+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Queridos amigos ! gostaria de saber se alguém aqui do fórum já usou , conhece e tem informaçôes de uso e performance da RB 850GX2 ? se ela é mesmo melhor que a 450G ! sua irmã mais velha , obrigado .

  2. #2

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Se você pensa em substituir por uma 450G pode ir sem medo, 512 De ram vs 256 500Mhz x2 PowerPc vs 680Mz Mips, No Minimo 2 Vezes + Poderosa...
    Recentemente Substituir uma rb 2011 (Mips) por uma 1100 (PowerPc) a performance chega a proporção de 3x1, processamento de 59% desceu para 16%.
    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Pode comprar sem medo, top, custo beneficio. Usava a 450g processamento ficava a acima dos 70% com clientes navegando num tráfego de 45 megas em média, agora depois que coloquei ela da pique de 65 megas e processamento fica menos de 50%. Tenho 350 clientes tudo nela com pacotes de 1300kbps, 2 mega e 3 mega.

  4. #4

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Só fiquei chateado por ela ter MTU L2 de apenas 1506 bytes. Poxa, cabe só uma VLAN aí? Pra mim, não serviria.
    O problema é que esse processador powerPC da Freescale que a MK resolveu usar é o basico da linha, ou é o mais basico dessa linha. Ele tem na verdade só 2 portas gigabit, a RB tem 5 graças a switch.

    MipsBE tem suas limitações, mas pelo menos tem custo baixo, a RB450G consegue ser bem mais barata porque consegue usar um proc. mipsbe high-end, enquanto essa RB850 usa um low-end. Teria que comparar com uma RB2011 com 128MB de RAM, esta tem 10 portas ethernet e é US$ 10 mais barata, o CI pra ram de 128MB não é caro, da Nanya custa algo tipo US$ 1 cada, mesmo custo do RJ45 com driver/trafo acoplado! Ou seja, as 10 portas ethernet da RB2011 matam o preço da RAM da RB850, e a diferença toda no preço é no processador. Então o mais barato ppc é mais caro que o mais caro mipsbe.

    Entre a RB2011 e a RB1100 você tem um pulo no preço, o preço triplica, a capacidade de processamento também, até detalhes como clock e suporte a ram são diferentes, mas a grande diferença no preço está no custo do processador mesmo, ppc é caaaaaro! O jeito de ter PPC barato é usando modelo capado, que é o caro desse P1023 da RB850, é a linha de entrada (Tem mais basico, tipo P1010, P1020, mas tem mais limites tipo 1 core, e necessidade de CI externo pras instruções), a linha T, com digamos T1020, já tem bem outro nível, suporte a sata, tem cache l3, tem 5 a 8 portas gigabit nativas, já é algo pra uma RB de alto nível tipo uma CCR ou CRS, na própria familia PPC QorIQ falta um "meio termo" de bom preço, muitas linhas ethernet, que suportaria os frames enormes de 2K ou 4K que mipsbe suporta (Putz, l2mtu de 4K é pra powerpc 30x mais caro que esse P1023!).

    Então sempre que ver PPC barato pode ter certeza que tem alguma coisa capada pra ter baixo preço. Com mipsbe dá pra recorrer aos processadores mais completos sem medo de preço.

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    caramba?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Só fiquei chateado por ela ter MTU L2 de apenas 1506 bytes. Poxa, cabe só uma VLAN aí? Pra mim, não serviria.
    Arthur,

    O Rubens deu uma boa explicação ai acima, mas eu não entendi o q vc quis dizer com (cabe só uma Vlan), poderia explicar??

  7. #7

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Uhm...
    Quer dizer que cada Vlan consome 4 bytes de camada 2?? desculpe, não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre o assunto.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se são 1506 bytes de MTU L2, uma VLAN já tomou 4, ficou 2 bytes antes do 1500.
    A única limitação disso seria QinQ, correto?

  9. #9

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Isso atrapalha até uns usos de PPPoE, o default em MK por muito temppo foi mutu ethernet de 1500 e l2mtu de 1522 ou 1526. Como concentrador PPPoE dá pra usar, mas tunel não dá.

    MPLS, EoIP, Vlan, todos tem tags de 4B a mais no pacote. PPPoE tem muito mais aumento no cabeçalho. Outras RB's tem limite do l2 em uns 2000B, ou até mesmo 4000B, é pra passar pacotes inteiros sem quebrar, ou pra passar pacotes agregados (Junta 2 ou 3 pequenos) e ter throughput maior.

    Isso aparentemnete "é dos mesmos produtores" de produtos Linksys ou Cisco com MTU default de 1440 a 1470 em PPPoE, não só roteador de mesa com Broadcom tem isso, alguns Cisco profissionais tem um patamar de tamanho de pacotes bem menor, nunca olhei os limites mas são valores default tipo 1442 ou 1446 quando se configura discador PPPoE, nos roteadores de mesa broadcom com esse default pode colocar até DD-WRT que não aceita configuração maior que uns 1492, aparentemente limite no chipset.

  10. #10

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    uso ela em concentrador pppoe e funciona de boa! muito boa para isso!

  11. #11

    Padrão Re: RB 850GX2 Algum de vocês já usou ?

    Aqui na minha 850Gx2 , que comprei agora em 2016, o L2MTU está em 1580 .