dá quanto de banda ele vai passar.

    Pode mandar para [email protected]

  12. #92

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zucchi, ja esta no seu email.

  13. #93

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi, ja esta no seu email.
    Jonas, quando fizer o enlace posta o resultado para gente ver se ficou bom, pois estou querendo fazer um link com os ePMP mas estou esperando vc ser a cobaia. kkkkkkkkkkkkk

  14. #94

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Jonas, quando fizer o enlace posta o resultado para gente ver se ficou bom, pois estou querendo fazer um link com os ePMP mas estou esperando vc ser a cobaia. kkkkkkkkkkkkk
    Alguem vai ter que ser né ahuhauahuaahuauhau. A linha AC tanto mk quanto UBNT por hora to fora, gastei perto de 1.400,00 no lançamento da rb921 pra nada.

    Pretendia esperar o Airfiber 5X mas esse ainda vai demorar, unica coisa que me precoupa no epmp é lactencia. Pois pretendo usar em um enlace c/ 5 salto

  15. #95

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Alguem vai ter que ser né ahuhauahuaahuauhau. A linha AC tanto mk quanto UBNT por hora to fora, gastei perto de 1.400,00 no lançamento da rb921 pra nada.

    Pretendia esperar o Airfiber 5X mas esse ainda vai demorar, unica coisa que me precoupa no epmp é lactencia. Pois pretendo usar em um enlace c/ 5 salto
    Podemos dizer que o @Zucchi foi a cobaia... sem alarme, sem diz que diz, na calada da noite ele testou e teve sucesso. Acho que agora é só ir em frente, pois o valor deste equipamento comparado com o que de corriqueiro se utiliza, que é ubnt e mikrotik, os resultados são superiores e a um custo compatível... Eu não aguento mais ver ubnt e mikrotik parando do nada... hoje foi outro dia desses. Ubnt até que é melhor neste quesito, pois quando para daí é só encostar num canto. Mikrotik por outro lado não para de todo. Ele fica incomodando, travando, reinicia e dali a algumas horas ou dias ele vai incomodar de novo.

  16. #96

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Podemos dizer que o @Zucchi foi a cobaia... sem alarme, sem diz que diz, na calada da noite ele testou e teve sucesso. Acho que agora é só ir em frente, pois o valor deste equipamento comparado com o que de corriqueiro se utiliza, que é ubnt e mikrotik, os resultados são superiores e a um custo compatível... Eu não aguento mais ver ubnt e mikrotik parando do nada... hoje foi outro dia desses. Ubnt até que é melhor neste quesito, pois quando para daí é só encostar num canto. Mikrotik por outro lado não para de todo. Ele fica incomodando, travando, reinicia e dali a algumas horas ou dias ele vai incomodar de novo.
    Na calada da noite rolei aqui rs!

    Já enviei a documentação para o @JonasMT para ele validar, ver se não deixei passar nada. Fichou show de bola até mesmo com interferência !

    Quanto a latência, os 6ms são o de menos. Basicamente toda a linha de rádios ePMP ou PTP tem essa latência entre 4 a 7ms. Mais baixo que isso só partindo mesmo para os rádios digitais.

  17. #97

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @rpassistencia qual era a lactencia nesse seu ptp e banda passante?

    To pedindo amanha cedo os ePMP para teste em 38km com algcom 0,60cm

  18. #98

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    estou verificando essa possibilidade.... mas eu ja tenho contratos com a wi2be, como temos scm e estação licenciada nossos rádios tambem são licenciados, assim evitamos problemas com a tia Ana... mas agradeço pela dica, ja estamos olhando, so tenho receio de pagar esse valor e não ficar satisfeito... desde ja muito obrigado.
    Cara, me passa um e-mail - [email protected] com as coordenadas do PONTO A e do PONTO B, bem como a altura da sua torre e a interferencia da sua região - -70, -80, etc...

    Eu faço o estudo para você no Link Planner e te envio. Simulamos 2 cenários o PIOR com MUITA interferencia e o mais otimista e te envio.

    A linha da Cambium FAZ EXATAMENTE o que o software diz. Pode comprar com segurança.

  19. #99

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Muito obigado @rpassistencia, achei a lactencia muito alta e varia pra caramba hem.
    @Zucchi, financeiro aprovo aqui to boletando o primeiro par de ePMP pra usar com algcom.

  20. #100

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Muito obigado @rpassistencia, achei a lactencia muito alta e varia pra caramba hem.
    @Zucchi, financeiro aprovo aqui to boletando o primeiro par de ePMP pra usar com algcom.
    Boa, show de bola!
    Estou começando a mexer nos seus outros enlaces daqui a pouco