+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Tenho dois acesso a internet: Oi (5mbits - R$ 85,00 sem fidelização) e GTV (35mbits - R$ 125,00 sem fidelização) tenho sempre muitos problemas com estas conexões uma é lenta mas nunca cai (Oi) a outra é rápida mas cai quase todo dia (GVT). Sei que existe um equipamento que faz a "união" das duas conexões. Não tenho interesse em somar as duas conexões o que realmente quero é utilizar a GVT e deixar a Oi de backup.

    Divido os acessos com outras duas casas da seguinte forma:

    Casa 1:

    3 tvs smarts (cabos)
    2 VG X360 e um XONE (wifi mas quero usar cabos)
    3 pcs (wifi mas quero usar cabos)
    2 notebooks (wifi mas no dia que estiver afim quero usar cabos)
    1 epson L355 (só tem wifi - uso demais)
    1 Dlink 320L (pequeno servidor - cabo)
    1 Freenas caseiro (em um futuro próximo) (cabo)
    3 pequenos Skybox (cabo) "nunca façam isso em casa"

    Casa 2:

    2 tvs smart (wifi mas quero cabos)
    1 notebook (wifi)
    2 pequenos Skybox (cabo) "nunca façam isso em casa"
    1 DVR chines que pretendo utiliza-lo para acesso remoto (cabo)

    Casa 3:

    1 tv smart (wifi mas quero cabo)
    1 notebook (wifi)
    1 pequeno Skybox (cabo) "nunca façam isso em casa"

    Minhas conexões de internet utilizam os modem exclusivos de cada operadora e ainda tenho um roteador da Tp-link "N750 750mbps Wireless Dualband Tl-wdr4300" onde no mometo estipulo horário e banda de acesso as visitas das três casas com rede wifi "visitante".

    Pretendo fazer com que os pcs, as tvs, os notebooks, os video games e os milhoes de smartphones enxerguem os dois servidores (o da DLINK e o FreeNas que ainda vou instalar) mas com acesso restrito de horário e banda.

    Pretendo tambem ligar as duas conexões de internet no switch de forma que todos utilizem as duas conexões mas quando a da GVT cair (ela vai cair com certeza) e link da Oi assuma a tarefa.

    "Pretendo" deixar toda a rede funcionando na velocidade Gigabit com cabos Cat 5e Furukawa ou seria melhor Cat6 Multilaser?

    Fico no aguardo de dicas e sugestões para compras de equipamentos ou a utilização de PCS para gerenciar tais tarefas.

    Acredito que minha dúvida não tenha muito aver com o LINUX mas foi exatamente neste fórum que encontrei respostas bem maduras a respeito de outros problemas de redes.

  2. #2

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Amigo, usa uma RB40G, faz configuração de fail-over e pronto estará te atendendo da forma que precisa, que será utilizar o link da GVT e quando cair ativar o link da OI automáticamente, quando voltar GVT o link GVT assume novamente a borda.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Amigo, usa uma RB40G, faz configuração de fail-over e pronto estará te atendendo da forma que precisa, que será utilizar o link da GVT e quando cair ativar o link da OI automáticamente, quando voltar GVT o link GVT assume novamente a borda.
    Obrigado pelo pronto atendimento amigo. Desculpe a falta de conhecimento pois sou novato aqui o que seria RB40G?

    Foi mal é um roteador de balanço... este aqui é fraco: http://produto.mercadolivre.com.br/M...k-tl-r480t-_JM ou seria bom?

  4. #4

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    É um roteador da MikroTik, um roteador de borda que tem suporte à roteamento dinâmico: OSPF, BGP, RIP, MPLS, MME; suporte à VPN L2 e L3, Firewall, Load Balancing, QoS e muito mais.
    HEHE Perfeito !

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    HEHE Perfeito !
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema1.jpg
Visualizações:	111
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	56819

    Pensei em uma coisa deste tipo onde no loud balance faria a configuração da chegada do sinal da internet e no roteador wifi da tplink (poderia até colocar o DDWRT) faria a configuração da rede como controle de banda e horário de liberação da internet.

    O mikrotik faria o pepal do loud balance e do roteador? Se sim, posso utilizar algum modelo de Mikrotik wireless para poupar o uso de equipamentos?

    Qual o modelo para esta situação?
    Vocês citaram o RB40G não seria o Mikrotik 480G

  6. #6

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Tem a RB951 com wireless integrado, RB2011 também.
    Ok!

    Com um destes modelos wireless vou poder ligar os dois modens (gvt e oi) neles e o switch (tplink)?

    Vou poder "matar" o loud balance (tplink) e o roteador wireless (tplink)?

    O modelo RR951-2N não é gigabit (acredito que também não vai precisar pois minha conexões são abaixo de 100mbits mesmo) a portas ethernet que ele possuem tambem podem ser configuradas para lan e wan?

    Me desculpe o excesso de perguntas.

  7. #7

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por rodrigomalan Ver Post
    Ok!

    Com um destes modelos wireless vou poder ligar os dois modens (gvt e oi) neles e o switch (tplink)?

    Vou poder "matar" o loud balance (tplink) e o roteador wireless (tplink)?

    O modelo RR951-2N não é gigabit (acredito que também não vai precisar pois minha conexões são abaixo de 100mbits mesmo) a portas ethernet que ele possuem tambem podem ser configuradas para lan e wan?

    Me desculpe o excesso de perguntas.
    Sim, vai te atender tanto na balance como no wireless também local.
    a 2011 tem 5 portas Giga e 5 Fast, segue modelo: RB2011UiAS-2HnD-IN
    Não sei se será necessário GIGA pra voce, mas caso precise está ai o modelo, se não precisar opte por outro modelo mais barato se precisar.

  8. #8

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Sim, vai te atender tanto na balance como no wireless também local.
    a 2011 tem 5 portas Giga e 5 Fast, segue modelo: RB2011UiAS-2HnD-IN
    Não sei se será necessário GIGA pra voce, mas caso precise está ai o modelo, se não precisar opte por outro modelo mais barato se precisar.
    O modelo mais barato é 10/100 como vou estar utilizando um switch 10/100/1000 os equipamentos funcionarão na rede interna a gigabit (se fizer tudo de forma correta e com o cabo adequado) não é assim?

  9. #9

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por rodrigomalan Ver Post
    O modelo mais barato é 10/100 como vou estar utilizando um switch 10/100/1000 os equipamentos funcionarão na rede interna a gigabit (se fizer tudo de forma correta e com o cabo adequado) não é assim?
    Se se cabo de rede ligado no switch fazendo o UP pela RB na porta /100 nao vai adiantar muita coisa, voce vai ter sempre pacotes passando para a RB responder as rotas e talz... o ideal é o UPLINK pro switch ser giga, mas nao vejo necessidade de nada giga pra voce, é uma rede relativamente pequena sem muita necessidade de tanto tráfego, eu vi assim, é minha opinião apenas.

  10. #10

    Padrão Re: Switch Gerenciável ou Não Gerenciável?

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Se se cabo de rede ligado no switch fazendo o UP pela RB na porta /100 nao vai adiantar muita coisa, voce vai ter sempre pacotes passando para a RB responder as rotas e talz... o ideal é o UPLINK pro switch ser giga, mas nao vejo necessidade de nada giga pra voce, é uma rede relativamente pequena sem muita necessidade de tanto tráfego, eu vi assim, é minha opinião apenas.
    Tenho um pequeno servidor Dlink gigabit, quer dizer que do meu pc se eu for assistir um filme de 5gb que está no servidor e a comunicação ocorrer pelo switch mesmo assim será limitado pelo 100 do mikrotik?