+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rb2011 perdeu acesso após downgrade

    galera perdi acesso a uma rb 2011 quando fui voltar da versão 6 para 5x ai verifiquei também que ela não tem porta serial, tem alguma solução pra isso ou só jogar fora a rb?

  2. #2

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    Cara, já aconteceu comigo numa RB 750, oque eu fiz já que não tem porta serial, foi ligar ela com o botão reset apertado, semelhante ao modo tftp dos Nano, ocorre isso porque no fazer o downgrade pode ter dado problema no firmware (bootloader) dela, já que quando faz downgrade do sistema, o firmware fica a mesma versão, ou seja a mais nova, o firmware que me refiro é aquele que fica em system>firmware, ai o mesmo não consegue bootar a versão 5x, porque o sistema é mais antigo que ele, então quando vc liga a RB com reset apertado ela consegue bootar com um bootloader que tem nela de backup, depois de você acessar a RB, upa a versão 6x novamente e da um upgrade no firmware, que vai estar ok.

  3. #3

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    Se não funcionar desse modo mais fácil, você vai ter que ir pelo modo difícil do netinstall, tem um tutorial do nosso amigo m4d3, aqui neste link https://under-linux.org/entry.php?b=3009

  4. #4

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    +1 netinstal

  5. #5

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    eu li isso ai do tutorial netinstal mas não tem aonde soldar os fios :S, tem como fazer por rede sem ser serial?

  6. #6

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    a Rb 2011 só com o netinstal

  7. #7

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    Netinstall é pela interface de rede.

    1º - baixe o netinstall [1];
    2º - baixe um pacote da versão 5.X [2];
    3º - descompactar o netinstall e executa-lo;
    4º - no Botão Netbooting, aparecerá uma telinha e tique o "Boot Server enabled";
    - digite o ip 192.168.1.1 e clique no OK;
    5º - Selecione a pasta onde você fez o download do routerOS 5.X clicando no botão Browse;
    6º - Na sua máquina configure o ip 192.168.1.1 mascara 255.255.255.0;
    7º - Com o Cabo conectado no RB de preferência a rede GIGA e com ela desligada, precione e mantenha precionado o botão de reset;
    8º - ligue a RB e aguarde aparecer no netinstall na seção "Routers/Drivers"
    - Após selecionar a RB e Clicar no Install

    Aguardar o término e correr pra galera


    att










    [1] http://download2.mikrotik.com/router...stall-6.25.zip
    [2] http://download2.mikrotik.com/router...ipsbe-5.26.npk

  8. #8

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    @Arthur Bernardes
    Bom, quando fiz foi indiferente, nas portas giga, fiz na ether5 pois era de um cliente com a infra um tanto bagunçada e ao fazer o upgrade para 6.15 ela parou de carregar o Kernel.

    Bom nosso amigo @Guilherme46664, irá executar o procedimento e poderá nos esclarecer na prática esta dúvida.

    att

  9. #9

    Padrão Re: rb2011 perdeu acesso após downgrade

    Cara na 750 só consegui via netinstall colocando na ether1 também nas outras portas não consegui.