+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede ponto a ponto com aproximadamente 7km

    Boa noite

    Sou novato por aqui. Mesmo lendo bastante sobre as soluções para problemas semelhantes aos meus, ainda fiquei com dúvidas. Por este motivo estou pedindo a ajuda de vocês.

    Tenho um plano de 2 mb na minha residência, internet via rádio (pois na região não existe cabeamento telefônico, muito menos fibra óptica). Já liguei diversas vezes para empresa reclamando dos seus serviços prestados, procurando uma solução (o ping alcança incríveis 960 ms, tendo como download máximo 300 kbps e taxa de upload quase nula), principalmente pelo fato do meu trabalho ser exclusivamente online. Frustrado com esta situação, estou decidido a montar uma rede ponto a ponto.

    Tenho uma loja com uma net de 30 mb que fica aproximadamente à 6 km (ou menos) da minha residência em linha reta. Entre a loja e a residência os únicos obstáculos são as árvores dos vizinhos dos dois lugares citados (que chegam a medir, em média, 8 ou 9 metros). Passando disso tenho uma vista limpa em relação a ambos os pontos (com alguns poucos edifícios e torres de comunicação no meio do caminho). Gostaria de saber se é necessário construir uma torre para facilitar a comunicação da rede (minha casa deve medir uns 5 metros no seu ponto mais alto, a loja deve medir uns 7).

    Os equipamentos que pretendo usar para ligação ponto a ponto são:

    2 Antenas 5831DP-BL com Blindagem Lateral
    2 Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO APC

    Será que somente com estes equipamentos já resolvo meu problema sem o auxílio da torre?

    Obrigado pela atenção ^^

  2. #2

    Padrão Re: Rede ponto a ponto com aproximadamente 7km

    Até um Par de Nanobeam daria esses 30Mb... Porém é preciso visada total, e fresnel limpo.
    Ideal seria usar o Google Earth, Marca as coordenadas e observa a altitude de cada ponto, baseado nisso faça os cálculos que você citou. Se a loja mede 7 e a casa 5 e a arvore nove, com 6 Metros de elevação em cada ponto já "funcionaria".
    Eu tentaria com um tubo grosso de 6 Metros em Cada ponto, caso de certo e so estaia ele ou fazer uma base boa, se não der parte para a mini torre...
    Ps : Equipamento não fara tanto diferença caso não tenha os requisitos (Visada+Fresnel), como é 30Mb de um Link domestico um par De Nanobeam cai bem.
    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JpMontoyaa Ver Post
    Boa noite

    Sou novato por aqui. Mesmo lendo bastante sobre as soluções para problemas semelhantes aos meus, ainda fiquei com dúvidas. Por este motivo estou pedindo a ajuda de vocês.



    Tenho um plano de 2 mb na minha residência, internet via rádio (pois na região não existe cabeamento telefônico, muito menos fibra óptica). Já liguei diversas vezes para empresa reclamando dos seus serviços prestados, procurando uma solução (o ping alcança incríveis 960 ms, tendo como download máximo 300 kbps e taxa de upload quase nula), principalmente pelo fato do meu trabalho ser exclusivamente online. Frustrado com esta situação, estou decidido a montar uma rede ponto a ponto.

    Tenho uma loja com uma net de 30 mb que fica aproximadamente à 6 km (ou menos) da minha residência em linha reta. Entre a loja e a residência os únicos obstáculos são as árvores dos vizinhos dos dois lugares citados (que chegam a medir, em média, 8 ou 9 metros). Passando disso tenho uma vista limpa em relação a ambos os pontos (com alguns poucos edifícios e torres de comunicação no meio do caminho). Gostaria de saber se é necessário construir uma torre para facilitar a comunicação da rede (minha casa deve medir uns 5 metros no seu ponto mais alto, a loja deve medir uns 7).

    Os equipamentos que pretendo usar para ligação ponto a ponto são:

    2 Antenas 5831DP-BL com Blindagem Lateral
    2 Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO APC

    Será que somente com estes equipamentos já resolvo meu problema sem o auxílio da torre?

    Obrigado pela atenção ^^


    Suba ao telhado com binoculo e verifique visada direta ao ponto que quer interligar. Se confirmado, pode utilizar dois AIRGRID M5 que nao vai se fastidiar nem com preço nem com qualidade. Esse equipamento é mais que susficiente para esse link (vai conseguir pelo menos 20 a 40 Mbps). cada Air grid com mastro de pelo menos 1,5m separado do telhado.

  4. #4

    Padrão Re: Rede ponto a ponto com aproximadamente 7km

    Primeiro passo é saber se tem como passar este link entre os dois pontos, marque as coordenadas dos dois pontos que te ajudamos a saber se da para fechar o link, caso nao, quantos metros irá precisar levantar a antena...

  5. #5

    Padrão Re: Rede ponto a ponto com aproximadamente 7km

    Amigo põe duas Airfiber 24 que fica show de bola. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Agora sem brincadeiras, põe duas Nanobeam 25 e seja feliz.

  6. #6

    Padrão Re: Rede ponto a ponto com aproximadamente 7km

    Amigo use este link para lhe auxiliar na questão de altura de torres.
    http://airlink.ubnt.com/

    Creio que vc poderia usar aquelas torrinhas de antena de Tv que o pessoal usava antigamente, em ferro velho se encontra baratinho e medem de 8 a 10 metros nas 2 pontas pra fechar com NanoBeam 25dbi.