Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Passar ip válido para os clientes

    {URGENTE}
    Boa noite, eu já pesquisei e diversos sites e fóruns pela internet e não consegui resolver meu problema, estou apelando para o under-linux como última altenartiva, o meu problema é o seguinte:

    preciso passar ip válido (público) para alguns clientes mas não consigo de forma nenhuma.
    minha rede funciona assim,
    tenho uma Rb 1100 ( mikrotik) o link chega na porta 11 com o ip (ex) 192.167.39.2, e uso uma bridge da porta 1 até a porta 5 para os clientes se conectarem via PPPoE com o ip 10.10.0.xx, o gateway dessa rede, que está configurado na bridge é 192.168.199.1,

    o que que eu preciso fazer para poder passar ip público para os meus clientes ? Tenho 16 ips, aguardo alguma ajuda, OBs. Ainda sou meio leigo no Mk

  2. #2

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Amigo, fiz uma pesquisa aqui mesmo no fórum e encontrei diversos tópicos com soluções para sua dúvida:

    Pesquisa: https://under-linux.org/busca.php?q=...91j16141447j31

    Melhor tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=134166

  3. #3

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Muito obrigado Edilson, porém agora surgiu outra questão, eu preciso passar o ip válido através do PPPoE mas de uma forma em que eu não faça essa configuração no nat ( netmap) alguma dica ?

  4. #4

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    seus ips são roteados para seu router ou você usa 1 como ip e outro como gateway?

  5. #5

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Reforçando a pergunta do amigo @mcdornas vc tem um bloco ip designado para você por parte da operadora ou você tem apenas um bloco /28 que eles mandaram para o seu provedor? Se for a primeira opção está fácil, basta setar o ip válido no remote address do PPPoe e pronto, já que vc usa a mesma ip pra fazer o roteamento de borda de PPPoe (Pelo que eu entendi...), porém se vc possui apenas um bloco, terás que usar NAT 1:1 ou Proxy-ARP (Não recomendo.)

  6. #6

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Eu tenho apenas o bloco /28,
    o provedor me disponibiliza 16 ips válidos. Como eu faço para repassar para o cliente o ip válido mas sem usar o nat 1:1 ?? Lembrando que o modo de autenticação é PPPoE

  7. #7

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Muito obrigado Edilson, porém agora surgiu outra questão, eu preciso passar o ip válido através do PPPoE mas de uma forma em que eu não faça essa configuração no nat ( netmap) alguma dica ?
    Amigo, crie um pool com os ip´s válidos que vc tem.
    Não sei se usa radius, mas se não, basta setar o ip válido na secret do cliente que vai recebe-lo.
    Se usa algum sistema radius, basta setar o ip válido no sistema.

    Aqui entrego tudo válido dinamico via pppoe, e quando quero fixar para algum cliente uso assim.

  8. #8

    Padrão

    Já criei o pool, já coloquei no ip addresses, já fiz o profile e já coloquei no Secret com o ip fixo, ele navega, pega o ip fixo, mas só sai pelo ip do servidor sem atribuir o ip público...oq fazer?

  9. #9

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Já criei o pool, já coloquei no ip addresses, já fiz o profile e já coloquei no Secret com o ip fixo, ele navega, pega o ip fixo, mas só sai pelo ip do servidor sem atribuir o ip público...oq fazer?
    Vc deve estar usando alguma regra de NAT masquerade geral pra sua rede, não? Verifique isso.
    Última edição por Luspmais; 07-01-2015 às 12:59.

  10. #10

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Perdão sou meio leigo, como eu faço para colocar o ip público na interface do link ? Esse ip público seria o mesmo ip do meu cliente ?

  11. #11

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    A única regra de Nat mascarede é da interface do link,

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    A única regra de Nat mascarede é da interface do link,
    Então pode ser isso, se sua regra for essa:

    chain=srcnat action=masquerade

    Daí vc altera para essa:

    chain=srcnat action=src-nat to-addresses=xxx.xxx.xxx.xxx
    to-ports=0-65535 protocol=tcp src-address=yyy.yyy.yyy.0/24

    Onde "x" é seu ip do servidor e "y" sua faixa de ip de clientes com ip interno.

  13. #13

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Então pode ser isso, se sua regra for essa:

    chain=srcnat action=masquerade

    Daí vc altera para essa:

    chain=srcnat action=src-nat to-addresses=xxx.xxx.xxx.xxx
    to-ports=0-65535 protocol=tcp src-address=yyy.yyy.yyy.0/24

    Onde "x" é seu ip do servidor e "y" sua faixa de ip de clientes com ip interno.

    mas nessa regra eu não vou estar selecionando a interface de saída...e uso 10.1.0.xx e 10.10.0.xx para os clientes', e 192.168.100.1 para rede dhcp, como eu colocaria no src address ?

  14. #14

    Padrão

    Não.

    Veja o anexo:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb nat.png
Visualizações:	291
Tamanho: 	327,0 KB
ID:      	56643  

  15. #15

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Não.

    Veja o anexo:
    Certo, mas ai eu apenas seleciono a rede 192.168.100.xxx que seria dhcp, e pra colocar a do PPPoE tbm ?

  16. #16

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amigo, crie um pool com os ip´s válidos que vc tem.
    Não sei se usa radius, mas se não, basta setar o ip válido na secret do cliente que vai recebe-lo.
    Se usa algum sistema radius, basta setar o ip válido no sistema.

    Aqui entrego tudo válido dinamico via pppoe, e quando quero fixar para algum cliente uso assim.
    Luspmais, Também utilizo como você, mas até o momento não tive que fixa nenhum IP, tem como você postar um print do Secret? Pra quando houver a necessidade em faça sem dor de cabeça.

    Att,
    Ney

  17. #17

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    É simples, os IP públicos estando roteados até o servidor basta, na secrets fixar o IP público no remote adress e pronto, dai excluí ele do pool, para que outro cliente não o pegue... Estou na rua pelo smartphone, assim que chegar casa posto o print.

  18. #18

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Certo, mas ai eu apenas seleciono a rede 192.168.100.xxx que seria dhcp, e pra colocar a do PPPoE tbm ?
    Vc tem DHCP e PPPoe no mesmo servidor?

    Se sim crie uma Nat para da cada classe sua.

  19. #19

    Padrão

    Certo, vou fazer os teste aqui, amanhã eu Falo no que deu, muito obrigado a todos por terem me ajudado.

  20. #20

    Padrão Re: Passar ip válido para os clientes

    Depois vc da 1 estrelinha fica certo...kkkkk
    Boa sorte... Qq coisa chama aqui.