+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de links pcc mais de 16 links

    Boa tarde, alguém poderia me esclarecer se é possível montar um balance PCC com mais de 16 links? Tem alguma limitação de protocolo que impeça um número maior que 16?

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento de links pcc mais de 16 links

    Acho que sempre se citou "Até 16" porque foi o limite de portas nos hardwares um bom tempo, a CCR1036 tem 16 portas e as daughterboard tipo RB816 (Pra RB600 e RB800) tem 16 portas também.
    Na CCR1036 você perde uma porta pra fibra então tem limite de 15, na RB800 e 600 você teria 3 portas além da daughterboard, mas elas tem processamento baixo demais pra trafegar algo além de uns 20-30Mbps real, não sei bem a utilidade de balancear 18 portas de 1Mbps cada.

    Sinceramente duvido que em plataforma x86 com algo tipo uma motherboard com 5 placas pci de 4 interfaces ia prestar, já que essas placas (Tipo RB44) tem CI basicão (É um CI de switch, desempenho meia-boca), as placas com 5 slots são antiquadas (Teria que procurar uma PCI-e e não sei se tem uma versão PCI-e da RB44. PCI com 5 slots só socket 775 de VRM antigo, ou seja, só pra familia core (Não core2, nem coreI, falo de dualcore tipo E5200 ou E6600, de 2007), mas o principal, routerOS x86 roda mal pra caramba em materia de hardware x desempenho, um desktop x86 com 4 RB44 provavelmente ia ser tão lerdo na tarefa quando uma RB600 + RB816 (RB600 a basica, de 600MHz e 64MB de Ram). Por isso grandes hardwares x86 pra rede são com outras distros linux.

    Hoje tem a CRS125-24G com 24 portas e gente falando em PCC em 20 portas com ela sem problemas, acho que é no forum da MK.

    O limite prático que tem no sistema é com failover (E não sei porque uns chamam de "balance em failover", balance é uma coisa e failover é outra), que se não me engano tem 8 portas de limite, mas também... convenhamos que ter 7 portas ociosas esperando 1 cair já é exagero, não precisa mais que isso. Tem bugs de versão quando se trata de funções de tantas portas, não sei se esse limite de trunk a 8 é bug ou característica.

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento de links pcc mais de 16 links

    Não existe limite pelo q sei, vc pode apenas pegar um shwitch de 24 portas colocar entre o mikrotik e modens e tdos modem roteado sem dhcp e mikrotik com apena 2 interface de rede vc faz balanceamento de 24 link e funciona perfeito.

    procure por programa configura balanceamento de link no youtube.

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento de links pcc mais de 16 links

    Vish... se for por esse lado sairia mais em conta comprar um switch gerenciavel de 16p e criar 16 vlan's, mandar tudo pra uma RB450G balancear e ter uns 30Mbps na saída dela (Limite de processamento delas, pelo visto), sai mais barato que uma CCR1036 ou RB com daughterboard com as mesmas 16 portas.

    Problema é desempenho, switch sempre degrada tudo, não tem CI de alto throughput, pra adsl até que vai porque de qualquer forma se perde 10% no trajeto, mas pra link maior ou perda zero tem que partir pra CRS125-24 ou algo do tipo.

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento de links pcc mais de 16 links

    Marcelo, diretamente na rb so usando uma Crs, mesmo assim dificilmente suportaria o trafego... usando Vlan da tranquilo, problema é que o ros tem uns bugs chatos...
    Dentro de uma semana to ativando um pcc com 14 Links e uma 1100AHX2 "Discando".

  6. #6

    Padrão Re: Balanceamento de links pcc mais de 16 links