Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor sistema para BGP

    Buenas pessoal
    Tenho uma RB 1100aHX2 com BGP ativo e estava funcionando bem. Porém adicionamos 200MB de trafego PTT-SP e começou a dar perca de pacotes,
    estamos com 2 operadoras entregando LINK 500MB + 200MB de PTT-SP.
    Estava pensando em colocar uma CCR, mas com todos estes relatos de Bug no sistemas estou com um pé atrás.

    Qual sistemas estão usando para fazer BGP??

  2. #2

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Minha recomendação com mikrotik é a seguinte, enquanto puder usar 1100AHx2 use, quando não te atender mais, compre um servidor (ServerU, DELL, HP...), CCR até funciona, mas não da pra garantir que vai ficar 100%, tenho clientes com CCR funcionando sem problemas a bastante tempo, já outros vira e meche surge algum detalhe, mas não é só a V6 do RouterOS ou as CCR em sí o problema, na V5 também já tive dores de cabeça.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Se quiser estabilidade e confiabilidade, não use Mikrotik. Se preza seu fim de semana, não use Mikrotik. Se ama sua família, não use Mikrotik. Existem várias outras soluções a custo baixo (EdgeRouter, VyOS, Quagga, BSDRP, etc) que vão te dar um desempenho 200x superior a qualquer Mikrotik. Eu mesmo em minhas consultorias já tirei mais de 40 mikrotiks de borda e substituí por EdgeRouter / VyOS. E muita gente faz meu treinamento de BGP pois não aguenta mais sofrer com Mikrotik.

    Uesley Corrêa
    Instrutor Oficial Ubiquiti EdgeRouter

  4. #4

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Concordo com o @uesleycorrea!

  5. #5

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Bom dia a Todos...

    Quer ter paz? Quer ter Fim de semana?

    Abandone o mikrotik pra BGP...

    Nem a CCR vai fazer um milagre graças ao bug de CPU e outros "bugzinhos" do MK

    Eu recomendo que você utilize um servidor (Dell/HP/Supermicro) com chipsets e placas de redes intel e para Sistema Operacional utilize FreeBSD + OpenBGPd.

    Dependendo do processsamento de seu servidor você consegue rodar tranquilo 2 GB de tráfego e poderá ter várias sessões FULL sem travamentos...

    Você esquecerá que existe borda em sua rede...

    Com Borda não se brinca...

  6. #6

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Quer paz? Cisco...

  7. #7

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Obrigado pelas respostas rápidas @felipeandrade55 e @uesleycorrea .
    Acho que vou de PC server mesmo, pois os router da cisco esta muito caro para min e estou com medo de colocar edge router até o momento.
    Vou estudar alguns sistemas para rodas no Server

  8. #8

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Cisco não é barato, mas funciona! EdgeRouter é muito bom, o Prof. Uesley é quase o pai da criança, faz o curso dele, dai você vai ver que não é bicho de 7 cabeças também não...

  9. #9

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Quanto é o curso dele?

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    nem uma ccr 1036 so pra bgp num guenta.... nada ....

  11. #11

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Pessoal, respeito a opinião de vocês...
    Mas funciona BGP em CCR sim.. pode ser que tenha seus problemas e eu concordo, mas também não é o fim do mundo..
    Isso de não dormir e gostar da família..
    Por favor pessoal. Não é bem assim.

    Ta aqui a borda que uso hoje..
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GQRaUVP.jpg
Visualizações:	796
Tamanho: 	246,8 KB
ID:      	56529

    Não quero entrar em discussão sobre isso.
    Mas não precisam sentar o pau tanto assim. Fazer comparações tão fortes.
    Existe coisa melhor, SIM, EXISTE, mas funciona sim com Mikrotik, inclusive com CCR. Eu sei dos bugs que tem, mas aqui não afetou tanto assim.

    De noite temos próximo de 2Gb de tráfego.

    Mas também sugiro que busque uma outra solução e inclusive compartilhe seus resultados. Eu gostaria de testar logo um FreeBSD.. ou então uma caixa.

    Bons testes.

    Att.

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    como eu disse acho que uma 11036 bem configurada também resolve ,tenho uma 1016 como concentrador pppoe 400 users trafego de 80 megabytes e tudo sossegado.

  13. #13

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Pessoal, respeito a opinião de vocês...
    Mas funciona BGP em CCR sim.. pode ser que tenha seus problemas e eu concordo, mas também não é o fim do mundo..
    Isso de não dormir e gostar da família..
    Por favor pessoal. Não é bem assim.

    Ta aqui a borda que uso hoje..
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GQRaUVP.jpg
Visualizações:	796
Tamanho: 	246,8 KB
ID:      	56529

    Não quero entrar em discussão sobre isso.
    Mas não precisam sentar o pau tanto assim. Fazer comparações tão fortes.
    Existe coisa melhor, SIM, EXISTE, mas funciona sim com Mikrotik, inclusive com CCR. Eu sei dos bugs que tem, mas aqui não afetou tanto assim.

    De noite temos próximo de 2Gb de tráfego.

    Mas também sugiro que busque uma outra solução e inclusive compartilhe seus resultados. Eu gostaria de testar logo um FreeBSD.. ou então uma caixa.

    Bons testes.

    Att.
    Boa tarde,
    @klabundee tire um print da tela:

    System > Resource > CPU

    A sua CCR utiliza somente 1 Processador para roteamento ficando em 100% de utilização?

    Ja utilizei FreeBSD para várias sessões FULL, passando cerca de 500 MB de Link + 300 MB de PTT e utilizando redirecionamento para cache... dando um total de quase 1 GB.

    O Hardware era PowerRouter732 Core 2 Duo 2 GB de RAM.

    Experimente o FreeBSD + OpenBGPd você não vai se arrepender. Ele vai rodar tranquilamente 2 a 4 GB dependendo do Hardware.

    Mais do que 4 GB pode partir pra Juniper...

  14. #14

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Boa tarde,
    @klabundee tire um print da tela:

    System > Resource > CPU

    A sua CCR utiliza somente 1 Processador para roteamento ficando em 100% de utilização?

    Ja utilizei FreeBSD para várias sessões FULL, passando cerca de 500 MB de Link + 300 MB de PTT e utilizando redirecionamento para cache... dando um total de quase 1 GB.

    O Hardware era PowerRouter732 Core 2 Duo 2 GB de RAM.

    Experimente o FreeBSD + OpenBGPd você não vai se arrepender. Ele vai rodar tranquilamente 2 a 4 GB dependendo do Hardware.

    Mais do que 4 GB pode partir pra Juniper...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zr5ur2E.jpg
Visualizações:	484
Tamanho: 	198,3 KB
ID:      	56530

    Maior parte do tempo 1 CPU fica acima de 75% e as vezes bate 100%..
    E mesmo assim não reflete no desempenho do tráfego.
    O que reflete é se eu mudar uma rota.. mudar um filtro, ele demora pra alterar.

    Que bom ter uma conversa saudável, achei que iam me sentar pedras..
    hahaha

  15. #15

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zr5ur2E.jpg
Visualizações:	484
Tamanho: 	198,3 KB
ID:      	56530

    Maior parte do tempo 1 CPU fica acima de 75% e as vezes bate 100%..
    E mesmo assim não reflete no desempenho do tráfego.
    O que reflete é se eu mudar uma rota.. mudar um filtro, ele demora pra alterar.

    Que bom ter uma conversa saudável, achei que iam me sentar pedras..
    hahaha
    Jamais faria isso, não desmereço o Mikrotik, mas ultimamente para BGP está bem instavel.

    Bacana, a sua CCR está funcionando normalmente... ja vi algumas que só utilizam 1 processador... trava tudo... e na borda ja viu... ai tem que abandonar.

    Já cotou algo pra FreeBSD ou testou algo do tipo?

  16. #16

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Jamais faria isso, não desmereço o Mikrotik, mas ultimamente para BGP está bem instavel.

    Bacana, a sua CCR está funcionando normalmente... ja vi algumas que só utilizam 1 processador... trava tudo... e na borda ja viu... ai tem que abandonar.

    Já cotou algo pra FreeBSD ou testou algo do tipo?
    Sim, ela tem seus paus..
    O problema que eu tenho é só mudar rota.. ou derrubar peer.. dependendo do horário leva uns 2 minutos para executar todo o processo, mas aquilo de prender as rotas ainda não tive.

    Acredito que quando formos expandir procuraremos algo como Juniper, Cisco..
    Próximo ano está promissor.. então vamos analisar bem..

  17. #17

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Sim, ela tem seus paus..
    O problema que eu tenho é só mudar rota.. ou derrubar peer.. dependendo do horário leva uns 2 minutos para executar todo o processo, mas aquilo de prender as rotas ainda não tive.

    Acredito que quando formos expandir procuraremos algo como Juniper, Cisco..
    Próximo ano está promissor.. então vamos analisar bem..
    No FreeBSD não demora nem 20 segundos.

    Aconselho Juniper ja que sua rede está com picos de 2 GB.

  18. #18

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Tenho em minha rede cisco 2800 como border com PTT mais 2 link de transito e uma CCR1036 na função de nucleo da rede rodando BGP e OSPF sem nenhuma B.O até o momento. 300Mbps de até o momento.

  19. #19

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Qual o valor do seu treinamento??? como faço para obter mais informações??? Hoje tenho bgp com duas operadoras 300Mbs, porem meu trafego não passa de 130Mbs em media e meus clientes reclamando de lentidão o tempo todo. E as reclamações começaram depois de coloquei uma ccr 1036 na borda, antes usava uma 1100 AH-X2, mais tive q trocar por que bateu 100% de processamento.

  20. #20

    Padrão Re: Melhor sistema para BGP

    Boa Tarde, Uesley Corrêa

    Qual o valor do seu treinamento??? como faço para obter mais informações??? Hoje tenho bgp com duas operadoras 300Mbs, porem meu trafego não passa de 130Mbs em media e meus clientes reclamando de lentidão o tempo todo. E as reclamações começaram depois de coloquei uma ccr 1036 na borda, antes usava uma 1100 AH-X2, mais tive q trocar por que bateu 100% de processamento.