Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena Aquario Mm-2412s60

    Bom dia pessoal,

    Gostaria da opinião de vocês a respeito da antena aquario Mm-2412s60

    Normalmente utilizo o nanostation nano loco m2 ou a CPE Tp-link TL-wa5210g, mais devido a um atraso do meu fornecedor estou sem nenhun dos dois equipamentos. e possuo sobrando aqui 4 dessas antenas aquario Mm-2412s60 .

    Ai eu pergunto:

    Estou com 2 novos clientes aqui aguardando a instalação, posso usar essa antena aquario como cliente? Será que fica bom? Alguem ai já usou delas que possa da um parecer favorável ou não ?

    Os clientes ambos ficam 1 a 300 metros com visada e outro a pouco mais de 400 metros também com visada limpa.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Vai servir,mas ela vai funcionar como cliente com um roteador ligado nela.Respondendo sua pergunta,não chega aos pés das duas cpes que vc citou, mas em um cenário como vc citou,de curta distância e com visada,servirá!

  3. #3

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Servirá tranquilamente e muito bem.
    Qualquer dúvida poste nova pergunta.


    A galera retornei ao fórum
    Estava ausente com projetos

  4. #4

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Bom dia, obrigado desde já pela colaboração pessoal.

    Mais mim gerou uma dúvida que acho ser fácil para muitos ai, mais para mim não...
    Quando conectar a antena aquario Mm-2412s60 no roteador do cliente, consequentemente vou ter que retirar a antena original do mesmo ( roteador ).

    Então eu pergunto:

    O roteador + antena aquario vai conseguir receber o sinal e ainda transmitir na residência do cliente ? O que eu poderia fazer caso não consiga isso ?


  5. #5

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Em 400m só não vai prestar se você usar 10m de cabo, e usar roteador de potencia baixa demais em algo tipo MCS7, tipo TPlink barato, que tem 14dBm em MCS7. Então... se usa datarate alto (Não tem NENHUM motivo pra usar datarate alto se vende banda baixa tipo 1Mbps) vai ter sinal baixo tipo -65, que pra MCS6 ou 7 é pouco e gera CCQ ridículo tipo 60 ou 70%, mas aí a culpa não é da antena e sim do roteador usado.

    12dBi por 12dBi e nada muda, o que muda é a etapa de RF, hoje muita gente usa roteador TP-Link, eles acabam tendo desempenho ruim em datarates altos por falta de potencia e sensibilidade, tá certo que não precisa 20dBm, mas em datarate alto alguns roteadores baratos (<R$ 70) tem coisa tipo 14dBm em datarate tipo 54M ou 65M, não servem pra quem usa o noob mode (Modo auto).

  6. #6

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    O que mim indicaria então caro Rubem ?

    Ainda fiquei na dúvida se poderei usar a mesma antena para receber e transmitir, tendo em vista que precisarei tirar a antena original do roteador e por essa da aquario ...

  7. #7

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Seria bom se a galera tivesse resposta direta e objetiva.

    Você utilizando o router do cliente em modo CLIENTE - Você só irá receber o sinal da torre. (este é o modo correto)

    Você utilizando em WDS ou Repeat - Você irá receber e retransmitir o sinal - (cair o nível de sinal).


    Espero ter sido direto

  8. #8

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Bom msm é utilizar 2 roteadores, 1 para receber em modo cliente autenticado em pppoe e outro só para distribuir via dhcp dentro da casa do cliente.Assim ele usará todos os dispositivos que quiser...

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Obrigado senhores...

    Mais caro Luydi, quanto eu perderia no nível de sinal utilizando em WDS ? Visto que a 400 metros talvez não ficasse tão ruim mesmo com essa perca, a não ser que seja tão significativa.

    No caso de 1 dos clientes, ele acessa a partir de um desktop, então poderia colocar um adaptador USB conectado a antena aquario visto que o PC não tem movimento, fica lá, parado ? Poderia criar uma rede wireless depois a partir do proprio desktop dele caso ele queira usar o smartphone ?

    E caro GMGUSTAVOCRUZ, ficaria caro a instalação para o cliente nesse modo, utilizando 2 roteadores e a antena ? Apesar de ser uma otima solução ...

  11. #11

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Fica em média 180$.Mas com você pesquisando bastante.

  12. #12

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Em 400m só não vai prestar se você usar 10m de cabo, e usar roteador de potencia baixa demais em algo tipo MCS7, tipo TPlink barato, que tem 14dBm em MCS7. Então... se usa datarate alto (Não tem NENHUM motivo pra usar datarate alto se vende banda baixa tipo 1Mbps) vai ter sinal baixo tipo -65, que pra MCS6 ou 7 é pouco e gera CCQ ridículo tipo 60 ou 70%, mas aí a culpa não é da antena e sim do roteador usado.
    12dBi por 12dBi e nada muda, o que muda é a etapa de RF, hoje muita gente usa roteador TP-Link, eles acabam tendo desempenho ruim em datarates altos por falta de potencia e sensibilidade, tá certo que não precisa 20dBm, mas em datarate alto alguns roteadores baratos (<R$ 70) tem coisa tipo 14dBm em datarate tipo 54M ou 65M, não servem pra quem usa o noob mode (Modo auto).

    Ruben,qual equipamento vc avalia ser de melhor qualidade a não ser ubiquiti.Pois,com rádios do nosso mercado não temos opções de tanta qualidade assim.

  13. #13

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Obrigado senhores...

    Mais caro Luydi, quanto eu perderia no nível de sinal utilizando em WDS ? Visto que a 400 metros talvez não ficasse tão ruim mesmo com essa perca, a não ser que seja tão significativa.

    No caso de 1 dos clientes, ele acessa a partir de um desktop, então poderia colocar um adaptador USB conectado a antena aquario visto que o PC não tem movimento, fica lá, parado ? Poderia criar uma rede wireless depois a partir do proprio desktop dele caso ele queira usar o smartphone ?

    E caro GMGUSTAVOCRUZ, ficaria caro a instalação para o cliente nesse modo, utilizando 2 roteadores e a antena ? Apesar de ser uma otima solução ...

    Depende do throughput que você irá conseguir fechar
    Quanto de banda você desejar oferecer ao cliente?

  14. #14

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Não falo em "Qual o melhor", mas sim "O que você precisa".
    Você precisa datarate alto tipo 54M, ou MCS6 ou 7? Duvido. Vou presumir que precise apenas um datarate tipo 11 a 26M, ou seja, B, G (12 a 18M) ou MCS0 a MCS2.

    Pra esse datarate baixo QUALQUER roteador com modo cliente vai conectar usando essa antena de 12dBi. Qualquer um, eles (E todo roteador, de qualquer marca) tem potencia maior e sensibilidade muito melhor em datarates baixos, então não é questão de "Qual roteador usar", mas sim de "Usar dararate baixo pra poder usar os roteadores ou antenas que você tem".

    Quanto ao modo de repetição, esquece nível de sinal, nível de sinal não é referencia pra NADA, olha pro CCQ ou throughput, com repetição (WDS ou não) ou CCQ ou o throughput vão pro lixo, caem absurdamente. O nível de sinal não fica ruim, mas nível de sinal não é referência pra nada, você pode ter reflexos ou sinal atravessando arvore que parece bom, a informação do CCQ está nos bons roteadores.

    Se pegar pra usar como cliente um Gothan GWR100 ele pode custar R$ 50 em distribuidor, não sei onde você compra. Com datarate baixo tipo menos que 26M ele conecta até uns 600m com anteninha 12dBi. PRa usar como AP poderia pegar um Gothan GWR110, R$ 40 nuns distribuidores. Isso dá R$ 90, levando em conta que essas antenas de 12dBi devem ter custado R$ 40, e o cabo RGC58 com 2 conectores uns R$ 15 (Partes avulsas, cabo pronto PRA MIM é coisa de preguiçoso), dá um custo total de R$ 145, sem porcaria de repetição que detona não só a conexão DESSE cliente, mas pesa bastante na sua rede.
    (Cada repetição pesa na setorial por uns 3 ou 4 CPE's)

    Se quiser usar roteadores mais caros, tem roteador Aquario com modo cliente, e uns 18dBm em 26M, por algo tipo R$ 60 a 70, em 300 ou 400m mesmo o pior roteador serviria (Se usar datarate baixo) então não tem porque um roteador mais caro não servir. Tem Intelbras ainda mais caro, R$ 70 a 90, alguns tem 20dBm em 26M, dá pra atender até uns 1500m com eles usando essas antenas de 12dBi (Mas tem que ver zona de fresnel! Aproveita que a antena é leve e põe ela em mastro mais alto, com 3 estaios qualquer telhado suporta 3m de tubo 3/4 chapa 18).

    Sendo bem prático: Pare de se preocupar com roteador e se preocupa com o datarate que você usa. Use datarate baixo pra permitir usar equipamento de potencia menor e sensibilidade melhor.

    Qualquer roteador é bom, tem só que saber as limitações de cada um, as limitações dos TPLink ou Gothan mais baratos é baixa potencia quando se usa datarates altos, então "Saber usar eles" significa usar datarates baixos.

    Já fiz PTP entre empresa e filial em 2Km usando um par de Gothan GWR100 de R$ 45 cada (No meu distribuidor era esse o preço), com antenas 17dBi de grade (R$ 50 se bem me lembro, já com 10m de cabo), em MCS4 tinha trafego real de quase 20Mbps, por um custo na cada dos R$ 220 (Conte mastros e arames) isso tá muito bom, afinal um par de CPE's custariam R$ 500 e sim talvez chegariam a 30Mbps, mas... quem aprende a usar 30Mbps aprende a usar 20Mbps, não vejo nenhum motivo pra desperdiçar R$ 300 em hardware mais caro se não tem necessidade, hardware barato é usavel, só tem que saber as limitações de cada um.

    Veja que roteador com modo cliente tem nos distribuidores onde compra (Ou no ML, se é lá que costuma comprar), veja na ficha técnica a diferença de sensibilidade conforme o datarate (É pra isso que existe a ficha técnica, não tem nada de avançado nela, a ficha técnica é um resumo simplificado), veja também que potencia tem em datarates altos, o normal de roteador barato é ter coisa tipo 13 ou 14dBm no maior datarate do aparelho, e sensibilidade tipo -60, isso é pouco pra 400m, então não é que você deve procurar outro roteador, mas sim que essa é a limitação do hardware e você deve lidar com ela, e o modo de lidar com ela é não usar datarate alto, afinal pra banda pequena tipo 1Mbps não tem NENHUM motivo pra usar datarate maior que uns 25Mbps. Teria SE você usasse hardware muito bom na torre com omni, tipo omni da Ubiquiti com Rocket M5 e ter todos os clientes com NS M5 Loco com sinal alto (Até uns 700m, provavelmente), mas se vai misturar níveis de sinal diferentes tem que esquercer omni e usar setorização, com setorização você pode usar datarates menores, que permitem hardware mais barato nos clientes (Afinal o brasil está com um pé na crise, pessoal que só atende vendendor NS M5 de R$ 500 vem vai passar por dificuldades enquanto a economia não voltar a crescer direito).

  15. #15

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Muito bem Ruben.De grande valia sua explicação. Tenho utilizado Wr741nd como modo cliente,porém com firmware da ddwrt,já que o firmaware original não suporta o modo Cliente. Tem se saído bem até um km.Ja como distribuidor dentro da casa do cliente,tenho encontrado aps bem baratos de 40$,pois para uso residencial não há necessidade de tanta qualidade.Tenho encontrado c3tech e intelbras a este preço. Acredito que os 2 tenham o mesmo hardware,pois até a carcaça é idêntica, só muda a marca,e sabemos que essa prática é comum.Fica a dica para o criador do tópico.

  16. #16

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Perfeito. O WR741nd é outro exemplo de roteador barato que tem potencia baixa e sensibilidade ruim em datarate alto.
    Se usar G a 54M ele tem uns 14dBm de potencia e sensibilidade na casa dos -60, ou seja, precisa sinal gigante de -40! Nunca que alguém vai conseguir isso em 400m com antena de 12dBi!
    (Se usar N em MCS6 ou MCS7 é mais ou menos a mesma potencia e sensibilidade)

    Já em MCS0 a MCS2, ou B a 11M, ou G a 9 ou 12M, a potencia é de 18dBm, e a sensibilidade sobe pra -75, como esses datarate tem SNR mínimo de só 10 ou 12dB você pode ter sinal tipo -65 que terá conexão bem estável. E por ter 18dBm de potencia e não só 14 responderá com nível de sinal suficiente pra torre.

    90% dos roteadores de R$ 40 a 60 tem chipset RTL8196c, que é a versão basica do chipset. Tem o RT8196E, que suporta até MIMO (Roteadores baratos de 300M), o que muda de um fabricante pro outro é algum detalhe no VRM e etapa de RF, alguns usam o RTL8196E e tem modo cliente.

    O 741 usa chipset Atheros, não sei bem que variações tem nele (Teve varias versões com caixa quadrada, agora com a carcaça arredondada teve mais algumas versões) mas a Atheros não faz chipset barato capado tipo a Realtek, Broadcom e Ralink fazem. Atheros geralmente é completo e o jeito de baixar o custo com eles é capar VRM, ram e etapa de RF, o resultado final é o mesmo, não adianta ter um chipset mais poderoso se o resto do hardware foi capado, acho que todo roteador de mesmo preço terá desempenho similar, existem versões com bugs específicos (Por isso cada modelo tem 2 ou 3 versões por ano, sempre corrigindo problemas) mas a nova versão lançada mes que vem deve corrigir isso (E criar um novo bug... tipo o Windows Update, descobre aqui pra tapar alí...). É bom comprar onde tenha garantia decente por isso, já tive azar com uma versão de roteador nem tão barato tipo Dlink ou Aquario que não teve jeito, precisou ser trocada no distribuidor. Comprar em pseudo-vendedor no ML tem esse problema, se der azar de pegar uma versão problemática (Seja de R$ 40, de R$ 80 ou um AC de R$ 200) nem sempre tem firmware alternativo pra resolver, chipset basicão não tem firmware alternativo, marca mundial tipo TP-Link é mais comum que tenha, passei muitos anos com TP-Link, só parti pra Gothan porque o distribuidor era aqui do lado (1000Km é do lado), dei sorte.

    Ah, já viram isso? :
    http://www.ebay.com/itm/2014-NEW-AP-...-/131368732367
    Olha o preço, R$ 20 praticamente!
    É um lixo? Não, eles até funcionam. Eu arrisquei, apesar da porta USB pra modem 3G eles operam também como AP, cliente ou repetidor (Talvez não esse do link, mas tem uns similares com um botão na lateral, na verdade o meu foi US$ 18). Testei como AP, 20Mbps com 1 parede no meio, nada a reclamar. Testei como cliente, conector em rede B (11M) na torre a 100m de distancia sem problemas, denovo nada a reclamar.
    E aí, uma porcaria mal-feita de R$ 20 pode funcionar, pra que gastar R$ 80 com um AP de mesa bonitinho e complexo? O que isso tem de menos é VRM, afinal os 5V da porta USB são sempre limpos, tirando capacitores grandes e conectores isso pode ser inteiramente montado em insersora, se pegar insersora pequena isso dá 1000 placas dessa por hora, teria manofatura pros 2 jacks USB e o de rede, custo baixo, depois é juntar a placa no meio de 2 carcaças plasticas encaixadas (Sem gasto de tempo com parafuso), enfim, custo realmente baixo, o produto não é um lixo porque é barato, ele é barato porque tem um processo produtivo barato, não quer dizer que não dure, o RMA talvez seja bem menor que roteador de mesa comum (Que dá muito pau em VRM), realmente não vejo porque ficar insistindo em roteador de mesa de R$ 100 pra uso domestico bobo tipo só acessar internet, só estão incentivando processos produtivos antiquados, mais nada.

  17. #17

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Muito interessante este "apzinho".Posso arriscar comprar uns 2 para testar em ambiente doméstico.Afinal,40,00$ em média por 2 Ap?Conhece outras opções bacanas similares?Este gothan,qual a vantagem de comprá-lo,sendo que resido na região metropolitana de Belo Horizonte?Tópico rendeu muita coisa boa!

  18. #18

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wr741nd.PNG
Visualizações:	197
Tamanho: 	59,3 KB
ID:      	56585
    este é um ap wr741nd conectado em cliente em uma antena de grade de 20dbi proeletronic com 10m de cabo.o ponto de acesso é um bullet 2 hp com omni "oiw" setado somente em modo "b".este cliente está a uns 400m de distância,porém com barreiras,(principalmente casas).

  19. #19

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Modo B realmente usa toda a potencia e sensibilidade dos hardwares, ele "deu muito certo" por isso, mesmo o maior datarate dele permite potencia e sensibilidade.

    Um problema do pouco sucesso de G é subir o datarate (Maldito modo AUTO), em 12M ou 18M terá potencia e sensibilidades similares a B, mas... o default é modo auto, que sobe pra 54M, onde a sensibilidade cai uns 20dB, o SNR requerido é uns 10dB maior, e a potencia cai uns 3 a 5dBm.

    Bom, precisei achar meus APzinhos xing-ling pra lembrar, na verdade o que paguei US$ 18 é esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00305.JPG
Visualizações:	136
Tamanho: 	160,2 KB
ID:      	56586Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00303.JPG
Visualizações:	199
Tamanho: 	175,9 KB
ID:      	56587
    Olhando bem ele tem só 2 componentes PTH (Montagem manual), os outros são SMT, são uns 50 em cada lado, ou seja, mesmo a pior insersora do mercado levaria 1 minuto pra montar! E os componentes PTC são tão baixos que um pequeno chines deve encaixar uns 30 por minuto, ou seja, o operador que separa as placas pode encaixar os 2 componentes e isso resulta num custo pra lá de baixo.
    Pra quem não conhece insersora SMT que monta a maioria do que usamos, essa monta uma placa que parece ser de notebook:


    Mas... dá pra fazer multiplas placas pequenas uma do lado da outra, se uma placa tem 2x7cm e sua insersora suporta 30x30cm dá pra fazer uma placa única de algo tipo 4 x 14 placas, que resulta em 56 plaquinhas de 2x7.
    Fica algo assim:


    O modelo que roda como AP de modem 3G (Entre outras funções, com o mesmo chipset RT5350F) tem só componentes SMT, ou seja, 100% feito em insersora, acho que uma insersora de US$ 100 mil insere componente numa 50 placas dessa por minuto! Vejam como esse AP com porta USB pra modem GSM é:
    http://my-embedded.blogspot.com.br/2...r-rt5350f.html

    O que tive desse foi mais de R$ 50 no ML, esse não testei como cliente, só como AP mesmo, funciona normal, a antena alcança pouco, igual anteninha 2dBi de AP pequeno.


    Sobre a vantagem dos Gothan, pra mim a vantagem foi custar R$ 38, e esse preço não era a vista nem nada, acho que a vista ficaria uns R$ 34. Comprei varias levas de 5 a 10 em macrodistribuidora.com.br nesse preço, faz tempo que não vejo quanto custa, mas lembro de ver ele no ML abaixo de R$ 40 (Falo do GWR110. Já o GWR100 tem mais portas, hardware melhor, modo cliente, e fica na casa dos R$ 50-55 pelo que ví, eu comprei dezenas a R$ 45 (Também nada de a vista, mas sim no cartão, mesma distribuidora). Com antena de 20 e 24dBi (R$ 65 com cabo de 10m na mesma distribuidora até metade do ano) em modo B já coloquei gente a 1000m. Olha o custo disso, R$ 38 + 45 + 65 = R$ 148, isso não paga nem uma CPE (Que não tem AP incluso, e hoje todo mundo precisa de AP dentro de casa), mas meu principal motivo pra usar isso foi já ter um monte de grades paradas, ainda tenho umas 50 grades de 24dBi dando sopa aqui, ou seja, custo zero nelas. Testei 1Mbps e tinha 1Mbps tranquilo com esse hardware pra lá de barato, meu problema sempre foi falta de link então nunca consegui testar mais que isso, mas em casa usei GWR110, GWR100, TPLink WR741dn com firmware nativo, esses mini router USB, e todos dão lá seus 20Mbps trafegando conteúdo via rede (Uso netbook pra ver conteúdo no servidor, fico o tempo todo com a rede aberta (\\192.168.254.1\Rubem) ou com o acesso remoto aberto, ou seja, uso pra caramba a rede, o tempo rodo rodando podcast, ou abrindo PDF, ou rodando filme (480p geralmente), ou mesmo com acesso remoto pra ver email e acessar o Under-linux (Por isso posso escrever post longo, saio ou ando por todo lado e por acesso remoto visualizo tudo de onde parei, no meu netbook acho que nem tenho coisa instalada tipo Chrome ou Adobe Reader, porque sempre uso terminal service mesmo).

    O que pesa nesses roteadores é excesso de snmp pelo que noto, excesso de micros com p2p no default pesam muito, muita conexão simultanea de cada um detona eles, mas seria uma empresa, não uma casa! Aqui teve empresa mão-de-vaca comprando GWR100 e achando que seria suficiente pra uma duzia de maquinas, aí não tem condições, trava mesmo.

    Em BH não tem distribuidor grande de microinformatica né? Já ouvi muita gente daí reclamando isso, no interior de MG tem fabricantes mas BH parece que não tem nenhum distribuidor grande, acho curioso, faz juz à fama de roça iluminada :-)


    Tava olhando no meu sistema e outro bem barato que já vendi uma duzia é esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0mbps-5dbi-_JM
    Esse nunca testei, mas vendi varios e nenhum deu defeito, eu confiaria se fosse comprar uns hoje.
    Esse é mais um que a ficha técnica pela metade pode enganar. Ele fala em 20dBm ou 100mw, só que... essa potencia isso só vai existir em modo B a 11M, em modo G a 9 ou 12M, e em N em MCS0 ou MCS1, isso aí vai ter uns 15dBm em G a 54M, ou em N com MCS6 ou MCS7, denovo não dá pra sonhar que isso vai prestar a 1000m se usar datarate alto. A Aquario não dá uma ficha com todas as sensibilidades e potencias, se pegar o Intelbras WRN150, praticamente igual, também não temos esses dados, alias, o WRN150 talvez algum distribuidor tenha por um preço bem baixo:
    http://www.intelbras.com.br/sites/de...ps_wrn_150.pdf
    Nem no C3Tech tem esses dados:
    http://www.c3technology.com.br/2013/produto.php?id=294
    A gente precisa ir lá pra china no site da Tenda pra ver a sensibilidade:
    http://www.tendacn.com/tendacn/Produ...?productid=458
    Na aba specifications:
    - Sensibilidade em 11M: -87dBm, e 11M precisa SNR de míseros 10dB, ou seja, com -77 você conecta.
    - Sensibilidade em MCS7 (72,2M): -68dBm, e MCS7 precisa SNR de 25dB, ou seja, precisa -43 pra conectar no maior datarate!
    Lógico que isso não serve como cliente, só presta como AP, mas ainda assim é bom olhar esse dado pra não se enganar com essas potencias altas que a Aquario e a Intelbras estão propagandeando, elas não necessariamente significam maior alcance (Não no default), mesmo como AP dentro de casa seria interessante fixar em modo B a 11M pra ter alcance otimizado, se a intenção é apenas acessar internet, com plano tipo 1 ou 2Mbps, isso é perfeito. O default B/G/N vai consumir um pouco a mais de processamento, e ficar chaveando entre modos e datarates conforme o sinal varia, dá sensação de navegabilidade ruim pro cliente, e a culpa não é do AP, e sim de quem configura o AP.

  20. #20

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Costumo comprar na ceitel,mas os preços variam em termos de custo x benefício. Por exemplo o wrn 240 com antena removível custa 81$.E isso com cadastro de instalador,ou seja,não se trata dr usuário final,o que aumenta ainda mais.Já os c3tech são 40$,o menor preço que já paguei por um ap simples.