+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cpu 100%

    Olá pessoal,

    Ultimamente estou percebendo que minha rb 450g está ficando com a CPU a 100%.
    Segue em anexo imagem.
    Ela é que recebe o link e repassa para outras rbs que atende os clientes, e rockets que fazem ptp para outras localidades.

    Desde já agradeço.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpu100%.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	175,3 KB
ID:      	56510

  2. #2

    Padrão Re: Cpu 100%

    Parece que tem alguma regra no firewall errada... Com tao pouco trafego e o firewall consumindo td esse processamento...verifica ai

  3. #3

    Padrão Re: Cpu 100%

    Vlw Fernandols, vou verificar..

    O engraçado que não é sempre, mas está acontecendo de vez em quando

  4. #4

    Padrão

    Tenho uma 450 e ta com mesmo problema estou substituindo para uma rb 1100

  5. #5

    Padrão Re: Cpu 100%

    Tenho uma rb750 e uma rb1100, não trabalho com enlaces, utilizo para rede interna com roteamentos, vpn e entrada de links da internet, um determinado dia vi que o consumo de CPU também estava muito alto, percebi o que estava gerando este consumo era o TheDude que configurei para gerenciar os links, não sei se configurei errado rssss mas depois que desliguei o equipamento com o DUDE voltou ao normal.

  6. #6

    Padrão Re: Cpu 100%

    realmente alguma regra de firewall.
    já vi alguma coisa deste tipo em relação a regra de bloqueio de P2P, pois os clientes ficam tentando fazer a conexão e gerando muito bloqueio na borda do mikrotik, isso ficou durante um tempo, depois parou pois os clientes desistiam de tentar baixar via P2P.
    também pode ser alguma regra errada, onde pode fazer alguma porta entrar em loop ou alguma coisa do tipo.
    verifique as regras e posta o resultado para nós.

  7. #7

    Padrão Re: Cpu 100%

    Ate ontem estava com mesmo problema com meu RB750G atuando como BALANCE. Se observar no trafego vera que tem mais trafego saindo pelo link que entrando. Faz um torch na interface vai para os clientes e descobre qual a conexão esta enviando tantos pacotes. Dessa forma eu eleiminei o problema dropando elas.

  8. #8

    Padrão Re: Cpu 100%

    Esse firewall está incorreto... está usando processamento demais.

    Desative as regras com mais hits...

  9. #9

    Padrão Re: Cpu 100%

    Se voces olharem bem as figuras que o numero de pacote de RX e TX estão muito diferentes, com cara de loop

  10. #10

    Padrão Re: Cpu 100%

    Então pode explicar melhor o tal de "loop"?

  11. #11

    Padrão Re: Cpu 100%

    isso nao é problema da RB, nao precissa sustituir e sim descobrir o problema.

  12. #12

    Padrão Re: Cpu 100%

    De um torch na interface cliente e veja o IP que está com maior numero de pacotes de RX

  13. #13

    Padrão Re: Cpu 100%

    Meu palpite seria, se caso for hotspot, em profiles o transparente proxy habilitado e paralelo a isso o proxy ( /ip/webproxy ) poderia estar habilitado também.

  14. #14

    Padrão Re: Cpu 100%

    Mais o problema nao é de "sempre" ele aconteceu depois de estar mais de dois anos normal......

  15. #15

    Padrão Re: Cpu 100%

    No meu caso leobevi,
    eu não tenho o The Dude instalado...

    Citação Postado originalmente por leobevi Ver Post
    Tenho uma rb750 e uma rb1100, não trabalho com enlaces, utilizo para rede interna com roteamentos, vpn e entrada de links da internet, um determinado dia vi que o consumo de CPU também estava muito alto, percebi o que estava gerando este consumo era o TheDude que configurei para gerenciar os links, não sei se configurei errado rssss mas depois que desliguei o equipamento com o DUDE voltou ao normal.

  16. #16

    Padrão Re: Cpu 100%

    EvertonLuigi,
    Loop acho dificil, pois estão ligados a switchs vlan.

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    realmente alguma regra de firewall.
    já vi alguma coisa deste tipo em relação a regra de bloqueio de P2P, pois os clientes ficam tentando fazer a conexão e gerando muito bloqueio na borda do mikrotik, isso ficou durante um tempo, depois parou pois os clientes desistiam de tentar baixar via P2P.
    também pode ser alguma regra errada, onde pode fazer alguma porta entrar em loop ou alguma coisa do tipo.
    verifique as regras e posta o resultado para nós.

  17. #17

    Padrão Re: Cpu 100%

    emilidani e alissonnx

    Vou aguardar o problema aparecer ai viu dar o torch pra vê se descubro.
    Como disse antes, não está acontecendo sempre, mas quando acontece, o link fica horrível por causa do processamento da CPU.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Ate ontem estava com mesmo problema com meu RB750G atuando como BALANCE. Se observar no trafego vera que tem mais trafego saindo pelo link que entrando. Faz um torch na interface vai para os clientes e descobre qual a conexão esta enviando tantos pacotes. Dessa forma eu eleiminei o problema dropando elas.

  18. #18

    Padrão Re: Cpu 100%

    int21,

    Eu não uso hotspot, mas valeu pela dica e atenção...

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Meu palpite seria, se caso for hotspot, em profiles o transparente proxy habilitado e paralelo a isso o proxy ( /ip/webproxy ) poderia estar habilitado também.

  19. #19

    Padrão Re: Cpu 100%

    Pessoal obrigado a todos pela ajuda e atenção.
    Vou aguardar o problema voltar e vou dar o torch, e observar de onde estaria vindo tantos pacotes, pode demorar um pouco, porque não é sempre que acontece, mas está acontecendo, então assim que eu verificar isso eu passo aqui pra vocês.
    Se alguem tiver mais alguma dica para ajudar a desvendar o mistério agradeço muito.
    De antemão, Feliz Ano Novo para todos.

  20. #20

    Padrão Re: Cpu 100%

    Salve pessoal,

    O problema apareceu, olha ai na imagem.
    Agora eu quero saber a velocidade que está dando na interface Link Tx, é onde eu recebo o link ou onde eu transmito para o link??
    Obrigado a todos mais uma vez pela ajuda...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	204,1 KB
ID:      	56536