+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com load ballance pcc

    pessoal estou treinando minhas infraestrutura em casa, pra quando estiver tudo rodando bem poder jogar para a torre e montar o provedor.
    Minha dúvida é a seguinte, segui esta video aula , para fazer um load ballance pcc com 2 links roteados, pois bem possuo 1 link de 3megas fibra, e tenho 1 link adsl 15 megas, fui fazer o teste como no vídeo, mas minha rede ficou assim:

    link 1 copel, por ele se tem navegação e quando se faz o teste de velocidade, o teste é baseado nele (ou seja 3Mb)
    link 2 adsl, por ele se faz os downloads, quando faço o teste de 1 down ocupasse todo os 15Mb de banda, e o da copel fica quase sem tráfego.
    se eu tiro o link adsl, continua navegar, já se eu tirar o link da copel PARA!

    o que eu gostaria de ter:

    os 2 links somados, totalizando 18Mb, deixando aparecer somente 1 ip ( no caso o da copel que é fixo), e quando quaisquer 1 dos 2 links ficassem off, o outro continuasse funcionando, por ex:
    a rede esta tudo ok funcionando com 18mb, derrepente cai o link adsl, entao fica funcionando só os 3 fibra, ou se cai a fibra, fica funcionando os 15 adsl.

    obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    outra coisa que vi agora que acontece, é que quando faço 1 down, e esse ocupa os 15 megas, o outro link fica bem baixo, porém o ping sobe bastante, sendo quase impossivel navegar.
    dai quando paro o download o link adsl vai a quase 0, e um vídeo no youtube começa a comer os 3Mb da fibra.

  3. #3

    Padrão

    1º precissa de uma configuração de PCC com "failover" caso contrario, cada vez que cair um link, todos os pacotes que estao transitando pelo link caindo vao parar e produzir uma lentidao no sistema todo.

    2º nunca vai conseguir somar a velocidade dos dois links para os CLIENTES. A velocidade maxima sera aquela do maior dos links (em realidade um pouco menor porque o cliente comparte pacotes entre os dois links). Porem se observar na saida do PCC ai sim verá a soma dos dois links.

    segue PCC c/ failover . Eu tenho funcionando sem problemas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Advanced Routing Failover without Scripting.pdf  

  4. #4

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Olha se vc estiver usando modem ADSL roteado vc não vai conseguir failover pois o pcc verifica o gateway q neste caso o gateway é o modem então mesmo não tendo sinal ADSL o gateway continua ativo, no caso da fibra é diferente se for ip público poi se link para o gateway para tb fazendo o outro link assumir, vc pode usar programas para te ajudar faça uma pesquisa sobre programa para configurar balanceamento de link, uma forma q pode ser feito é distribuição de link q seria da seguinte forma alguns clientes usaria a fibra e outros o ADSL tem programa q faz isso pra vc.

  5. #5

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Mas o load não faz soma de link? tipo 3+3=6
    ele só enche um link e passa para outro?
    qual melhor configuração para ballance? em uma rb750

  6. #6

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Somar talvez nao seria a palavra, depende como vc vai utilizar o link exemplo se tiver 2 link e fizer 2 download cada arquivo baixado vai utilizar um link, em alguns medidor de velocidade a sensação passada é de soma, acredito eu que é feito varios teste e uma media dos dois links é mostrado nao quer dizer que usou os 2 link ao mesmo tempo.
    Meu ponto de vista para conseguir somar link precisaria trabalhar em uma camada mais baixa ou seja camada 2 que nao acontece no pcc mas eu posso estar errado.
    Resumidamente terá os dois link para usar ao mesmo tempo mas para coisas diferentes.

  7. #7

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Somar talvez nao seria a palavra, depende como vc vai utilizar o link exemplo se tiver 2 link e fizer 2 download cada arquivo baixado vai utilizar um link, em alguns medidor de velocidade a sensação passada é de soma, acredito eu que é feito varios teste e uma media dos dois links é mostrado nao quer dizer que usou os 2 link ao mesmo tempo.
    Meu ponto de vista para conseguir somar link precisaria trabalhar em uma camada mais baixa ou seja camada 2 que nao acontece no pcc mas eu posso estar errado.
    Resumidamente terá os dois link para usar ao mesmo tempo mas para coisas diferentes.
    deson00@ obrigado por responder, vc ja me ajudou, sera que vc poderia me dar um auxilio pelo skype?

  8. #8

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Ola, LOAD-BALANCE não faz soma de link, o balance resumindo a grosso modo ele divide os pacotes da sua rede, ou seja, se voce tem 2 links de 3MB e tem 3 clientes cada cliente com 1 MB, e eles estão usando o tempo todo e consumindo o tempo todo, voce não tem mais link sobrando pra ninguem correto, e a latencia vai ficar super alta com o gargalo do link, o balance vai fazer as conexões se dividirem, como ?
    se ele abrir a página do globo por exemplo pode sair pelo link1 e ele vai abrir o site da uol, agora sai pelo link 2, e assim vai balanceando as conexões pra evitar gargalos no link.
    agora o fail-over tem que configurar pra verificar via ping, onde ele cai a internet daquele link depois de 20 ou 30 segundos, dependendo da configuração ele vai jogar para o link funcional.
    Espero ter ajudado um pouquinho

  9. #9

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Ola, LOAD-BALANCE não faz soma de link, o balance resumindo a grosso modo ele divide os pacotes da sua rede, ou seja, se voce tem 2 links de 3MB e tem 3 clientes cada cliente com 1 MB, e eles estão usando o tempo todo e consumindo o tempo todo, voce não tem mais link sobrando pra ninguem correto, e a latencia vai ficar super alta com o gargalo do link, o balance vai fazer as conexões se dividirem, como ?
    se ele abrir a página do globo por exemplo pode sair pelo link1 e ele vai abrir o site da uol, agora sai pelo link 2, e assim vai balanceando as conexões pra evitar gargalos no link.
    agora o fail-over tem que configurar pra verificar via ping, onde ele cai a internet daquele link depois de 20 ou 30 segundos, dependendo da configuração ele vai jogar para o link funcional.
    Espero ter ajudado um pouquinho
    Opa ajudou sim!
    e eh isso mesmo que esta acontecendo, quando vou navegar abre pelo link 1, e quando vou fazer download abre pelo link 2, toda vez que eu abro meuip.com.br aparece so o ip do link 1, agora o problema mesmo 'eh que qndo faco um download ocupando a banda toda do (15mb), fica pingando normal ate eu abrir uma pagina qualquer, ou o youtube, nossa fica muito ruim pingando alto pra caramba, perdendo bastante pacote, o que pode ser?
    alguem assistiu o video, esse metodo e bom?

  10. #10

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Citação Postado originalmente por winlink Ver Post
    Opa ajudou sim!
    e eh isso mesmo que esta acontecendo, quando vou navegar abre pelo link 1, e quando vou fazer download abre pelo link 2, toda vez que eu abro meuip.com.br aparece so o ip do link 1, agora o problema mesmo 'eh que qndo faco um download ocupando a banda toda do (15mb), fica pingando normal ate eu abrir uma pagina qualquer, ou o youtube, nossa fica muito ruim pingando alto pra caramba, perdendo bastante pacote, o que pode ser?
    alguem assistiu o video, esse metodo e bom?
    Acredito que seja por motivo das regras, e seus links de bordas não são de mesma carga para essas regras.
    Acompanhe esse video aqui que pode te ajudar mais.


  11. #11

    Padrão Re: ajuda com load ballance pcc

    Este programa pode facilitar sua configuração veja.