+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post [Tutorial] Como enviar aviso de bloqueio para o cliente via PPPOE

    Olá, aqui vai um "tutorial" de como enviar aviso de bloqueio de internet para seu cliente via PPPOE
    Para fazer isso vamos usar o Wamp Server, e o mikrotik apenas, (foi configurado e testado no windows, porém no linux é o mesmo processo).

    Baixe e configure o Wamp Server (não vou entrar nessa parte da configuração do Wamp, aqui no under ja tem tópicos ensinando como configurar) crie o seu html com a pagina de aviso desejada e salve na pasta c:/wamp/www/ como o nome index.html

    eu acredito que seu PC esta com o ip fixo, ex: 192.168.101.254 e que a porta do seu wamp é 9050
    então para fazer um teste, coloque 192.168.101.254:9050 em seu navegador e veja se vai aparecer a sua página html que você criou.

    Agora vá no seu Mikrotik
    Cria um pool com a faixa de ip que deseja bloquear. ex

    IP pool:

    add name=POOL-BLOQUEIO ranges=10.20.0.0/24

    ppp profile
    crie um profile com o pool que você configurou

    add change-tcp-mss=yes dns-server=192.168.199.1,8.8.8.8 local-address=\
    192.168.199.1 name=BLOQUEIO only-one=yes rate-limit=2M remote-address=\
    POOL-BLOQUEIO
    use-encryption=no use-mpls=no

    ip firewall nat
    caso você tenha que mascarar sua rede para cada ip separado crie um masquerade para o ip

    add action=masquerade chain=srcnat comment=REDE-BLOQUEIO out-interface=\
    ether11-LINK src-address=10.20.0.0/24

    ip firewall nat
    agora vamos criar um dst-nat para fazer o redirecionamento para a pagina de aviso

    add action=dst-nat chain=dstnat comment=BLOQUEIO dst-port=0-65535 protocol=\
    tcp src-address=10.20.0.0/24 to-addresses=192.168.101.254 to-ports=9050

    pronto, como podem ver em DST-PORT eu coloquei de 0-65535
    para que toda porta que vier do ip 10.20.0.0/24 seja redirecionada para o ip 192.168.101.254 (que é o ip do wamp) para a porta 9050 ou seja. 192.168.101.254:9050

    com isso configurado basta pegar o cliente que você deseja bloquear e colocar ele no profile
    BLOQUEIO, que o cliente ira sempre ser redirecionado para o aviso.

    Possíveis problemas e soluções:

    *O wamp server estava sempre dando erro de conexão comigo, na versão mais nova, baixei a penultima versão 2.4 e funcionou normal.

    * Eu não conseguia acessar a página html que estava no www, erro de segurança, então fui no httpd.conf e coloquei allow from all

    # Require all granted
    # onlineoffline tag - don't remove
    Order Deny,Allow
    Deny from 186.227.221.71
    Allow from 127.0.0.1
    Allow from ::1
    Allow from localhost
    Allow from all
    </Directory>

    *Quando o site é HTTP ele é redirecionado para o av iso, quando o site é HTTPS ele da um erro de ss l, Ainda não consegui resolver esse problema, se alguém souber a solução peço que envie.

    OBS. eu não sou um tecnico muito experiente com MK, não conheço muito sobre suas regras e configs, esta configuração acima foi a que eu consegui fazer funcionar comigo, e as informações que contém ai em cima, muitas foram aprendidas aqui mesmo no under através da ajuda de outros usuarios e topicos. Estou apenas repassando o que eu aprendi, para que possa servir de ajuda para outra pessoa.

    Obrigado ao pessoal do under por ter me ajudado.

    Valeu.
    Taiendy Chyvu.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Olá, aqui vai um "tutorial" de como enviar aviso de bloqueio de internet para seu cliente via PPPOE
    Para fazer isso vamos usar o Wamp Server, e o mikrotik apenas, (foi configurado e testado no windows, porém no linux é o mesmo processo).

    Baixe e configure o Wamp Server (não vou entrar nessa parte da configuração do Wamp, aqui no under ja tem tópicos ensinando como configurar) crie o seu html com a pagina de aviso desejada e salve na pasta c:/wamp/www/ como o nome index.html

    eu acredito que seu PC esta com o ip fixo, ex: 192.168.101.254 e que a porta do seu wamp é 9050
    então para fazer um teste, coloque 192.168.101.254:9050 em seu navegador e veja se vai aparecer a sua página html que você criou.

    Agora vá no seu Mikrotik
    Cria um pool com a faixa de ip que deseja bloquear. ex

    IP pool:

    add name=POOL-BLOQUEIO ranges=10.20.0.0/24

    ppp profile
    crie um profile com o pool que você configurou

    add change-tcp-mss=yes dns-server=192.168.199.1,8.8.8.8 local-address=\
    192.168.199.1 name=BLOQUEIO only-one=yes rate-limit=2M remote-address=\
    POOL-BLOQUEIO
    use-encryption=no use-mpls=no

    ip firewall nat
    caso você tenha que mascarar sua rede para cada ip separado crie um masquerade para o ip

    add action=masquerade chain=srcnat comment=REDE-BLOQUEIO out-interface=\
    ether11-LINK src-address=10.20.0.0/24

    ip firewall nat
    agora vamos criar um dst-nat para fazer o redirecionamento para a pagina de aviso

    add action=dst-nat chain=dstnat comment=BLOQUEIO dst-port=0-65535 protocol=\
    tcp src-address=10.20.0.0/24 to-addresses=192.168.101.254 to-ports=9050

    pronto, como podem ver em DST-PORT eu coloquei de 0-65535
    para que toda porta que vier do ip 10.20.0.0/24 seja redirecionada para o ip 192.168.101.254 (que é o ip do wamp) para a porta 9050 ou seja. 192.168.101.254:9050

    com isso configurado basta pegar o cliente que você deseja bloquear e colocar ele no profile
    BLOQUEIO, que o cliente ira sempre ser redirecionado para o aviso.

    Possíveis problemas e soluções:

    *O wamp server estava sempre dando erro de conexão comigo, na versão mais nova, baixei a penultima versão 2.4 e funcionou normal.

    * Eu não conseguia acessar a página html que estava no www, erro de segurança, então fui no httpd.conf e coloquei allow from all

    # Require all granted
    # onlineoffline tag - don't remove
    Order Deny,Allow
    Deny from 186.227.221.71
    Allow from 127.0.0.1
    Allow from ::1
    Allow from localhost
    Allow from all
    </Directory>

    *Quando o site é HTTP ele é redirecionado para o av iso, quando o site é HTTPS ele da um erro de ss l, Ainda não consegui resolver esse problema, se alguém souber a solução peço que envie.

    OBS. eu não sou um tecnico muito experiente com MK, não conheço muito sobre suas regras e configs, esta configuração acima foi a que eu consegui fazer funcionar comigo, e as informações que contém ai em cima, muitas foram aprendidas aqui mesmo no under através da ajuda de outros usuarios e topicos. Estou apenas repassando o que eu aprendi, para que possa servir de ajuda para outra pessoa.

    Obrigado ao pessoal do under por ter me ajudado.

    Valeu.
    Taiendy Chyvu.

    Boa tarde no lugar de um servidor tem como pegar da pasta file?

  3. #3

    Padrão Re: [Tutorial] Como enviar aviso de bloqueio para o cliente via PPPOE

    O erro do HTTPS você não tem como resolver no nível do servidor.
    HTTPS é criptografado e o certificado envolvendo a comunicação, emitido por alguma CA (entidade certificadora) é privado (óbviamente) e então você não tem como descriptografar conexões HTTPS. A maneira sobre a qual o HTTPS foi criado, envolve ainda um processo de autenticação do host, ou seja, no inicio da conexão HTTPS o cliente (navegador) recebe o certificado daquele site. Como você redirecionou a conexão com dstnat para outro IP (o IP do WAMP), o WAMP até pode fornecer um certificado para o cliente, porém é ai que começa os problemas. Esse certificado pode ser auto-assinado, o que não é aceito numa comunicação segura, e se for assinado, o cliente não vai conhecer a CA que assinou esse certificado. O navegador tem uma lista de entidades certificadoras (tanto Raiz quanto intermediarias), as quais usa para validar e autenticar os certificados dos sites.

    Se então, por exemplo, você acessa https://www.site.com/, e então ele te fornece seu próprio certificado no qual está informando que a CA que o emitiu foi a CERTISIGN, então o navegador vai negociar, através das chaves de criptografia, uma chave temporária para aquela conexão ser criptografada. O certificado que o cliente recebe do site, possui a chave pública de criptografia daquela CA, e a CA la no lado deles, possui a chave privada. Ou seja, o que é criptografado com a chave pública fornecida pelo site, só pode ser descriptografado pelo CA e por mais ninguém no mundo. Por esse motivo, quando você redireciona o site para o seu servidor, e ele está configurado para fornecer um certificado, o seu navegador não vai conhecer o emissor do certificado, e navegador vai avisar sobre o erro.

    A única forma de resolver isso, seria você criar um certificado Raiz seu, local, e manualmente instalar nos dispositivos dos clientes. Se o cliente possui, na sua lista de certificados raiz o SEU certificado, ai sim você pode assinar qualquer certificado de qualquer site e "enganar" o navegador dizendo que você realmente é dono daquele domínio, e que você realmente é o servidor original daquele site. Mas para isso, você precisa manualmente instalar o certificados raiz nos clientes.