Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Servidores DNS

    Pessoal, não sei qual servidor DNS utilizar mais para os meus clientes, estou ate pensando em montar um servidor para ficar internamente, mas me falaram que de toda maneira ira ter que utilizar um servidor externo, como funcionaria isso e qual vocês indicariam?

  2. #2

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Pessoal, não sei qual servidor DNS utilizar mais para os meus clientes, estou ate pensando em montar um servidor para ficar internamente, mas me falaram que de toda maneira ira ter que utilizar um servidor externo, como funcionaria isso e qual vocês indicariam?
    Quando você tem um servidor DNS interno, quando os clientes vão acessar determinado site, ele pergunta ao seu servidor DNS.
    Caso o SErvidor DNS já conheça esse site, ele responde ao seu cliente

    Caso não conheça, então o servidor DNS requisita essa informação aos servidores DNS raiz (senão me engano são 13 servidores). e logo depois responde ao seu cliente.

  3. #3
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    mas ai não vou precisar de nenhum outro servidor tipo, eu apontar o meu servidor DNS para outro servidor DNS tipo o 8.8.8.8 208.67.222.222, não tenho muitas experiencia nessa questão e tenho bastante duvidas. Um conhecido meu me disse que se eu montar um servidor DNS de qualquer maneira teria que apontar ele para um outro servidor DNS, porque so o meu nao iria resolver as requisições para os sites que o meu servidor não reconhecesse

  4. #4
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Quando você tem um servidor DNS interno, quando os clientes vão acessar determinado site, ele pergunta ao seu servidor DNS.
    Caso o SErvidor DNS já conheça esse site, ele responde ao seu cliente

    Caso não conheça, então o servidor DNS requisita essa informação aos servidores DNS raiz (senão me engano são 13 servidores). e logo depois responde ao seu cliente.
    mas ele faz essa verificação automaticamente ou tenho que apontar ele para os servidores DNS raiz?

  5. #5

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    mas ele faz essa verificação automaticamente ou tenho que apontar ele para os servidores DNS raiz?
    automaticamente...

  6. #6

    Padrão Re: Servidores DNS

    Sim, na instalação do Bind/Undound... Ele já tem uma base de dados com os Root Servers, então não é preciso apontar qualquer outro DNS nele, isso pode ser feito somente para redundância, caso seu proprio servidor pare o serviço por exemplo.

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    Posso utilizar um desses servidores raiz aqui na minha rede agora? sem ter o servidor DNS interno?

  8. #8

    Padrão Re: Servidores DNS

    Não é viável, latência não será boa...

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    é muito complicado a instalação desse servidor DNS? qual a configuração do PC que voces indicam? em quanto não monto meu servidor voces conhecem algum servidor DNS confiavel que eu possa utilizar?

  10. #10

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Pessoal, não sei qual servidor DNS utilizar mais para os meus clientes, estou ate pensando em montar um servidor para ficar internamente, mas me falaram que de toda maneira ira ter que utilizar um servidor externo, como funcionaria isso e qual vocês indicariam?
    Utilize 2 servidores de DNS's locais.

    Recomendo FreeBSD + Bind!

    Você vai esquecer que existe um servidor de DNS na sua rede!

    Jamais utilize DNS remoto...

  11. #11
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    Qual configuração de hardware precisaria para esse servidor?

  12. #12

    Padrão

    Uso unbound no Slackware e é muito bom, mas se instalar no FreeBSD o Bing ou Unbound não vão requerer muito hardware.

    O diferencial em ambus servidor DNS não chega a ser o hardware mas sim a forma que vc configura.

    Aqui no under vc vai encontrar varios topicos bem documentados.



    Atenciosamente,
    Everson Oliveira
    FoxPanel - Sistema para Gestão de Provedores
    Cel/Whats: (87) 99422578
    Email: [email protected]
    www.foxpanel.com.br

  13. #13

    Padrão Re: Servidores DNS

    Vai sepender do fluxo de consultas amigo, de modo generico 2gb de memoria e processador da geraçao atual tipo i3 vai dar com folga caso nao seja uma rede muito grande.

  14. #14
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    sera uma rede inicialmente de 500 clientes, vou começar a montar o servidor e qualquer coisa falo com voces.

  15. #15

    Padrão Re: Servidores DNS

    este topico e muito interessante

  16. #16

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Qual configuração de hardware precisaria para esse servidor?
    Amigo,

    para 500 clientes o minimo é um dual core, 1 gb de ram.

    o Ideal é você ter um DNS Master e um Slave em máquinas separadas, mas pode-se colocar os 2 IPs num mesmo servidor DNS.

    Porém eu não recomendo.

    E o FreeBSD + Bind vai te servir muito bem.

    No Grupo de Telecom onde eu fui Gerente de TI, implantamos 6 Servidores DNS's em FreeBSD + Bind.

    Estão a mais de 4 anos funcionando sem dar problemas.

    Utilize FreeBSD + Bind, Configure-o corretamente apenas para seu bloco de IP e esqueça que você tem servidores DNS's na sua rede.

    Seus clientes agradecerão!

  17. #17
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    sei que vai ser uma pergunta boba, mas primeiro eu instalo o Linux Debian e depois faço os processos?

  18. #18

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    sei que vai ser uma pergunta boba, mas primeiro eu instalo o Linux Debian e depois faço os processos?
    Primeiramente instale o Sistema Operacional na maquina, sendo Debian ou FreeBSD.

    Depois você instala e configura o Unbound ou Bind

  19. #19
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Servidores DNS

    qual sistema operacional voce indicaria e qual aplicativo tambem o unbound ou bind, aqui eu preciso apenas para resolver nomes, não quero pare servidor de e-mail nem nada.

  20. #20

    Padrão Re: Servidores DNS

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    qual sistema operacional voce indicaria e qual aplicativo tambem o unbound ou bind, aqui eu preciso apenas para resolver nomes, não quero pare servidor de e-mail nem nada.
    Sistema Operacional sem dúvidas o FreeBSD.
    Eu sempre utilizei o Bind para tudo... porém o unbound é mais fácil de configurar e geralmente o pessoal usa mais para DNS recursivo.