Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Serios problemas com WebMikrotik

    Olá amigos alguem de vcs ja passaram por problema de autenticação com WebMikrotik? Aqui meus clientes muitos estao reclamando dando senha invalida e a questao de ips, o webmikrotik manda um Ip e a maquina recebe outro , alguem poderia mim ajudar

    detalhe uso hotspot

    Abraços Felipe

  2. #2

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Pode ser problema de comunicaçao com o servidor deles, dar um ping da sua rede para o servidor de autenticacao deles, pode ser que atrasa demais a comunicacao e ocorre alguma duplicidade nos dados ....

    vc ja usou ou usa ele amigo

  3. #3

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Pode ser problema de comunicaçao com o servidor deles, dar um ping da sua rede para o servidor de autenticacao deles, pode ser que atrasa demais a comunicacao e ocorre alguma duplicidade nos dados ....
    Ping 60 a 74 ms

  4. #4

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por netline Ver Post
    Olá amigos alguem de vcs ja passaram por problema de autenticação com WebMikrotik? Aqui meus clientes muitos estao reclamando dando senha invalida e a questao de ips, o webmikrotik manda um Ip e a maquina recebe outro , alguem poderia mim ajudar

    detalhe uso hotspot

    Abraços Felipe
    Um detalhe a mais para poder entender o problema:
    Isso começou a acontecer de repente? Faz algum tempo que vinha trabalhando normalmente?

    Não me parece ser problema com o webmikrotik, uma vez que a autenticação não depende do servidor webmikrotik estar ativo ou não.
    O webmikrotik não é um servidor de autenticação. A autenticação é feita diretamente no mikrotik.
    Tenho salientado isso inúmeras vezes. A vantagem que vejo em relação a outros sistemas que ficam hospedados localmente, é que o serviço não depende do gerenciador. O que o gerenciador faz é escrever algumas poucas regras no mikrotik, de autenticação, escrever os planos, manter os cadastros de Users atualizado e ler informações do log do mikrotik para formar os relatórios de conexão. Mesmo se o servidor webmikrotik estiver fora, o que é raro, quando retorna ele vai atualizar o que for preciso.

    E também não dever ser erro de comunicação do gerenciador com o mikrotik pois quando isso ocorre retorna uma mensagem de erro do ajax.

    Uma pergunta que cabe aqui: você usa o hotspot com dhcp?
    Pois este tipo de erro acontecia conosco quando usavamos o mk-auth com dhcp. Depois que passamos para if fixo, nunca mais aconteceu com o mk-auth.

    O que acontece? Com o dhcp ativado, cada cliente pode ter variação do IP que recebe. O hotspot dá sempre preferencia para o mesmo ip que o cliente já pegou anteriormente, o que fica registrado em Leases.
    Mas por algum problema que não conseguimos identificar, o Leases do Mikrotik não trabalhava corretamente ou alguma configuração que fazíamos não permitia este trabalho de forma adequada.
    Então acontecia de muito "rolo" nas autenticações.
    E a culpa não era do mk-auth mas do próprio mikrotik

    Por isso acho que o problema está no mikrotik

    Outra situação que pode estar ocorrendo é falta de sincronismo entre o que está no cadastro do webmikrotik e o que está no User do mikrotik.
    Isto pode ocorrer quando se faz muita manutenção de clientes diretamente no mikrotik. Obviamente pode ocorrer uma discrepância entre os dois cadastros.
    Por isso a recomendação é que sempre se use o webmikrotik para atualizar as informações do mikrotik, principalmente nunca ficar cadastrando Users diretamente no winbox. Se fizer isso, o usuário vai estar no User do mikrotik mas não no cadastro do webmikrotik

    Se for isso, você pode facilmente resolver a situação mandando fazer a sincronização do webmikrotik com o mikrotik. Mas se o problema está acontecendo com clientes cadastrados só no mikrotik daí vai ter que cadastra-los no webmikrotik.

    Uma situação que tem ocorrido aqui é algumas vezes um cliente autenticar mas não conseguir sair da central do cliente. Dá um erro de redirecionamento. Mas notamos que ao abrir com outro navegador ele consegue. Ou então escrever diretamente o ip do servidor mikrotik na barra de navegação.
    Normalmente uma limpeza básica na máquina do cliente resolve o problema. Mas pouco tempo depois retorna, o que nos leva a crer que é algum tipo de vírus ou spyware que modifica alguma coisa no navegador.

  5. #5

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Bom dia amigo, eu uso webmikrotik e aconteceu a mesma coisa comigo mas, o problema é como o amigo 1929 falou. Eu usava hotspot com dhcp ativo e todo dia era esse problema... mais ai eu desativei o dhcp e coloquei ip fixo e nunca mais esses problemas voltaram. Esquece DHCP e mude para IP FIXO que voce tem um controle bem melhor acesso remoto etc... etc...

  6. #6

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Um detalhe a mais para poder entender o problema:
    Isso começou a acontecer de repente? Faz algum tempo que vinha trabalhando normalmente?

    Não me parece ser problema com o webmikrotik, uma vez que a autenticação não depende do servidor webmikrotik estar ativo ou não.
    O webmikrotik não é um servidor de autenticação. A autenticação é feita diretamente no mikrotik.
    Tenho salientado isso inúmeras vezes. A vantagem que vejo em relação a outros sistemas que ficam hospedados localmente, é que o serviço não depende do gerenciador. O que o gerenciador faz é escrever algumas poucas regras no mikrotik, de autenticação, escrever os planos, manter os cadastros de Users atualizado e ler informações do log do mikrotik para formar os relatórios de conexão. Mesmo se o servidor webmikrotik estiver fora, o que é raro, quando retorna ele vai atualizar o que for preciso.

    E também não dever ser erro de comunicação do gerenciador com o mikrotik pois quando isso ocorre retorna uma mensagem de erro do ajax.

    Uma pergunta que cabe aqui: você usa o hotspot com dhcp?
    Pois este tipo de erro acontecia conosco quando usavamos o mk-auth com dhcp. Depois que passamos para if fixo, nunca mais aconteceu com o mk-auth.

    O que acontece? Com o dhcp ativado, cada cliente pode ter variação do IP que recebe. O hotspot dá sempre preferencia para o mesmo ip que o cliente já pegou anteriormente, o que fica registrado em Leases.
    Mas por algum problema que não conseguimos identificar, o Leases do Mikrotik não trabalhava corretamente ou alguma configuração que fazíamos não permitia este trabalho de forma adequada.
    Então acontecia de muito "rolo" nas autenticações.
    E a culpa não era do mk-auth mas do próprio mikrotik

    Por isso acho que o problema está no mikrotik

    Outra situação que pode estar ocorrendo é falta de sincronismo entre o que está no cadastro do webmikrotik e o que está no User do mikrotik.
    Isto pode ocorrer quando se faz muita manutenção de clientes diretamente no mikrotik. Obviamente pode ocorrer uma discrepância entre os dois cadastros.
    Por isso a recomendação é que sempre se use o webmikrotik para atualizar as informações do mikrotik, principalmente nunca ficar cadastrando Users diretamente no winbox. Se fizer isso, o usuário vai estar no User do mikrotik mas não no cadastro do webmikrotik

    Se for isso, você pode facilmente resolver a situação mandando fazer a sincronização do webmikrotik com o mikrotik. Mas se o problema está acontecendo com clientes cadastrados só no mikrotik daí vai ter que cadastra-los no webmikrotik.

    Uma situação que tem ocorrido aqui é algumas vezes um cliente autenticar mas não conseguir sair da central do cliente. Dá um erro de redirecionamento. Mas notamos que ao abrir com outro navegador ele consegue. Ou então escrever diretamente o ip do servidor mikrotik na barra de navegação.
    Normalmente uma limpeza básica na máquina do cliente resolve o problema. Mas pouco tempo depois retorna, o que nos leva a crer que é algum tipo de vírus ou spyware que modifica alguma coisa no navegador.

    amigo seu comentário bate com meu problema
    faz cerca de uma semana que contratei mais so tive problemas vo dizer uq to passando

    O cliente abre a pagina de login blz, mais coloca seus dados e da invalido, as vezes conecta mais mostra que a pagina nao pode se exibida,

    Ai eu vejo nos logs que o cliente pega dois ips, issso ta dando uma confusão imensa, so deus sabe nao sei se é configuração se tivece como algum de vcs mim ajudar em ver as regras do meu mikrotik eu agradeceria

    skype: [email protected]

    Abraços Felipe

  7. #7

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    A origem do problema é no DHCP do mikrotik
    Como eu disse, quando usava mk-auth aconteceu a mesma coisa.
    Quando migrei para o webmikrotik já migrei com ip fixo.

    Faz uma conferencia no mikrotik, lá em IP-> DHCP Server -> Leases e vê se não tem dois registros para o mesmo cliente.
    Por algum motivo que eu não sei, pode até ter sido configuração errada no mikrotik, mas a verdade é que o DHCP não funcionava como era esperado.

    Você pode fazer uma coisa que não vai comprometer seu mikrotik
    Vai no gerenciador e abre no menu "controle da rede"
    Daí no canto superior esquerdo logo abaixo de adicionar voce vai encontrar o servidor mikrotik cadastrado no gerenciador. Ali você vai achar duas opções.
    O X é para eliminar o servidor. Não faz isso.
    Ao lado tem a opção "gerenciar este servidor".
    Vai abrir algumas opções. Seleciona "sincronizar servidor".
    Daí aguarda ele fazer o sincronismo entre o gerenciador e o servidor mikrotik
    Você pode até acompanhar no log do mikrotik os passos do sincronismo.
    Ele vai reescrever todos usuários e planos no mikrotik.

    Caso não resolva, amanhã entra no suporte online que o pessoal vai te ajudar.
    O suporte não funciona nos fins de semana, visto que ninguém vai deixar de estar prestando o serviço por causa de algum suposto mal funcionamento do gerenciador.
    O servidor mikrotik trabalha de forma independente. Não precisa do webmikrotik para autenticar e fornecer o serviço.
    Se fosse um sistema que ao travar parasse tudo, daí justificaria manter um suporte 24x7.
    Mas pode ter a certeza que o causador não é o webmikrotik.
    Depois reporta para nós como foi.

  8. #8

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    nunca tive esse problema quando usava hotspot.
    contudo, eu deixava o dhcp do hotspot desativado, e ativava apenas o DHCP Server.

  9. #9

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Acredito q seja problema em fixar no leases do dhcp e caso vc veja mesmo Mac em hosts do hotspot vc tem um problema com transparecia da rede não repassar os Mac dos clientes ao mikrotik.
    Nenhum dos gerenciadores poderia trazer este problema visto q não é o gerenciador q manda os ips aos clientes.
    indico o www.bylltec.com.br

  10. #10

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A origem do problema é no DHCP do mikrotik
    Como eu disse, quando usava mk-auth aconteceu a mesma coisa.
    Quando migrei para o webmikrotik já migrei com ip fixo.

    Faz uma conferencia no mikrotik, lá em IP-> DHCP Server -> Leases e vê se não tem dois registros para o mesmo cliente.
    Por algum motivo que eu não sei, pode até ter sido configuração errada no mikrotik, mas a verdade é que o DHCP não funcionava como era esperado.

    Você pode fazer uma coisa que não vai comprometer seu mikrotik
    Vai no gerenciador e abre no menu "controle da rede"
    Daí no canto superior esquerdo logo abaixo de adicionar voce vai encontrar o servidor mikrotik cadastrado no gerenciador. Ali você vai achar duas opções.
    O X é para eliminar o servidor. Não faz isso.
    Ao lado tem a opção "gerenciar este servidor".
    Vai abrir algumas opções. Seleciona "sincronizar servidor".
    Daí aguarda ele fazer o sincronismo entre o gerenciador e o servidor mikrotik
    Você pode até acompanhar no log do mikrotik os passos do sincronismo.
    Ele vai reescrever todos usuários e planos no mikrotik.

    Caso não resolva, amanhã entra no suporte online que o pessoal vai te ajudar.
    O suporte não funciona nos fins de semana, visto que ninguém vai deixar de estar prestando o serviço por causa de algum suposto mal funcionamento do gerenciador.
    O servidor mikrotik trabalha de forma independente. Não precisa do webmikrotik para autenticar e fornecer o serviço.
    Se fosse um sistema que ao travar parasse tudo, daí justificaria manter um suporte 24x7.
    Mas pode ter a certeza que o causador não é o webmikrotik.
    Depois reporta para nós como foi.
    Ok, vo verificar amigo e deixo a resposta

  11. #11

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Isso que mim invoca alguns clientes pega dos ips segue a imagem e muito erros de radius
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik.png
Visualizações:	250
Tamanho: 	204,8 KB
ID:      	56501

  12. #12

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post


    Como eu disse é problema na autenticaçao. Só lá em cima que coloquei errado, quiz dizer a autenticaçao do servidor radius.
    Qual o procedimento que devo tomar amigo

  13. #13

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Esses ips que mostram nao são da minha rede o da minha é 10.0.46.xxx

  14. #14

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Acredito q seja problema em fixar no leases do dhcp e caso vc veja mesmo Mac em hosts do hotspot vc tem um problema com transparecia da rede não repassar os Mac dos clientes ao mikrotik.
    Nenhum dos gerenciadores poderia trazer este problema visto q não é o gerenciador q manda os ips aos clientes.
    indico o www.bylltec.com.br
    Grande Amigo Deson00, admiro muito sua competência e acompanho o desenvolvimento do seu sistema desde o início. Nunca testei totalmente pois como estou usando outro fica meio complicado mudar só para testar. Mas penso ser uma ótima opção de mercado.
    Por isso estranhei sua indicação de recomendar o bylltecc, mesmo depois de também concordar que o problema não é no gerenciador. Se o problema fosse no webmikrotik eu seria um que concordaria com sua indicação.
    Mas trocar só por trocar, sem identificar o problema não é nada tranquilo.

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post


    Como eu disse é problema na autenticaçao. Só lá em cima que coloquei errado, quiz dizer a autenticaçao do servidor radius.
    Exatamente meu amigo, o problema pode ser no radius. E como o webmikrotik não utiliza servidor radius, fica mais uma vez inocentado, (pelo menos por enquanto, pois não quero ser dogmático) o webmikrotik

  15. #15

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Quem pode dar uma verifica no meu mikrotik

  16. #16

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    @1929 Nao foi o intuído, acho o webmikrotik e outros sistemas fazem o que promete, olha nao sei se estão usando algum tipo de autenticação radius, mas pelo que parece a imagem existe algo neste sentido configurado em seu servidor, veja no menu radius para onde aponta a autenticação dos usuarios, caso nao exista nada apenas desativa autenticação radius do hotspot e pppoe caso exista.

  17. #17

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    ola uso o webmikrotik há 4 anos,voce deve setar um ip no webmikrotik e setar o mesmo ip no cliente,no webmikrotik em controle de rede>servidores>autenticaçao hotsot marcar sim,>fixar ip/mac ta tabela arp marque sim,bom uso aqui e esta ok.

  18. #18

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Olá! dentro do servidor hotspot existe a opção de ativar um pool de ips, simplesmente entre lá e desabilite o pool que estiver ativo, deixando como none, vai resolver, pois o dhcp do servidor hotspot envia um ip, e o dhcp server do mikrotik envia outro, por isso esta diferença na visualização dos ips. com o servidor do hotspot desabilitado o problema será resolvido, porem se você entrar em contato com o suporte tenho certeza que será resolvido imediatamente pois utilizo aqui o webmikrotik e o suporte deles é not 10, e em relação a servidor de autenticação como foi falado acima não pode ser, pois a autenticação ocorre diretamente dentro do seu mikrotik, se o sistema dele estiver online ou não, não fará diferença se o cliente já possui cadastro dentro do sistema, pois se seu mk tem internet ele busca no servidor webmikrotik uma nova lista de clientes e deixa atualizada dentro dele a cada vez que você edita algo pelo site! Na pior da hipóteses entre em contato que o pessoal acessar via team viewer e te auxilia nas configurações!

  19. #19

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Olá! dentro do servidor hotspot existe a opção de ativar um pool de ips, simplesmente entre lá e desabilite o pool que estiver ativo, deixando como none, vai resolver, pois o dhcp do servidor hotspot envia um ip, e o dhcp server do mikrotik envia outro, por isso esta diferença na visualização dos ips. com o servidor do hotspot desabilitado o problema será resolvido, porem se você entrar em contato com o suporte tenho certeza que será resolvido imediatamente pois utilizo aqui o webmikrotik e o suporte deles é not 10, e em relação a servidor de autenticação como foi falado acima não pode ser, pois a autenticação ocorre diretamente dentro do seu mikrotik, se o sistema dele estiver online ou não, não fará diferença se o cliente já possui cadastro dentro do sistema, pois se seu mk tem internet ele busca no servidor webmikrotik uma nova lista de clientes e deixa atualizada dentro dele a cada vez que você edita algo pelo site! Na pior da hipóteses entre em contato que o pessoal acessar via team viewer e te auxilia nas configurações!
    Por isso que é bom estarmos trocando informações. Este detalhe da ativação do dhcp do hotspot e ativar no dhcp do mikrotik eu também não sabia. Gera um conflito isso.
    Acontecia isso quando usava o mk-auth e como não identificamos o motivo, partimos logo para ip fixo quando colocamos o webmikrotik.

    Aproveitando a participação do companheiro, porque lá aparece referencia a servidor radius? Será que ele ativou no mikrotik e por isso a ocorrência?
    Pois a autenticação não depende do servidor webmikrotik.

    Com relação ao suporte confirmo, nota 10 ou mais. Nem precisa team viewer, é só dar acesso ao servidor mikrotik que eles matam a charada logo, logo.
    Lembrando que o contrato de manutenção diz claramente que problemas com o mikrotik não estão incluídos, mas eles nunca se negaram de fazer uma verificação e corrigir qualquer situação inesperada.
    Eles criaram faz pouco tempo uma nova modalidade de suporte, incluindo o servidor mikrotik e todos os pops. Eles mantém um monitoramento remoto dos pops e qualquer situação anormal eles intervêm ou então comunicam o provedor caso haja uma queima de rb ou algo do gênero.
    Normalmente isso acontece nos primeiros dias, como é o caso do tópico. Depois só pode surgir alguma necessidade de intervenção em caso de alguma atualização, (o que só foi necessário uma vez eles intervirem, normalmente as atualizações são transparentes para nós).

  20. #20

    Padrão Re: Serios problemas com WebMikrotik

    amigos falei hoje de manha sedo com os tecnicos deles graças a deus parece que deu uma melhorada, eles mesmo fizeram as alterações infelizmente nao tem como eu saber o que foi esse problema pq eles nao mim passaram, mais fico grato de mais a todos vcs em ter mim ajudado, TUDOOOOO DE BOM PRA VOCES AMIGOS FELIZ 2015 A TODOS