+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Amigos sei que já existem vários posts com o mesmo tema, mais não consegui definir qual a melhor solução para o meu caso. Trabalho numa empresa onde recebemos o link de 2Mb Full via cabo (direto da torre da empresa), e recebo numa RB 750G que faz o DHCP. O meu caso é o seguinte estou tendo problemas porque esse link é compartilhado pela empresa e a casa do dono, preciso fazer um proxy para controlar o trafego, pois na casa sempre tem algum computador infectado ou alguém fazendo download e os computadores que são prioridades ficam quase sem acesso. Não tenho muito conhecimento na área mais tenho vontade de aprender!

    Um exemplo mês passado não estávamos conseguindo acessar nada, mais na RB tava saindo os 2MB, fui bloqueando todos os dispositivos e liberando só os que eu vistoriava, mais assim dá trabalho demais e eles ficam reclamando, preciso automatizar isso...


    Obs.: Disponho de computadores para implantar a solução que me indicarem...

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?


  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    eu simplesmente colocaria uma nova classe de IP na sua RB e em queue eu coloca uma banda para todos os IP da segunda classe assim quando ele pegar qualquer IP por DHCP ja pega com limites, travado.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Amigo me add
    Att:
    Josué Alves
    Monte Alegre Connect
    [email protected]
    skype: montealegreconect
    89 9925 7186 Tim
    9974 9771
    9454 4996 Claro
    8818 1190 Oi

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Vou dar uma olhada amigo, desde já obrigado.


    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    eu simplesmente colocaria uma nova classe de IP na sua RB e em queue eu coloca uma banda para todos os IP da segunda classe assim quando ele pegar qualquer IP por DHCP ja pega com limites, travado.
    Acho que talvez assim complicaria pra mim, mais obrigado desde já, vou ver as outras opções e qualquer coisa tento dessa forma.


    Citação Postado originalmente por josue.pcfree Ver Post
    Amigo me add
    Att:
    Josué Alves
    Monte Alegre Connect
    [email protected]
    skype: montealegreconect
    89 9925 7186 Tim
    9974 9771
    9454 4996 Claro
    8818 1190 Oi
    Amigo te adc no skype

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Gente fiz o seguinte para ir quebrando um galho, duas regras no Simple Queue, uma para os pc's que vão ter acesso ao link todo com prioridade 2 e outro com metade do link e com prioridade 8 para o resto da rede. Só que dessa forma não consigo diagnosticar quem tá consumindo além da conta.
    Não é viável pra mim colocar Hotspot aqui, pois os usuários são muito acomodados, e isso de ficar conectando é um bicho de 100 cabeças pra eles... kkkkk

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Nossa agora que eu vi, vc mora perto de onde eu morei, quando era bem mais novo, eu morei ai em curianopolis, até trabalhei na serra quando estava aberta.

    mais vamos la.
    tem muitas opções que pode ser aplicada em seu caso, como vc usar um RB vc tem varias portas, eu deixo um LAN atendendo somente o escritorio pode até colocar DHCP pra entregar o IP para as estações de trabalho, a outra LAN para a casa do seu patrão, tambem pode deixar com DHCP, duas classes de IP na classe que vai para a segunda LAN Patrão eu limito para a quantidade de micros que vai ter acesso, tipo 10 PCs, em queues eu limito a banda tipo 100k/500k em todos os IP que vai entregar para a LAN Patrão.
    pronto assim todos ja ficão felizes.

  8. #8
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    PfSense -> derivado do FreeBSD

    https://www.pfsense.org/

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    Nossa agora que eu vi, vc mora perto de onde eu morei, quando era bem mais novo, eu morei ai em curianopolis, até trabalhei na serra quando estava aberta.

    mais vamos la.
    tem muitas opções que pode ser aplicada em seu caso, como vc usar um RB vc tem varias portas, eu deixo um LAN atendendo somente o escritorio pode até colocar DHCP pra entregar o IP para as estações de trabalho, a outra LAN para a casa do seu patrão, tambem pode deixar com DHCP, duas classes de IP na classe que vai para a segunda LAN Patrão eu limito para a quantidade de micros que vai ter acesso, tipo 10 PCs, em queues eu limito a banda tipo 100k/500k em todos os IP que vai entregar para a LAN Patrão.
    pronto assim todos ja ficão felizes.
    Morava lá em Curionópolis.

    Pra mim é inviável fazer essa divisão da rede, fisicamente, pois só tenho um PC via cabo o outro é um notebook que ora estar na loja ora estar na residencia... Aqui a rede Wireless foi montada com AP's Unifi, é uma rede só para a casa e para a loja.
    Tem muitos dispositivos moveis rotineiros e outros que são esporádicos.

    *De quebra queria bloquear alguns sites pois tenho muitos problemas com sites de jogos aqui, tentei fazer pelo web-proxy na RB mais ela não suportou o alto trafego.
    Última edição por Novatinho; 26-02-2015 às 17:04. Razão: Adição de citação

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas - Qual melhor solução de servidor para empresa/casa fácil de gerenciar?

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    PfSense -> derivado do FreeBSD

    https://www.pfsense.org/
    Vou dar uma pesquisada nesse Firewall amigo, tenho CPU livres mesmo...
    Obrigado desde já.