+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Enlace com visada obstruida

    Olá galera, tenho um enlace para fechar com as seguintes condições

    ponto 1: altitude do terreno: 242m ......torre 18m...antena pode ficar em 16 m... total 258 m
    ponto 2: altitude do terreno: 235m....prédio+torre 26m...antena pode ficar no limite....total 261m
    Distancia entre os pontos 3,5 km aproximadamente

    problema: tenho uma elevação no perfil do terreno que vai para 263m + uns 4 no maximo 5 metros de umas casas, sem arvores, prédios, pouquissimas casas mesmo, mais terrenos..

    quero saber a opinião de vocês, compensa eu usar uns Ap's Krazer 1000mw em cada ponto com antenas de 25 dbi de 2,4ghz ou vale a pena fazer uns testes em 5.8 ghz?

    a banda que preciso passar não passa de 8 mbps

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    Citação Postado originalmente por padupb Ver Post
    Olá galera, tenho um enlace para fechar com as seguintes condições

    ponto 1: altitude do terreno: 242m ......torre 18m...antena pode ficar em 16 m... total 258 m
    ponto 2: altitude do terreno: 235m....prédio+torre 26m...antena pode ficar no limite....total 261m
    Distancia entre os pontos 3,5 km aproximadamente

    problema: tenho uma elevação no perfil do terreno que vai para 263m + uns 4 no maximo 5 metros de umas casas, sem arvores, prédios, pouquissimas casas mesmo, mais terrenos..

    quero saber a opinião de vocês, compensa eu usar uns Ap's Krazer 1000mw em cada ponto com antenas de 25 dbi de 2,4ghz ou vale a pena fazer uns testes em 5.8 ghz?

    a banda que preciso passar não passa de 8 mbps
    Boa tarde padupb!

    De acordo com as informações que passou e a imagem do seu link budget seu enlace está totalmente obstruído. Você precisa de pelo menos 60% do lóbulo principal de Fresnel sem obstrução para seu link performar legal!

    De acordo com as informações de perfil de terreno e as casas que disse estar no caminho, teoricamente precisará adicionar entre 10 e 11 metros há mais na torre de 18 metros.(Isso com base no que informou)

    Seja em 2.4 ou 5.8, o enlace estará obstruído.

    Espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    vou ter que fazer uma triangulação pelo jeito, enviar o link para o outro lado da cidade e colocar ele para retornar, sorte que meus clientes são tranquilos, coloco um repetidor na casa deles e dou uma abatida na mensalidade, ainda economizo um radio hehehe

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    é o jeito!
    rs

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    não dá pra voce ligar o ponto Davi para o Ricardo Cabeludo, parece mais limpo.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    Pois é, lá eu vou precisar 10 m de torre só, a questão é que pra eu colocar uma torre na casa do cliente eu teria que abster a mensalidade dele e colocar outros dois pontos para compensar!

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    Citação Postado originalmente por padupb Ver Post
    Pois é, lá eu vou precisar 10 m de torre só, a questão é que pra eu colocar uma torre na casa do cliente eu teria que abster a mensalidade dele e colocar outros dois pontos para compensar!

    sim, se colocar um mastro de 6 metros em cima de uma casa, já dá porque a casa vai ter um 4 metros de altura no minimo.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    mastro é sim uma boa, só não curto por questão de manutenção...é uma foda, prefiro gastar 350 reais (eu tenho solda mig, poli corte, furadeira heheh) e fazer uma torre de 12 metros simples, por isso a ideia de ter mais clientes, ja pagam a torre, a mensalidade do "davi" e ainda por cima consigo um ponto melhor para ter PTP's com 5 mb acima.

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    boa sorte, foi só uma dica.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    e eu agradeço

  12. #12

    Padrão Re: Enlace com visada obstruida

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    boa tarde padupb!

    De acordo com as informações que passou e a imagem do seu link budget seu enlace está totalmente obstruído. Você precisa de pelo menos 60% do lóbulo principal de fresnel sem obstrução para seu link performar legal!

    De acordo com as informações de perfil de terreno e as casas que disse estar no caminho, teoricamente precisará adicionar entre 10 e 11 metros há mais na torre de 18 metros.(isso com base no que informou)

    seja em 2.4 ou 5.8, o enlace estará obstruído.

    Espero ter ajudado

    corretissimo