+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Boa tarde, sou novo no fórum e vejo que tem muita gente que entende de redes, preciso de ajuda.

    Tenho 2 Wa7510n e preciso mandar sinal entre os dois numa distância de 650m (de acordo com o Google Maps) um em modo AP e outro em Client na minha casa com umas três árvores no meio, mas o sinal está extremamente fraco, o máximo que o cliente foi 9db, no momento está em 3db. Realmente não sei o que fazer, acredito que uma das antenas está fora de alinhamento com a outra, mas não sei direito como configurar esse tipo de Outdoor, tenho conhecimentos em Redes medianos, mas isso ta me dando dor de cabeça.

    Não tem como eu direcionar o sinal pra focar em um ponto especifico aumentando a precisão dele?

    Já vi esse aparelho alcaçar 3km de distância com obstáculos maiores, realmente não sei o que fazer.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Arvore tem densidade variando conforme a umidade das folhas, cada tipo de arvore tem atenuação diferente.

    Como está a configuração? Potencia nuns 25dBm, datarate tem 13 ou 19M, ack time em uns 90uS, polarização em 'adaptative' ou 'auto', antena setada pra "internal"?

    Mas uns print screen das configurações dela, mas... não se anime tanto, em longa distancia precisa visada, se tiver obstrução de baixa densidade (Arvore com folhas secas) mas na zona de fresnel tiver obstrução de densidade alta (Um pé de manga, jaca, abacate...) aí complica muito.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Na verdade é um parque ambiental, mas a casa do meu sogro é acima do parque, o problema é só as arvores mais altas mesmo, que estão tirando a visada da antena.

    Acho que uma das soluções é aumentar a altura da antena em um ou dois metros, aí tira os obstáculos do meio dela.
    Vou mandar umas fotos de aonde está a antena e do setup dela.

    A antena é pra ser a interna, vou dar uma olhada pra ver se está setada pra usar a interna, já atualizei o Firmware das CPEs que elas estavam com um problema de congelamento depois de um tempo, mas parece que ao atualizar elas perderam um pouco da potência, talvez uma configuração que foi alterada pela TP-Link.

    Entendi sobre a zona de fresnel, acho que esta um pouco fora do elipse essa antena da casa do meu sogro, vou dar uma olhada hoje a tarde e te dou todas as informações e prints.

    Acha que eu vou precisar de uma antena externa?
    Última edição por matheusrodrigue; 17-01-2015 às 11:15.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Paint 03.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	297,2 KB
ID:      	56840Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Paint 04.png
Visualizações:	314
Tamanho: 	259,7 KB
ID:      	56841Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print 02.png
Visualizações:	255
Tamanho: 	231,9 KB
ID:      	56842Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print 05.png
Visualizações:	259
Tamanho: 	257,7 KB
ID:      	56843Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	229,5 KB
ID:      	56844Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150117_130600.jpg
Visualizações:	279
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	56846

    Deixo os print ai, hoje está chovendo aqui, esse foi o máximo que consegui, mas ontem em condições normais chegou a 5Mb de download e a potência chegou a 20db em raros momentos, média de 16~17db, essa foto era de antes de eu aumentar a altura da antena, coloquei ela separada das antenas de TV aumentando em 2 metros a altura dela depois de mexer.

    É um resultado ruim, mas antes tava bem pior, valeu pelas dicas. Bom acho que preciso de ajuda na configuração, parece que o modo Client da antena não está funcionando, tive que colocar em modo repeater para ela poder se comunicar, se eu coloco em modo Client, o Troughput automaticamente cai pra zero, configurei DHCP como ligado e desligado, mudei o IP da antena, nada funcionou, só funcionou em modo Repeater e não faço a mínima ideia do por que.

    De qualquer forma me ajudou bastante, agora preciso só saber qual antena comprar, se puder me dar umas dicas, agradeço.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Testa baixar esse TX rate de 150M (Limite, alto demais, exige sinal demais, sinal que você não tem), texta 39M, ou 26M, o RSSI (que é o SNR, não a potencia. O SNR é o que tem de sinal acima do ruído, você tem só 14dB de SNR, o datarate de 150M precisa SNR de 30dB!)

    Teria que baixar o datarate nos 2 lados.

    Provavelmente só roda como repeater porque não tem sinal suficiente. E provavelmente não tem sinal suficiente porque está usando datarate (TX rate) muito alto pra essa distancia.

    O TX rate é o datarate do TX, ou seja, da transmissão. O TX daqui é o RX (Recepção) daí, por isso precisa reduzir o TX rate dos 2 lados, pra um datarate que precise SNR menor, que tenha sensibilidade maior, e talvez mais potencia. Com datarate de 39M dá pra ter throughput de uns 20Mbps, se você só vai acessar a internet não tem motivo nenhum pra usar datarate de 150M, ele só piora tudo, afinal exige sinal alto, snr alto, e o radio operando com esse datarate tem potencia reduzida e sensibilidade pior.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Depois de ler sua mensagem fui na casa do meu sogro pra ver o que estava acontecendo que eu não conseguia acessar o CPE pra fazer as configs e olha o estrago.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150119_184716[1].jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	1,68 MB
ID:      	56907

    Comprei uma fonte POE no Mercado Livre, pra ver se eu dei sorte e não queimou o CPE, afinal é mais barato pagar 25 reais em uma fonte, do que 130 em outro CPE.

    Bom, a fonte chega até amanhã, vou testar e verificar se não danificou o CPE e fazer a configuração que você recomendou, volto pra te atualizar assim que chegar a fonte.

    Realmente está dando um trabalhão essa configuração.
    Última edição por matheusrodrigue; 23-01-2015 às 10:43.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Isso pode ser limpado, alcool isopropílico ou splray limpa-contatos (Nada oleoso, é pra limpar e não pra lubrificar)

    Isso tem toda a cara de ser culpa de agua entrando por meio de cabo. Se a capa plastica do cabo rachar e entrar agua, a agua vai percorrendo todo o cabo com a ajuda da gravidade e mesmo que tenha um "U" em algum ponto a agua segue até o conector de baixo.

    Teria que ver depois de uma chuva forte se não tem agua pingando do cabo, é só tirar, deixa na vertical e esperar um pingo aparecer.

    É incrívelmente comum agua entrando em cabo de rede e indo pra fonte. Seja lá qual fonte colocar, todas vão sofrer se tiver agua, se não tem como achar onde entra em cima, faz um U em baixo e rasga a capa na parte de baixo do U pra agua não ir pro conector RJ45.
    (Só colocar a fonte na vertical não ajuda, a capa plastica atua como um cano, a gravidade empurra a agua pra cima por isso falo de colocar o cabo em U e rasgar a capa plastica da parte de baixo, pra agua passar reto)

    Agua no cabo ethernet diminui pouco o desempenho, mas nos conectores RJ45 atrapalha muito, se entrar na fonte é fácil até queimar a fonte (Com esse injetor POE a fonte está isolada, eu prefiro eles que fontes POE).

  8. #8

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Ressuscitando o tópico aqui!

    Man, tinha deixado as antenas lá oscilando, deixei separado dois Routers Wi-fi, um pra mim e um pra minha namorada, a minha rede era a internet ADSL 1Mb da Oi (horrível) que ficava para o meu Xbox 360, só pra jogar online, nada de videos e downloads e a rede da minha namorada era essa que eu estava tentando configurar que está oscilando e a rede, que por esse tempo ela ficava assistindo o Youtube e Netflix. O problema é que agora eu adquiri um Xbox One, e nem fodendo essa net de 1Mb é aceitável pra nova geração aonde um jogo pode chegar ao tamanho de 80GB, imagina só fazer esse download a 128KB/s.

    Por isso vou ressuscitar esse tópico man e te perguntar: tem alguma antena que eu possa colocar que resolva meu problema? Estou sabendo que aquelas Grids 25DBi não são muito boas, mas vejo muita gente usando, será que resolve meu problema?

    PS: Deixei o TX Rate em 15Mb/s por que é isso que eu preciso, mas não resolveu muita coisa. E consegui colocar em modo Client, ficou mais estável, mas qualquer dia de ventos fica oscilando demais.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    O problema é obstaculo. Wifi só ultrapassa obstaculo em distancia pequena tipo 50m, acima disso precisa visada.

    Não tem como subir e ver se colocando um ferro (Tudo de aço, 1", é uns R$ 35 o tubo de 6m) estaiado (Arame comum, 3 ou 4 estaios) de uns 4 ou 5m não passa por cima das arvores?

    Quando tem visada obstruído tudo é tiro no escuro, pelo último print screen você tem 14dB de RSSI, isso é pouco mesmo, mas você já está na potência máxima do hardware, se colocar algo tipo Airgrid 21dBi, ou Airgrid 27dBi, não tem como ter certeza se vai passar de 14dB de margem pra digamos 30dB de margem. Por isso te recomendei testar as configurações, TX Rate de 26M ou algo bem baixo assim.
    (Não adianta colocar 150M achando que terá mais velocidade, TX Rate maior exige mais sinal, quando falta sinal ele simplesmente perde mais pacotes, e a banda ao todo dá na mesma)

    Teste o TX Rate bem baixo (Nos 2 aparelhos), e monitora com ping, algo tipo:
    ping -t 192.168.1.1 -l 1400
    (Onde 192.168.1.1 seria o IP do modem)
    Hora que estabilizar o ping em menos de uns 20ms você vai ter velocidade bem maior que 1Mbps rumo ao modem e sem perda de pacotes (Que é o que gera erro em software mal-feito que acessa dado em servidor fora do brasil, tipo video-game faz... ao invez de acessar conteúdo no brasil a uns 50-60ms de distancia essas porcarias vão pegar conteúdo lá nos Eua, a 200ms de distancia).

  10. #10

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Fala meu caro, fiz todas as dicas que você me falou, baixei o TX Rate pra 5.5Mbps, aumentei a altura do CPE e até adiantou, mas agora na época de chuvas não funcionou muito bem.

    Quando chove fica muito instável e a velocidade de internet que normalmente fica na media de 3Mbps cai para 1Mbps, além de cortar a conexão algumas raras vezes.
    Minha unica alternativa é a antena, eu estou disposto a investir em uma quero saber o que posso fazer pra poder colocar uma, qual usar, o que eu preciso, aonde colocar? Na minha casa ou na do meu sogro?

    Consegui colocar em modo client e ficou em 19db a média, mas quando chove meu amigo, ai a coisa complica, o ruido fica alto e não fica legal. Se eu investir em uma antena e melhorar 30% disso ai já resolve meu sufoco.

    Lembrando que meu sogro tem um Link de 15Mbps e quer aumentar esse link pra 25Mbps, eu fico feliz com 10Mbps chegando lá em casa.

    Se puder me indicar uma antena que seja até R$ 500 ou até mais do que isso, tenho acesso fácil ao Paraguai moro a 140Km de Foz do Iguaçu.

  11. #11

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    ola, tente mudar para 5.8ghz

    como você pode pegar do paraguai, tente essa
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-powerbeam-_JM

    mas faça de tudo para suas antenas se enxergarem pelo menos.

  12. #12

    Padrão Re: Problemas nas configurações TP-Link WA7510N CPE, preciso de ajuda!

    Rapaz, valeu pela dica, já uso 5GHz.

    Fazer elas se enxergarem é impossível, pega só o topo das arvores mas pega entende, é um parque ambiental, não posso cortar essas arvores e também não posso erguer mais as antenas que estão em canos de aço de 5m de altura em cima das casas.

    Preciso que melhore um pouco só, elas dão comunicação entre si, não quero uma conexão de satélite da NASA.