+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Pessoal tava querendo comprar uma omni da UBNT mais não é homologada então acho que pode dar problema, só que fui pesquisar essa Omni da OIW e parecia ser a única homologada, só que foi suspensa sua homologação.

    Significa isso que se o fiscal chegar aqui e vê ela operando eu pego um PADO???

    Outra duvida é que se eu usar um Rocket Mimo M5 acoplado a ela, só irei usar polarização vertical? Isso iria prejudicar meu sinal e consequentemente encurtar o alcance? Irei trabalhar com CPE somente da UBNT nano e airgrid.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Vc esta se complicando demais, tem antena dupla polarizacao da UBNT que voce pode conectar com o rocket. Assim usa V e H e muito melhor. So nao sei se essa antena ai ta homologada no brasil, aqui no paraguay tem uma antena de dupla polarizacao da UBNT no brasil tem que ter.

    O ela aqui
    http://www.comprasparaguai.com.br/ub...13dbi__249752/

  3. #3

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Xenyx é justamente essa que eu estava pensando em comprar, só que vi que a mesma não é homologada pela Anatel. Pesquisando a única homologada é essa da OIW só que fui pesquisar no site da anatel e vi que a homologação dela está suspensa.

    Fiquei na duvida agora, não entendo muito de polarização, sei que irei usar nos clientes somente nano e airgrid eu utilizando uma omni 5.8 somente na V prejudicaria muito??

  4. #4

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    também estou nessa dúvida

  5. #5

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Sobre tomar um pado, é só ter NFE emitida antes da suspensão da homologação.
    No caso da OIW, a suspensão é da semana passada:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...coCert=9876199
    21/01/2015
    Se você comprou enquanto ainda estava válida, pode usar sem medo, os equiptos não precisam ser trocados sempre que uma homologação vence.

    Omni 5,8GHz homologada que eu saiba só tem essa:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...coCert=9496217
    Só pra ter referencia de preço dela, nem é tão cara:
    http://www.nrstore.com.br/w-antena-h...5812u-pro.html

    Eu prefiro 20x qualquer L-com do que produto tipo Oiw, Aquario ou Ottotech.

    Mas a Ubiquiti é de dupla-polarização, ele é basicamente 2 setoriais 180° de dupla-polarização uma de costas pra outra dentro do tubo plastico, a qualidade da conexão será muuuuuuito superior com ela comparado a omni colineares basiconas tipo Oiw ou L-com. Eu pensaria 2 vezes em investir em 5,8GHz sem dupla-polarização em pleno 2015.

    Pra alcance tipo 700m teria os Unifi outdoor, alguns tem homologação (Na consulta da Anatel põe fabricante Ubiquiti e pesquisa).


    Sobre conectar antena single tipo Airgrid em setorial DP tipo basestation: Sem problemas. O chipset de RF lida muito bem com isso, eles tem multiplos setores pra trabalhar com polarização dupla, é só usar hardware decente como AP (Nada de equipto pra usuario tipo NS Loco como AP, isso precisa outro tipo de approach).

    É só trabalhar com sinais adequados pro datarate escolhido, com SNR suficiente pra modulação não perder pacotes, mas com SNR insuficiente pro sinal chegar na outra polarização, algo tipo TODOS os clientes com snr entre 20 e 30dB em datarate tipo 20-40M, que seria em Rocket algo tipo TODOS equalizados entre digamos -55 e -65 (Ou -60 e -70 em outro datarate).

  6. #6

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Em princípio uma base com duas polarizações como é o Rocket não trabalha bem com clientes com uma só polarização. No caso o Nano vai melhor por ter duas polarizações.
    Alguém escreveu e não me lembro onde, que a Anatel estaria com muito rigor para homologar antenas omni. Pode ser daí a dificuldade de encontrar homologado.
    Ou pode não ser. Uma suspensão de homologação não necessariamente significa que a Agência cortou. Pode ser que tenha vencido o prazo e o homologante não tenha interesse em renovar.
    Quem decide o que vai ser pedido homologação é o mercado. E como o mercado no caso dos provedores está só pedindo 5.8 setorial ou disco, fica pouco o interesse em omni.
    Existe um conceito amplamente difundido que omni é porcaria. O que eu não concordo.
    Tem suas indicações. Tem suas limitações. Mas imagine um local com poucos clientes e ter que colocar 4 rádios e 4 painéis. Será que tem previsão de crescimento? Será que o bolso está "curto" e a omni pode ser uma solução temporária?

    A argumentação é que omni recebe mais "sujeira" que uma setorial . Isto é compreensível, afinal ela recebe de todos os lados enquanto que um painél só de um setor.
    Mas significa isso que vai comprometer o desempenho? Não necessariamente. Vai depender dos sinais que estão chegando no canal que está em uso na omni.
    Mas é um caso que só testando, assim como uma setorial num determinado local também pode sofrer por receber sinal forte de outros POPs.

    Só não mistura 1 x 1 com 2 x 2 pois os rádios não conseguem se entender muito bem.

    Uma alternativa a falta de homologação seria usar 5 NanoStationM com suas antenas integradas que tem duas polarizações e é homologado, numa célula.
    Fica em preço competitivo e depois que crescer mais um pouco substitue por setoriais de dupla polarização e usa os nano nos clientes. Não será perdido.

    Editando: Agora vi que o Rubem postou alguns minutos antes. E concordo com ele, deste que tenha um sinal chegando bom, e escolhendo um data rates que dê estabilidade ( default não dá estabilidade, só quando todos os requisitos são excelentes, o que normalmente não encontramos no dia/dia), vai tranquilo. O que na verdade manda na conexão é um bom SNR.

    Só que pela minha experiencia e depois de tentar de tudo, desisti de utilizar rocketM que é 2 x 2 com equipamentos 1 x 1. Sei lá se os hardwares tem toda esta habilidade de lidar com isso, mas o fato é que só encontrei problemas. E o "desgraçado" do rocketM não tem opção para desabilitar uma das chaim. Daí que uma RB mikrotik nestes casos vai melhor pois permite esta configuração.

  7. #7

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Eu sou usuario de R52HN (Com setorial Wavelan), será esse o motivo da minha felicidade com 2x1?

    Com uns clientes em V e outros em H só tive alegria, mas acho que é mais derivado da zona de fresnel, antena na V vai ser atrapalhar pelos objetos "abaixo" na zona de fresnel, e na H pelo objetos nas laterais. Aqui os clientes que não estão entre 2 arvores estão logo depois de uma construção alta, de modo que sempre tem obstrução na zona de fresnel, quando virei alguns o CCQ deles sempre aumentou.

  8. #8

    Padrão Re: Antena OIW 5,8GHz Omni 12dBi Vertical.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu sou usuario de R52HN (Com setorial Wavelan), será esse o motivo da minha felicidade com 2x1?
    Tô contigo quanto ao R52HN em lugar de um RocketM... Pelo menos dá para testar com duas chaim habilitadas ou não. Muito mais versátil. E um cartão muito estável. Aquele negócio do Rocket não permitir desativar uma chaim me incomoda.