Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabeamento subterrâneo

    Olá pessoal.

    Estou pensando em formas de fazer um provedor cabeado, sem custos astronômicos. Hoje pensei em fazer cabeamento subterrâneo, ou seja, ao invés de ficar pagando mensalmente pelo aluguel dos postes, eu passo os cabos por tubulações enterradas nas ruas - tenho quase certeza que sai mais barato que passar anos pagando milhares de reais, e ainda posso alugar espaço nas tubulações para outras empresas.

    Tenho duas dúvidas, espero que possam me ajudar.

    *) Alguém já fez algo do tipo em cidade pequena (30 mil habitantes)? Em cidade grande (RJ, SP) isso já é comum, então deve haver diferenças, por isso o foco em pequenas.
    Como é feito para conseguir autorização na prefeitura para poder colocar tubulações nas ruas?
    Considerando que minha empresa será responsável por toda a mão de obra (só falta não permitirem isso...), há algum custo mensal, anual ou único que é preciso pagar à prefeitura ou algum outro órgão governamental?

    *) Como é que o cabo drop sai da tubulação na rua e chega no imóvel do cliente? Eu estava pensando em deixar no tubo dos cabos um T fechado na frente de cada possível cliente, assim bastaria cavar um pouco a rua e colocar na ponta solta do T um tubo fino, por onde o cabo drop passaria, até o meio fio (a partir daí não sei como prosseguiria). Embora aqui a maioria das ruas sejam de bloquete (fácil de abrir a rua, basta levantar eles e cavar um pouco), duvido que seja assim que as operadoras fazem em SP, RJ, etc. Como é?

    Além das dúvidas acima, o que pensam a respeito dessa ideia?

    A tubulação a ser feita não é aquelas grandes, com cimento, ou que caibam uma pessoa dentro (quando citei essa ideia em outro tópico, falaram que seria algo na casa dos milhões de reais, acho que pensaram que seria um túnel do metrô em miniatura, hahaha). É basicamente como as redes de distribuição de água, um cano largo (talvez até de plástico, aqui a companhia de saneamento quase nunca tem problemas com plástico passando água em alta pressão) e talvez com algo dentro para dividir o espaço (dá para improvisar isso).
    Fazendo assim, acho que não sai tão caro. O problema é só a autorização da prefeitura, que não sei se tem alguma taxa mensal ou anual envolvida nisso (

    Vantagens de fazer uma tubulação subterrânea para passar cabos:
    - se não houver alguma taxa da prefeitura, não haverá a necessidade de passar a vida pagando por algo que é dos outros. Mesmo tendo alguma taxa, pode sair mais barato que o aluguel de milhares de postes por anos e mais anos (ainda mais que aqui muitos são bem antigos e fracos, - tem até uns troncos de eucalipto - certamente a concessionária obrigaria a arcar com os custos da troca para aprovar o projeto)
    - pode passar o que quiser na tubulação, desde eletricidade (com alguns poréns) a quantos cabos de rede, fibra e etc. desejar (desde que bem organizado), sem preocupar com cálculo de esforço, projeto, etc.
    - não há o risco de levar um choque em uma rede primária ou mesmo secundária.
    - não é preciso contratar empresas (com aqueles caminhões de manutenção de rede elétrica) para fazer o lançamento dos cabos.
    - os cabos ficam protegidos da chuva, raios solares e caminhões com gigantismo que saem puxando tudo pela frente.
    - é possível alugar espaço para outros provedores.

    Aguardo opiniões e respostas para as perguntas acima.


    Grato pela atenção.
    Até logo.

  2. #2
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Interessante porém aqui em Recife isso fica só para as TELES mesmo. Mais vou acompanhar o post...

  3. #3

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Cada município tem lei organica diferente. Teria que ver como é por aí, provavelmente o a lei organica (Deve estar no site da camara dos vereadores, eles que a redigiram) só cita que toda instalação em area publica deve ser compartilhada, obviamente você pode definir no projeto (Provavelmente teria que submeter aos vereadores) limitações pra esse compartilhamento, tipo os postes da rede eletrica, a cia elétrica é obrigada a compartilhar mas não é pra qualquer projeto, tem regras rígidas.

    Provavelmente também, não encontrará mapa ou muita informação sobre a rede de aguas e esgoto, seria interessante garantir no projeto que irá reparar danos, isso alivia as preocupações (Lembra que vereadores são políticos e não seres com um cerebro muito rápido dentro da cabeça).


    Sobre enterrar canos, isso não se faz muito. Se usa valetadeira.
    Existe valetadeira grande pra alugar, pra inteligar cidades e cia ela cabe na beiras das estradas:
    http://www.crmlocacoes.com/valetadei...h-witch-ht-150
    ou
    http://www.crmlocacoes.com/valetadei...vermeer-ft-115

    Mas também existem as minivaletadeiras, a GVT sei que usa, como é menor cabe em qualquer calçada, tem pra alugar:
    http://comprar-vender.mfrural.com.br...as-112288.aspx
    Sei que tem algo ainda menor, que parece ser implemento pra micro-trator (Aqueles Tobatta ou Yanmar, mono-cilindro a diesel de 10 a 15cv), se usar eixo estreito nesses micro-tratores dá pra passar bem discretamente na beira da calçada sem atrapalhar o transito.

    Notei que nalgumas cidades a rede de agua e esgoto fica a 1m do meio-fio, se na sua cidade for assim (Pode verificar com funcionários da cia de agua, se isso é regra ou não por aí) poderia usar mini valetadeira que ela fica a uns 50cm da lateral, com poucas chances da cia de agua acertar sua fibra quando mecher nos canos dela.
    (Calcada é irregular, mas a rua é sempre livre, fibra a 70cm debaixo do asfalto fica bem protegida)

    Invariavelmente a cia de agua VAI acertar a fibra, sempre tem troca de cano e reparo de vazamentos que gera buracos grandes, nem sempre é com picareta e pá, as vezes usam retro-escavadeira e abrem buraco de 2m de largura pra trocar pedaço de cano de 50cm, os reparos você pode fazer manualmente, as a instalação inicial é mais fácil usar valetadeira, as fibras com proteção pra serem enterradas são mais caras (Não é R$ 1 por metro como as autosustentadas pra postes) mas uma valetadeira dessa faz muito serviço num dia. Procura videos no Youtube pra ver a velocidade.

  4. #4
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Rapaz, será que tal investimento vale apena, não seria melhor pagar a cia de energia o uso dos postes?
    Outra coisa, onde ficaria os Packs para Switch ou caixa de emendas para a fibra? De certo modo creio que vai acabar utilizando os poste de alguma maneira p jogar o drop na casa dos clientes.

    Tal mão de obra tanto para instalação do sistema, quanto manutenção ao meu ver é muito grande, e sem contar que eu acho mais difícil conseguir liberação para tal projeto do que com a cia de energia. É um caso a pensar, falo isso pela minha cidade no caso que aqui tenho certeza que eles não iriam liberar isso não! Não para nós provedores!

  5. #5

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Seguindo interessante o projeto.

  6. #6

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Já tive pensando nisto também, acho uma ideia bacana que se pagará com o passar do tempo, mas acredito que o custo inicial para tal projeto é alto.

  7. #7

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cada município tem lei organica diferente. Teria que ver como é por aí, provavelmente o a lei organica (Deve estar no site da camara dos vereadores, eles que a redigiram) só cita que toda instalação em area publica deve ser compartilhada, obviamente você pode definir no projeto (Provavelmente teria que submeter aos vereadores) limitações pra esse compartilhamento, tipo os postes da rede eletrica, a cia elétrica é obrigada a compartilhar mas não é pra qualquer projeto, tem regras rígidas.
    Sabe se é comum a prefeitura cobrar algo? Algo como um aluguel da terra, ou ao menos uma taxa única para a autorização?
    Como obrigam a compartilhar, penso na possibilidade de não cobrarem nada, mas dinheiro para eles nunca é demais (O último prefeito aqui conseguiu torrar quase R$6 milhões que a prefeitura tinha em caixa deixado pelo prefeito anterior e agora está devendo uns R$2 milhões. Onde ele gastou isso tudo ninguém sabe, mas imagino que estejam interessados em extorquir qualquer empresa que aparecer para cobrir as dívidas).


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre enterrar canos, isso não se faz muito. Se usa valetadeira.
    Existe valetadeira grande pra alugar, pra inteligar cidades e cia ela cabe na beiras das estradas:
    http://www.crmlocacoes.com/valetadei...h-witch-ht-150
    ou
    http://www.crmlocacoes.com/valetadei...vermeer-ft-115

    Mas também existem as minivaletadeiras, a GVT sei que usa, como é menor cabe em qualquer calçada, tem pra alugar:
    http://comprar-vender.mfrural.com.br...as-112288.aspx
    Sei que tem algo ainda menor, que parece ser implemento pra micro-trator (Aqueles Tobatta ou Yanmar, mono-cilindro a diesel de 10 a 15cv), se usar eixo estreito nesses micro-tratores dá pra passar bem discretamente na beira da calçada sem atrapalhar o transito.
    A ideia era fazer tubulações para que eu pudesse colocar e tirar cabos quando quisesse, incluindo os cabos drop até os clientes (ainda não sei como chegaria dentro do imóvel). Não acho interessante enterrar diretamente os cabos, por várias razões:
    - os cabos dos clientes teriam que ficar pré enterrados (esperando a adesão para serem usados), o que não é inteligente.
    - qualquer problema, ou para passar cabos novos, tem que cavar tudo de novo.
    - não dá para compartilhar (leia-se: alugar - como a CEMIG faz com postes) espaço (se for para cavar, tem a rua toda).
    - é muito caro.

    Além disso tudo, as ruas aqui são de bloquete (nas poucas onde é asfalto eu alugaria postes mesmo). Dá para pagar qualquer um para tirar os bloquetes e cavar.

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Rapaz, será que tal investimento vale apena, não seria melhor pagar a cia de energia o uso dos postes?
    Tem que ver se a prefeitura cobra algo para poder autorizar. Se não cobrar, eu acho muito mais viável a longo prazo fazer isso aí do que alugar poste (considerando o preço atual aqui, ~R$7/poste com cabos, R$15 se tiver algo mais, como uma caixa de emenda).
    Não sei ainda quantos postes tem na cidade aqui, e de quantos eu precisaria, mas 500 postes, sendo uns 100 com caixa de emenda ou distribuição, dá R$4.300,00 por mês, R$51.600,00 por ano, quase R$260 mil em 5 anos. Com 500 postes, sendo 3 ou 4 de uma esquina a outra, dá uns 150 trechos, de esquina a esquina, para atender. Nesse espaço tem geralmente umas 16 casas aqui...

    Enquanto escrevia essa parte eu fiz as contas, e parece que R$4.300,00 não é nada perto do que dá para faturar (dá R$30 mil com plano mínimo de R$40, considerando que a cada esquina hajam 5 assinantes).

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Outra coisa, onde ficaria os Packs para Switch ou caixa de emendas para a fibra? De certo modo creio que vai acabar utilizando os poste de alguma maneira p jogar o drop na casa dos clientes.
    Os equipamentos (caixa de emenda, PAC, etc.) ficariam em caixas de cimento a cada 2 esquinas.
    Realmente, eu não consegui imaginar uma forma viável de chegar com o cabo até o cliente a partir da tubulação. A única forma parece ser colocar T's na frente de cada cliente em potencial, e quando ele assinasse bastaria cavar da tubulação até a calçada, colocando um cano fino nesse caminho, ligado ao T que já tinha antes, e por onde passaria o cabo drop. Mas é muito trabalho e ainda fica muito fácil o cabo do cliente ser rompido pela empresa de fornecimento de água.

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Tal mão de obra tanto para instalação do sistema, quanto manutenção ao meu ver é muito grande, e sem contar que eu acho mais difícil conseguir liberação para tal projeto do que com a cia de energia. É um caso a pensar, falo isso pela minha cidade no caso que aqui tenho certeza que eles não iriam liberar isso não! Não para nós provedores!
    Se eu conseguisse autorização para isso, faria uma empresa só para cuidar da tubulação e alugá-la para provedores e demais empresas. Talvez assim despertasse interesse da prefeitura, já que estaria gerando movimento financeiro na cidade, ainda mais em pequenas.

    Mas tenho que ver melhor essa ideia, já que agora que fiz as contas (usando o valor atual dos postes, nem é os tais R$3,19 ainda), parece bem viável usar postes. Talvez essa ideia tenha sido mais um bug da minha mente, seriam dezenas de quilômetros de tubos pelas ruas da cidade, complicado de chegar no imóvel do cliente, etc...


    Agradeço a todos que responderam.
    Até logo.

  8. #8

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Desculpe jogar água fria, mas se cabeamento subterrâneo para cliente final fosse um negocio bom as grandes operadoras ja estariam utilizando a tempos. Essa sua ideia da mais trabalho do que outras soluções, imagina só quando você for da manutenção!!! fora esse negocio de cavar e enterrar... esse projeto e manutenção sairia o triplo de qualquer projeto via poste.

  9. #9

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Cabeamento subterraneo não é o "bom negócio" mas sim o "único negócio" onde a cia eletrica usa postes baixos, tipo de 7m, coloca cabo tripolar torcido em cima, de modo que só resta espaço pra 1 ou 2 empresas alugarem em baixo (Entre cada cabeamento de terceiros precisa espaço mínimo 30cm ou mais, pra cima e pra baixo), antes de "atingir" a altura de uns 5,5m (Limite de veículo legal é 4,4m, mas existe cabo esticando com calor, 1m de folga é o mínimo).

    Como as cias eletricas estão endividadas (Conter inflação na base da regulação forçada de preço é coisa de ditador) qualquer corte nos gastos é bem vindo, por aqui as instalações antigas tem postes de 9m, tudo espaçado, cabem 3 ou 4 locatarias de rede abaixo, mas novas instalações estão com postes incrivelmente baixos (Que nem na area rural sobre o pasto são usados, até capiáu tem vergonha de usar poste baixo), sem espaço pra mais de 1 locatario em baixo.

    Enfim, tem muito lugar onde rede subterranea é a UNICA alternativa.

    Quanto a custos por parte das prefeituras, pelo que ví os municípios simplesmente informam na lei organica que para ocupar ou fazer uso continuo de area publica é necessario licença, por aqui e nas cidades vizinhas os municipios não cobram alugal de trailers em calçadas e tal, em 2 cidades maiores aqui perto sim. Seria bom então um projeto que cite os benefícios sociais da rede, para justificar a intrusão no passeio público, e a não-cobrança de aluguel.
    (Dia que uma lanchonete provar que tem algum benefício social eu me mudo daqui...)

    Operadoras maiores usam redes subterranea assim somente até caixas, estas ficam discretas em calçadas, a rede nos postes algo tipo o último décimo de milha, e a rede subterranea interliga central até as caixas, fazendo a penultima milha digamos. Não necessariamente a rede subterranea segue os postes, a rede subterranea pode interligar os bairros A e B, e somente nas ruas centrais dos bairros A e B há a locação de postes. Mais barato que alugar 500 postes pra interligar bairro A e B é alugar valetadeira por 3 dias e interligar eles por via subterranea. Pra atender todos os clientes complica mesmo, você teria que elevar a fiação até os postes de qualquer forma, ou fazer valeta na casa dos clientes pra não usar via aérea.


    Sobre tubos/canos, eles tem ratos, que gastam os dentes nos cabos. Como eles entram? Boa pergunta, mas mesmo fibra lá nos cafundós longe de tudo as vezes para porque 2 ou 3 lambdas romperam, num lugar a 2Km de distancia de uma entrada, cano de 3" já cria esse problema, parece que os ratos se materializam lá no meio do nada, eles nunca roem nada perto de caixa, é sempre no meio do nada.

  10. #10

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Já pensei nessa solução, mais acho complicado a prefeitura de cidade pequena autorizar, imagina sair quebrando rua, meio fio, calçada etc.É uma alternativa a se pensar em bairros ainda desprovidos de pavimentação, já que nesse caso não gastaria com reparos da rua que foi cavada etc.

    A parte complicada é sair com esse cabo do subterrâneo até a casa do cliente pois teria 2 opções: Ou levar aéreo, nesse caso é bem simples porém teria que usar os postes da mesma forma, nesse caso era só deixar os spliters próximos ao poste e subir o cabo.
    A segunda opção levar o cabo pelo chão até a casa do cliente como cano de água é complicado qualquer cliente querer quebrar seu quintal, por tanto as residências brasileiras ainda não estão preparadas para receber uma fibra via subterrâneo.

    Estava pensando ontém se não sairia mais barato nos comprarmos os postes, estive pensando em um poste mais barato, mais simples já que não receberá tanto peso, e com altura reduzida, coisa tipo 6mt 5,5mt depois de fixado, poderíamos até nos reunirmos e pedir para alguém fabricar esses benditos postes para nós pequenos provedores uma coisa padronizada já que a tendência do futuro é a fibra, no caso poderíamos por os postes nas ruas nas sessões entre um poste e outro da companhia de energia , ou nas ruas onde a companhia tem postes somente de um lado, poderemos implantar os postes do outro lado. Nesse caso acredito eu que só precisaríamos de uma projeto com art, que a prefeitura liberaria o alvará.

    Vou chamar a solução de postes econômicos para provedores, apenas para cabeamento óptico, utp, coaxial ou telefônico, não teria nada rede elétrica alta e baixa tensão. Lembrando que seria um poste bem mais barato que os convencionais, visto que seriam mais baixos e também com estrutura mais simples, para menos peso já que não serão feitos para suportar grandes transformadores elétricos e dezenas de fios elétricos de cobre. Penso em algo como poste de cerca porém um pouco mais reforçado só que uma altura bem maior na casa dos 6mt depois de fixado.

    Se essa moda pegasse a prefeitura da cidade aqui ao saber que a cidade vizinha já autorizou, visto que é para uma boa causa (fibra óptica), autorizariam também e pelo Brasil a fora esses postinhos iriam ficar famosos e conhecidos como poste da fibra...

  11. #11

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Seria bom então um projeto que cite os benefícios sociais da rede, para justificar a intrusão no passeio público, e a não-cobrança de aluguel.
    Pensei nisso. A cidade aqui está nos planos do Cidade Digital, pensei em ceder a infraestrutura para a prefeitura nesse projeto em troca da autorização ou isenção de taxas, mas é difícil esse negócio dar certo aqui.

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    É uma alternativa a se pensar em bairros ainda desprovidos de pavimentação, já que nesse caso não gastaria com reparos da rua que foi cavada etc.
    Em rua de bloquete não tem esse problema. O reparo da rua é recolocar a terra, comprimir, jogar areia e colocar os bloquetes de volta.

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    A parte complicada é sair com esse cabo do subterrâneo até a casa do cliente pois teria 2 opções: Ou levar aéreo, nesse caso é bem simples porém teria que usar os postes da mesma forma, nesse caso era só deixar os spliters próximos ao poste e subir o cabo.
    A segunda opção levar o cabo pelo chão até a casa do cliente como cano de água é complicado qualquer cliente querer quebrar seu quintal, por tanto as residências brasileiras ainda não estão preparadas para receber uma fibra via subterrâneo.
    Esse é um dos principais problemas nessa ideia de cabeamento subterrâneo. Acho que não é viável mesmo. Mesmo que levasse o cabo pelo chão até o imóvel, ainda seria muito demorado e trabalhoso, o que tornaria as instalações lentas, fazendo outros clientes esperarem mais.

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Estava pensando ontém se não sairia mais barato nos comprarmos os postes, estive pensando em um poste mais barato, mais simples já que não receberá tanto peso, e com altura reduzida, coisa tipo 6mt 5,5mt depois de fixado, poderíamos até nos reunirmos e pedir para alguém fabricar esses benditos postes para nós pequenos provedores uma coisa padronizada já que a tendência do futuro é a fibra, no caso poderíamos por os postes nas ruas nas sessões entre um poste e outro da companhia de energia , ou nas ruas onde a companhia tem postes somente de um lado, poderemos implantar os postes do outro lado. Nesse caso acredito eu que só precisaríamos de uma projeto com art, que a prefeitura liberaria o alvará.

    Vou chamar a solução de postes econômicos para provedores, apenas para cabeamento óptico, utp, coaxial ou telefônico, não teria nada rede elétrica alta e baixa tensão. Lembrando que seria um poste bem mais barato que os convencionais, visto que seriam mais baixos e também com estrutura mais simples, para menos peso já que não serão feitos para suportar grandes transformadores elétricos e dezenas de fios elétricos de cobre. Penso em algo como poste de cerca porém um pouco mais reforçado só que uma altura bem maior na casa dos 6mt depois de fixado.
    Li algum dia que um poste dos comumente usados custa uns R$6 mil, ou seria R$3 mil... Mesmo se esse poste econômico aí saísse por R$1 mil, seria muito caro implantar. Levaria 26 anos para pagar o poste, em comparação a alugar (considerando o preço de R$3,19/mês).

  12. #12

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Mas tem calçadas largas o suficiente pra ter "2 redes de postes"?

    A lei organica geralmente estabelece espaços mínimos nas calçadas, tipo entre lixeiros e poste, entre poste e muro, entre lixeiro e muro, TEM QUE sobrar espaço, aqui esse espaço regulamentado é de 80cm. Os postes ficam proximos ao meio-fio, de modo que ocupe a mínima area da calçada e seja "atingido" o mínimo possível por arvores nas calçadas e casas (Pé de manga, abacate, seriguela, chegam facil a 20m de largura!). A cia eletrica sofre com leis organicas que estabelecem calçadas MÍNIMAS tipo 1m ou 1,2m (Aí obvio que todo loteador fará o mínimo, o município devia falar em mínimo PAVIMENTADO de 100 ou 120cm, e mais um minimo não-pavimentado (Pra agua penetrar e desafogar os sistemas de aguas pluviais) de uns 80 a 100cm.

    A diferença de preço entre os tamanhos de postes não é tanta, reduzir 1m não reduz tanto o preço, quem fabrica um só vai e coloca um divisor na mesma forma e faz o poste 1m menor, a forma e mão-de-obra envolvida é a mesma, só reduz um pouco a matéria prima.

    O grande problema é sempre "unir" pessoas assim, na prática isso é impossível, se todos tivessem rede mesh em casa, com roteadores MIMO em cima de casa, poderiamos ter rede de uns 50-70Mbps por toda a cidade, ligadas num backbone no centro, mas na prática isso nunca vai existir, você teria que fazer uma rede de postes a parte, encostada nos muros e mais baixa que a rede eletrica (Tem redes de 2 a 13KV em area urbana, é aquele rede no alto, que vai até os transformadores, distancia mínima delas é de 2m, sendo que em 1m tem EMI que derruba qualquer rede ethernet e em telefone cria roncos absurdos), ou sempre no lado oposto da rede eletrica existente (Exceto onde talvez tenha rede eletrica nas 2 calçadas), enfim, complicado detalhar isso o suficiente pra que a prefeitura dê licença.

    Cada poste por R$ 600 (Preço aqui, 3000Km de SP, 1000Km de BSB, poste de concreto (Não conico) de 5m), fora mão-de-obra pra instalação, custos de esticadores e cia (Esticador pra manter cabo é uma coisa, pra manter postes é outra), precisaria uns 6 provedores pro custo dessa rede a parte compensar frente a um custo de uns R$ 4 por poste já existente (Cuja manutenção não é contigo).

    (Veja o valor do aluguel em quantidade, quando consultei a cia eletrica daqui (REDE) inicialmente me falaram em quase R$ 7, quando falei em 1000 postes o papo já mudou pra algo tipo R$ 3,50 por poste.
    É caro (R$ 3500.mes), mas tem que ver pelo potencial: Com fibra de R$ 1.metro dá pra vender planos de 100Mbps tranquilo, uma coisa é você não ter como criar rede que se sustente (Com R$ 3500.mes de despesa), mas o potencial do aluguel dos postes é gigante! As TV's a cabo foram morrendo substituída por TV paga via satelite porque o aluguel dos postes mata, uma empresa bem maior (Sky, Net, Claro, Oi, etc) aluga satelite por alguns milhões de reais, mas se alugasse milhões de postes no brasil teria custo ainda maior, sai mais em conta ela comprar empresas menores, matar a rede nos postes, e colocar receptores de satelite. Wifi é bidirecional então complica o uso de RF em longa distancia (Satelite, torre no centro), acho que o meio-termo é micro-setorização, coloca postes conicos de 15m em areas particulares a cada 5 quarteirões, um PTP entre eles ou do centro até eles (Rede estrela, não anel), e atende com banda maior (As vezes com zona de fresnel deficiente) por custo menor, painel solar pra poste desse tem custo, mas... 1 poste de 7m paga um painel.

  13. #13

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Aqui na região um poste simples de 9 metros custa na faixa de uns 800,00, se tivesse de 7mt deveria custar uns 600,00, porém são postes resistentes que suportam até transformadores, o que é muito peso em se comparando com caixas herméticas entre outros.

  14. #14

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Aqui na região um poste simples de 9 metros custa na faixa de uns 800,00, se tivesse de 7mt deveria custar uns 600,00, porém são postes resistentes que suportam até transformadores, o que é muito peso em se comparando com caixas herméticas entre outros.
    Aqueles postes usados no padrão de entrada de energia não servem para essa sua ideia?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10931147_10200161524116707_5321724809725131859_n.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	56834

  15. #15

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que me desanima de trabalhar com rede cabeada (até mesmo FFTx) é essa grande falta de organização. Eu moro ao lado de São José do Rio Preto - SP e sempre estou lá, olhando para os cabeamentos da Vivo, Algar, Claro e Net fico vendo que coisa horrível.

    FTTx tem lá suas vantagens, mas eu pego como desvantagem a falta de organização.
    Ainda sim é melhor que DSL. Aqui só tem a Oi usando os postes e é uma coisa horrível de se ver. Agora começaram a colocar umas fibras - deve ser link dedicado - que estão servindo até de cordoalha para multicabo (que em alguns lugares podem ser alcançados subindo em um banquinho). Os cabos FE chegam a parecer teias de aranha perto no poste, ou uma rede de dormir entre eles.

    Estou louco para dar certo o provedor que estou planejando e a Oi ser obrigada a reorganizar tudo, conforme as novas regras aprovadas pela Aneel e Anatel, hahahaha.

  16. #16

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Procure se informar sobre micro valas

  17. #17

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Aqueles postes usados no padrão de entrada de energia não servem para essa sua ideia?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10931147_10200161524116707_5321724809725131859_n.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	56834
    Padrão pra medidor de luz pode ser 5m (Quando a rede não passa por cima da rua) ou 7m (Quando o poste fica no outro lado da rua), são os de R$ 600 que citei.

    Os mais baratos são de tubos metalicos, acho que R$ 450 o de 7m, mas... não dá pra colocar uma escada alta naquilo e um gordinho de 90Kg quenem eu subir, já fiz isso e o tubo cede bastante (Se subir só até uns 4m vai, mas até o topo cede bastante, quando é novo aguenta), depois de uns 7 anos acho que ia dobrar quando subir (Ferrugem), fora que se um caminhão enroscar (Prancha levando implemento alto, uma parabolica em cima de caminhão bau de mudança, essas coisas despadronizadas) ele deve derrubar meia duzia desses padrões com tubo de aço! Já tive caminhão enroscando em fio, quebrou o padrão (Não só dobrou) de 7m, enquanto o poste de concreto de 9m do outro lado da rua ficou intacto.

    Aqui na area rural o proprietário rural é responsavel por sua rede em area particular, postes de 7m não arrebentam com qualquer pancada de trator, mas os padrões de aço com medidor dobra até ser uma charrete a cavalo bater! Postes de 7m são realmente bem duraveis.
    (Não sei os conicos, ocos, ninguém arrisca isso por aqui)

  18. #18

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Olha esse modelo, http://produto.mercadolivre.com.br/M...ndeirantes-_JM

    Tem 7,5mt sendo que ficará com 1,5mt de profundidade, já tem lugar para passar o mensageiro do cabo. Porém por será que alguma prefeitura aceitaria ? penso em um poste como esse porém de concreto.

  19. #19

    Padrão Re: Cabeamento subterrâneo

    Olha esse que acabei de encontrar, de concreto: http://construcao-manutencao.mercado...esidencias-_JM