+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Não passa banda no PTP 1.5 Km
    Largura de banda menor cai o CCQ

    Já troquei equipamentos o resultado é o mesmo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.jpg
Visualizações:	277
Tamanho: 	251,1 KB
ID:      	57188 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	269,3 KB
ID:      	57189

  2. #2

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Pra ser sincero não vejo como conseguir mais que uns 30Mbps em dararate de 60M. Então ter 27Mbps não é tão ruim pra esse datarate.

    Dá pra testar coisa tipo trocar canal, trocar encriptação, datarate module em alternative, apontar as 2 antenas cerca de 0,5º pra cima, tentar afastar a antena de reflexo traseiro, lateral ou inferior.

    E... quando o airmax capacity está tão baixo seria bom nem usar ele. Como fica sem airmax?

    60M é datarate de MCS9 com gi curto. Testou MCS12 com 20MHz com gi longo? Tenta insistir nisso, tira tudo do auto (canal, potencia, eirp, datarate, ack-timeout 50% maior que o correto ("Distancia") etc) e veja como fica.

  3. #3

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Pois é @rubem, esse AirMAX Capacity do jeito como está é um forte indício de obstrução de visada, por que com esse equipamento a essa distância não deveria ficar assim.

  4. #4

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Vou fazer estes testes pela madrugada e retorno os resultados

  5. #5

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Mudanças

    Largura de Banda = 20MHz e 30MHz
    MCS = 12
    Data Rate Module = Alternative (melhorou muito o airmax)
    Distancia = Travada 50% a mais (era pra fazer isto mesmo?)
    Canal = Busca do melhor canal
    Potência = Tentei diminuir a potência, mas perdi em CCQ

    Uai só e não é que melhorou
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	281,0 KB
ID:      	57209
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	233,2 KB
ID:      	57208  

  6. #6

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Aproveitando, esse teste quando fica algum tempo sem marcar a banda indica algum problema?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	142,9 KB
ID:      	57210

  7. #7

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Citação Postado originalmente por AndersonFox Ver Post
    Aproveitando, esse teste quando fica algum tempo sem marcar a banda indica algum problema?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	142,9 KB
ID:      	57210
    Não confio muito nesses testes do próprio equipto, então sempre dou pelo proprio pc um ping -l 1450, ele não "pesa" na rede mas ajuda a ver se apesar de ter banda passante boa não tem uns tempos de resposta alto ou uns pacotes perdidos.
    As vezes você tem 80Mbps em teste, tudo parece lindo, mas o ping mostra resposta variando tipo 10 a 60ms, e a cada 10 ping perde 1, é hora de baixar ainda mais o datarate.

    Pra otimizar testa ir reduzindo o acktimeout (Distante) até ficar num valor mais ou menos certo, o valor EXATO geralmente resulta em CCQ menor, nesse caso um lado marca 1400 e o outro 1500m, o que me diz que tem algo na zona de fresnel (Coisa tipo telhado de zinco, lago/agua ou rede de alta tensão me parece que atrapalham até nuns 200% da zona de fresnel), então eu testaria descer até 1600m.

    UBNT tem pouco coisa pra otimizar, é basicamente potencia conforme nível de sinal e datarate, distance conforme distancia e obstrução na zona de fresnel, airmax ativo ou não conforme qualidade do sinal, e... o resto é trafego de rede na aba advanced, nada lá muda muito o trafego na wlan. MK permitiria testar umas coisas a mais pra otimizar.

  8. #8

    Padrão Re: Não passa banda no PTP - Alguma idéia

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não confio muito nesses testes do próprio equipto, então sempre dou pelo proprio pc um ping -l 1450, ele não "pesa" na rede mas ajuda a ver se apesar de ter banda passante boa não tem uns tempos de resposta alto ou uns pacotes perdidos.
    As vezes você tem 80Mbps em teste, tudo parece lindo, mas o ping mostra resposta variando tipo 10 a 60ms, e a cada 10 ping perde 1, é hora de baixar ainda mais o datarate.

    Pra otimizar testa ir reduzindo o acktimeout (Distante) até ficar num valor mais ou menos certo, o valor EXATO geralmente resulta em CCQ menor, nesse caso um lado marca 1400 e o outro 1500m, o que me diz que tem algo na zona de fresnel (Coisa tipo telhado de zinco, lago/agua ou rede de alta tensão me parece que atrapalham até nuns 200% da zona de fresnel), então eu testaria descer até 1600m.

    UBNT tem pouco coisa pra otimizar, é basicamente potencia conforme nível de sinal e datarate, distance conforme distancia e obstrução na zona de fresnel, airmax ativo ou não conforme qualidade do sinal, e... o resto é trafego de rede na aba advanced, nada lá muda muito o trafego na wlan. MK permitiria testar umas coisas a mais pra otimizar.
    oK, estou fazendo alguns testes usando estas informações obrigado