+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano Station para fechar ponto de 6km

    Pessoal queria saber se é possivel fechar um ptp de 6km com 2 nano station M5 ou loco que seja? me ajuda aí pois no site da UBNT afirma que os Nano m5 são para 15km, enquanto os loco para 15km, mais concerteza não deve chegar a isso, se alguem tem ou já teve uma experiencia dessa me ajuda ai por favor!

  2. #2

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Utilize nanobeamM5 400 que fica show

  3. #3

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Eu a poucos dias fiz um questionamento sobre fechar ponto com exatos 6km, eu consegui uma boa qualidade de transferencia, utilizando um NanoStation M5 na torre e um AirGrid M5HP de 23dbi (pequeno) no cliente, e tá passando 5Mb de tráfego tranquilo, pois eu limito a velocidade dos clientes a 5Mb...
    Olha a dica que o rubem deu, foi ótima e pode servir para você, mas se pretende fechar um ponto com transferência maior que 10Mb, recomendo colocar AirGrid M5 de 27dbi nos dois pontos, dentre os que indicaram, o AirGrid tem um custo menor e é ótimo...

    https://under-linux.org/showthread.p...77548&p=736807

  4. #4

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Obg pelas respostas pessoal, é pq tenho esse ponto já fechado com 2 airgrid 23 dbi, mais está muito ruim o sinal, consigo passar somente 10mb e preciso passar 25mb, pensei no fato do nano ter uma abertura de angulo maior que da airgrid poderia funcionar bem.

  5. #5

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Lucas muda este enlace por um par de nanobeamM5, para passar mais de 25MB somente estes rádios, claro que tem outro rádios, mais este são de fácil instalação e você pode passar mais de 40 mega tranquilo.

  6. #6

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Citação Postado originalmente por lucas2047 Ver Post
    Obg pelas respostas pessoal, é pq tenho esse ponto já fechado com 2 airgrid 23 dbi, mais está muito ruim o sinal, consigo passar somente 10mb e preciso passar 25mb, pensei no fato do nano ter uma abertura de angulo maior que da airgrid poderia funcionar bem.
    Amigo, 6KM com nanobeam voce vai passar mais que os 25MB que precisa.
    Lembrando que existe a configuração e alinhamento que é essencial para o melhor funcionamento das antenas.
    as vezes voce ta usando muita potencia, as vezes tem modulação demais...
    Enfim, mas no seu caso 1 par de nanobeam vai te atender muito bem.
    e em relação a angulo de abertura, tome cuidado, voce está fazendo 1 PTP, não precisa de angulo de abertura, quanto mais sinal tiver, mais ruido voce vai ter, pior pode ficar seu enlace, resumindo a grosso modo.

    Espero ter ajudado de alguma forma.

  7. #7

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Citação Postado originalmente por lucas2047 Ver Post
    Obg pelas respostas pessoal, é pq tenho esse ponto já fechado com 2 airgrid 23 dbi, mais está muito ruim o sinal, consigo passar somente 10mb e preciso passar 25mb, pensei no fato do nano ter uma abertura de angulo maior que da airgrid poderia funcionar bem.
    Com nano creio que não fica bom,justamente por ele ter abertura maior.Correto @rubem?

  8. #8

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Amigo, 6KM com nanobeam voce vai passar mais que os 25MB que precisa.
    Lembrando que existe a configuração e alinhamento que é essencial para o melhor funcionamento das antenas.
    as vezes voce ta usando muita potencia, as vezes tem modulação demais...
    Enfim, mas no seu caso 1 par de nanobeam vai te atender muito bem.
    e em relação a angulo de abertura, tome cuidado, voce está fazendo 1 PTP, não precisa de angulo de abertura, quanto mais sinal tiver, mais ruido voce vai ter, pior pode ficar seu enlace, resumindo a grosso modo.

    Espero ter ajudado de alguma forma.
    estou trabalhando em 30Mhz, vc acha que é ruim isso? e a potência de saída está em 15, o problema é que a intensidade do sinal está dando -82 dbm, se melhorasse a qualidade do sinal, concerteza passaria os 25mb, pois um amigo meu consseguiu passar com essas airgrid 45mb, obg pela ajuda.

  9. #9

    Padrão Re: Nano Station para fechar ponto de 6km

    em 30mhz voce pode até conseguir passar com airgrid, mas tem que ficar filé a configuração viw e alinhamento também.
    vai diminuindo a potencia de ambos os rádios e vendo a qualidade que vai ficando, vai ajustando aos poucos que passa sim.
    faz uma verificação ai dos canais também, utiliza o analisador ai do proprio rádio pra ver como está os canais, usa o AIRVIEW e faça isso pra voce escolher um canal mais vazio, vai te ajudar bastante também.