+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com banda wirelees na omnitik 5.8ghz

    Ola galera blz. sou novo aqui e tenho uma omnitik 5.8 ta e assim eu aprendi a mexer com ela através de tutoriais e no começo deu tudo certo pois tenho 4 clientes apenas. 3 são por lan e 1 wirelees. mas ha uns 2 dias atras a internet do meu cliente wirelles deu problemas de dns e não queria acessar a net. ai mexi e mexi mas não encontrei o problema. ai decidi começar tudo de novo. reconfigurei do zero. ai a questão????? meus clientes lan tem sua velocidade que eu determinei normal mas meu cliente wirilees que eu coloco 5 megas pra ele não passa de 2 megas as vezes nem isso. mas na lan tudo normal. gostaria de saber se tem alguém que pode me dar uma luz nessa questão? muito obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com banda wirelees na omnitik 5.8ghz

    Como está o sinal desse cliente?
    Mesmo que esteja usando um datarate de 65M não conseguiria nem 35Mbps, o datarate não é nada proximo da velocidade real.
    Veja o CCQ do cliente wifi, na aba registration, sinal -65 serve só pra datarate tipo 20-40M. Se está no modo automatico, tá explicado, na falta de visada ou zona de fresnel, ou quando tem reflexos, o modo auto vai pra um datarate mais alto que devia, fixe datarate baixo, pra 5Mbps poderia usar 18M em A, ou 19M em N (MCS2). Evite A, é velharia, use somente N.

    Alias, tem visada? Sem visada fica difícil não ter perdas de pacotes em 5GHz, perdendo a maioria dos pacotes um throughput de 35Mbps vira mal e mal 2Mbps mesmo.
    Mas além da visada, tem zona de fresnel limpa?
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Se não tem como erguer a antena pra melhorar limpar a maior parte da zona de fresnel, reduza o datarate e coloque um acktime fixo e alto tipo 60us.

    Pra 5Mbps recomendo MCS2 ou MCS3 na torre (Ominitik), no cliente pode usar MCS1 ou MCS2, use MCS pelo menos 1 numero menor que o omnitik (Se não for CPE mk, e for ubiquiti, lá é o TX Rate, que você deve colocar em MCS2 e desmarcar a caixa automatic. Se o "automatic" estivesse funcionando ele estaria num datarate condizente e não teria perdas de pacotes gerando esse trafego baixo).

    Ah, coloque canal de 20MHz, nada de desperdiçar 40MHz pra uma banda tão pequena, nem de usar modo auto 20/40, guarde 40Mhz pro dia que vender conexão de 50Mbps, porque conexão de 5Mbps dá pra fazer até com canal de 10MHz.
    20MHz tá bom demais, 40MHz é desperdício de espaço e requer mais sinal e mais zona de fresnel.

    Se usar MCS3 poderá atender uns 3 clientes de 5Mbps simultaneos com trafego total (Simultaneos não é "pagante", pode ter 10 pagantes e ter só 6 conectados, com só 3 trafegando os 5Mbps). Então no futuro terá que melhorar as instalações pra subir pra algo tipo MCS4 ou MCS5, porque 5Mbps é banda pra caramba! Isso não se divide com vizinhos, quem precisa banda grande precisa conexão muito melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com banda wirelees na omnitik 5.8ghz

    @HADESMCS infelizmente estou sem tempo amigo para lhe ajudar porém faça a principio esses testes que o @rubem lhe passou, olhe o CCQ, Inferência, a " Zona Freesnel ou seja se você tem visada limpa com isso o CCQ desse fica ruim olhe a configuração na parte data rate seu cliente está usando Mikrotik ou UBNT, me add no skype: wld.net

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com banda wirelees na omnitik 5.8ghz

    Ola cara blz e obrigado pela ajuda vou olhar tudo isso que vc me falou e te dou uma resposta ok. mas o que me intriga é que antes de dar problema chegava os 5 megas normal na casa dele e tem uma pequena visada mas a casa dele fica a menos de 800 metros e funcionava tudo norma kkk. vou analizar isso tudo ok. muito obrigado pela ajuda