+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Olá Amigos boa noite a todos,

    Depois de pesquisar bastante, ver vários vídeos entre outros. Resolvi usar esses equipamentos:

    -1 Torre de 42 a 48 Metros (Autoportante, devido ao espaço)
    -1 Rack Indoor VOLT 19" 44U
    -4 Rocket M5 Titanium 5.8 + BaseStation Titanium a 90º ou 6 Rocket M5 Titanium 5.8 + BaseStation a 60º (Fiquei na vontade de usar aquele multishield da computech na parte traseira da rocket m5 para evitar interferência, mais não sei se realmente é necessário)
    -1 RB 1100AHX2 como concentrador ppoe (pensei em usar CCR, mais como ví muita gente reclamando de problemas optei por essa)
    - Link Inicialmente de 20MB Full via rádio de outro PROVEDOR WIRELESS à 3,52 KM usando um 2 Rocket M5 (Normal sem ser o titanium) + 2 Antenas da ALGcom PS-5800-32-09-DP (Futuramente um link direto de operadoras via fibra)
    - Usando Myauth 3 Premium inicialmente em um deskserver

    Obs.: A rede interna seria toda GigaLan, airmax...

    Tenho algumas dúvidas ainda sobre isso:

    - Seria necessário um Switch Gerenciável (Switch Gerenciável 3Com/HP V1910-24) com camada 3 para (Vlan, etc) tendo em vista que a RB faz isso ??

    - Observei alguns equipamentos da Volt como Patch Panel Gigabit, a Fonte da Volt Max Energy 200W substituiria o nobreak (tpnet) ?

    - Nos clientes pensei em usar nanobeam m5 5.8 ou airgrid m5 hp 5.8

    -Em 360º essas antenas setoriais da pra atender até quantos KM com qualidade ? e depois de quantos KM tenho que montar outra repetidora ? Pretendo cobrir a cidade toda, porém inicialmente vou começar uma região.

    -Tenho em média 10 provedores na cidade wireless/fibra, então quero elimar o máximo de interferência possível para ter um sinal de qualidade nos clientes, somando com um ótimo equipamento e uma boa instalação dos mesmos.


    Gostaria da opinião de vocês que já trabalham no ramo se fica bom ou se devo melhorar algo para ter máxima performa-se com esses equipamentos e oque poderia melhorar ainda mais.

    Vocês me indicam algum fornecedor confiável para adquirir esses equipamentos com nota fiscal e procedência ?

    Muito obrigado pela ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Minhas dicas:

    -Seria bom voce ter switch gerenciavel, e nao use Mikrotik utilize freebsd
    -Pessoalmente eu nao recomendo os produtos da Volt
    -Use Nanobeam bem melhor além de ser 2x2
    -Depende muito do terreno e das residencias em volta, precisaria analisar melhor o numero de repetidoras


    Eu recomendo que voce comece com a torre auto portante e com algumas nanostation m5 com transmissora. Vá instalando os clientes pouco a pouco com calma para poder testar as configuracoes de rede e aprimorar-la. Além de que vai aprender no começo muita coisa que lá na frente vai evitar dor de cabeça.
    Obrigado amigo pelas dicas, Você usa sistema freebsd como concentrador ?

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Alguém tem mais dicas amigos ?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    aqui uso as antenas da computech, tenho clientes com 4km de distancia com nivel de sinal excelente, recomendo, minha rede tambem é toda gigalan, acabei de comprar um nobreak da tpnet, mas ainda não chegou, então não posso dizer nada sobre ele, mas com este nobreak em 24v alimentado por duas baterias, matamos dois coelhos com um tiro só, ele carrega as baterias, e tem saída POE, eliminando as fontes convencionais com aquele monte de fios, daqui à alguns dias estarei implantando o PRTG para monitoramento da rede, DNS próprio e outro programa para gestão do provedor, usando é claro, o BSD. vc vai precisar de 6 stations de 60º para fechar os 360º e com a computech, só de 4. minha rede melhorou muito após o consultor arthur bernardes consertar ela. se precisar de mais alguma informação estamos à disposição, um abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    aqui uso as antenas da computech, tenho clientes com 4km de distancia com nivel de sinal excelente, recomendo, minha rede tambem é toda gigalan, acabei de comprar um nobreak da tpnet, mas ainda não chegou, então não posso dizer nada sobre ele, mas com este nobreak em 24v alimentado por duas baterias, matamos dois coelhos com um tiro só, ele carrega as baterias, e tem saída POE, eliminando as fontes convencionais com aquele monte de fios, daqui à alguns dias estarei implantando o PRTG para monitoramento da rede, DNS próprio e outro programa para gestão do provedor, usando é claro, o BSD. vc vai precisar de 6 stations de 60º para fechar os 360º e com a computech, só de 4. minha rede melhorou muito após o consultor arthur bernardes consertar ela. se precisar de mais alguma informação estamos à disposição, um abraço.
    hum, mais com bsd fica melhor que usando mikrotik ? Vejo muita gente ainda usando o mikrotik como concentrador.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    hum, mais com bsd fica melhor que usando mikrotik ? Vejo muita gente ainda usando o mikrotik como concentrador.
    Eu não usaria um servidor BSD nesse caso. RB1100AHx2 vai funcionar muito bem até a rede começar a ficar grande. Pense em BSD para:
    - BGP - mesmo assim, ainda tem Edge Router, que serve bem até um certo ponto.
    - Concentrador PPPoE quando a RB1100AHx2 não aguentar mais (embora eu seja contra centralizar autenticação)

    Mas se quiser montar um bom servidor e colocar um BSD com tudo bem afinado, vai funcionar perfeitamente.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    use a rb1100ahx2 como concentrador agora, qd tiver uns 200 clientes vc compra um negocio mais parrudo, agora se vc tiver dinheiro ja faz tudo desde o começo, liga seu link na fibra, etc.... e já comece sua rede com OSPF e MPLS, fica show de bola, é um router bem confiável, pelo menos aqui, use equipamentos todos homologados, a computech tem RB912 homologada para enlace PTP , vc pode usar também para esta distância duas SXT, para seu link se quiser umas dicas de instalação no cliente te dou também, aprendi vários macetes no decorrer do tempo, flw amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu não usaria um servidor BSD nesse caso. RB1100AHx2 vai funcionar muito bem até a rede começar a ficar grande. Pense em BSD para:
    - BGP - mesmo assim, ainda tem Edge Router, que serve bem até um certo ponto.
    - Concentrador PPPoE quando a RB1100AHx2 não aguentar mais (embora eu seja contra centralizar autenticação)

    Mas se quiser montar um bom servidor e colocar um BSD com tudo bem afinado, vai funcionar perfeitamente.
    Valeu pelas dicas amigo, também pensei um montar uma estrutura em cada torre, inclusive com autenticador.

    Mais como funcionaria usar vários autenticadores ?

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Vocês usam switchs gerenciáveis ?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Equipamentos de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Mais como funcionaria usar vários autenticadores ?
    É só colocar uma RB em cada POP. Nessa RB você configura um servidor Radius e habilita no hotspot ou PPPoE a autenticação ele.
    Na sua central, você mantém um servidor Radius que vai conter todos os dados de autenticação dos usuários.