+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik cai a conexão

    Boa noite,

    preciso configurar uma Mikrotik como cliente de uma AP Air Grid. Eu consigo me conectar ao AP, porém o Mikrotik fica perdendo sinal sempre. Ou seja, ele conecta e desconecta toda hora.

    Alguém saberia como me ajudar para resolver esse problema?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Não. AirMax esta desativado. Cadastrei até o MAC WAN da Mikrotik na ubiquiti também.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Não. Minha Mikrotik é a mikrotik routerboard sxt 5ndr2. A visada para da Mikrotik para a AP Air Grid é boa. Só não entendo por que fica caindo conexão toda hora.

    Pensei que fosse problema de fonte, mas não é. Testei a fonte e deu 24 V.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Tem sinal suficiente pra conexão ser boa?
    SXT por default vem só com o chain 0 ativo, que as vezes é a horizontal. E o Airgrid geralmente é instalado na vertical.
    Canal de 20MHz? Está usando area livre de necessidade de dfs? (5750-5850MHz)


    E sobre fonte, medir tensão é inútil. O problema em fonte é ripple, teria que colocar carga (Consumo) na fonte e analisar via osciloscópio pra ter 100% de certeza que tem DC limpa. Se usar multimetro TRUE-RMS terá uns 90% de certeza, mas medir DC de fonte chaveada com multimetro comum acho que dá só uns 50% de certeza que tem tensão limpa.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Eu ativei todos os chains. Estou usando canal de 20 Mhz. A frequência esta em 5800 mais ou menos. Então será que o problema é a fonte por ficar caindo toda hora? Eu testei só no multimetro comum. Mas tem um multimetro TRUE-RMS, vou verificar. Ocisloscópio não tem, infelizmente.

    Andei pesquisando e muita gente falava que poderia ser a fonte quando se tratava de roblema com mikrotiks.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Acho que o problema com fonte em MK é fonte vagabunda demais, pessoal compra fonte de CFTV de R$ 7,90 (Em distribuidor) e acha que isso presta (É puro ripple), as RB's não são tão sensíveis a fonte ruim (Elas tem um belo modulo regulador de tensão) mas no brasil tem muuuuuuuita fonte ruim a venda (Fonte que sai da china por US$ 2, as vezes passa por muitos atravessadores e é vendida por R$ 25, mas o preço não garante qualidade).

    Deixa ver o que sei que funciona:
    - Airgrid com dfs desativado e em 5750-5850MHz, potencia fixa (Nada de auto), datarate fixo (Desmarca automatic), eirp control desativado (Mas use potencia baixa), ack-timeout (Distancia) uns 50% maior que o correto, channel shifting desativado, datarate module em alternative (Mas só muda o throughput, não estabilidade), encriptação em wpa2-aes.
    - No MK como station ou station-wds, ack-timeout uns 50% maior que o ideal também, HW Protection em RTS/CTS, Noise Imunity em AP e cliente, wds default bridge na bridge criada, testa preamble longo apenas (Long-GI, é o default dos UBNT), e marca só alguns MCS HT, digamos 2, tipo MCS3 e MCS4 (Se precisar depois sobe pra MCS5 também, mas se for cliente com upload baixo tipo 1Mbps pode marcar só MCS2 e MCS3). Seria bom marcar 1 datarate, mesmo usando o modo N-olny (Não use 5GHz-20MHz nem nada além de 5GHz-only-N) marque datarate em configured e mas marque a título de teste tanto basico como suportado de 54M (Dificilmente terá sinal suficiente pra esse datarate, mesmo se usasse 5GHz-20MHz dificilmente iria conectar em 54M mas sim em MCS3).

    Sou mais fã de testar primeiro uma otimizada na conexão, e só partir pra condenação de hardware se isso não resolver.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Fiz os testes mas não funcionou. Tava pesquisando pouco mais sobre Mikrotik, é preciso ter o servidor Mikrotik para funcionar? Do jeito que estou fazendo e a antena Mikrotik tentando se conectar em uma AP.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    "Precisa servidor Mikrotik?" Não entendi.
    Um SXT pode ser usado como AP, como cliente, como servidor de autenticação, tem uma duzia de usos sem ser servidor de nada.

    Você está usando a SXT como STATION, isso? STATION é cliente de rede, não precisa servidor nenhum, precisa de um AP onde conectar, só isso (E o AP é um Airgrid pelo que entendi).

    Mas uns print screen das telas de config. e status do Airgrid e do SXT.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Também achei que não precisava de servidor pelo que entendi nas pesquisas. Só perguntei ara ter certeza. Os prints posto amanhã, agora não tenho acesso. A AP Air Grid é a M5 HP, a mesma AP que estou tentando a minha WOM 5000 se conectar também. Devo estar com muito azar delas não funcionarem, pois creio que estou fazendo configurações que já são suficientes para se conectarem.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Mas uma coisa estranha percebir...estou usando o WinBox para configurar a Mikrotik. Quando faço as configurações das portas, se não me engano ficam na aba Bridge. A minha interface WAN fica inativa. E a minha interface ETHERNET fica ativa (beleza). Não sei por que minha interface Wan fica inativa, já pesquisei e vi vários videos, esse não entendi. Acredito que seja por isso minha Mikrotik se conecta e cai toda hora.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Numa bridge você nâo tem wan, em bridge é tudo lan (Ou wlan).

    Só tem wan quando está roteando algo.


    Em roteador barato de mesa você tem uma porta que é fixa como wan, dependendo do roteador mesmo em bridge essa porta não deixa de ser uma wan. Mas em Mikrotik todas as portas podem ser lan ou wan, se usar uma daughterboard numa RB800 você pode ter 19 wan (Se colocar todas as ethernet na mesma bridge não terá nenhuma wan).

    Sempre que precisa wan (Pra discar, pra autenticar) você precisa rotear o Mikrotik. Uma bridge é... uma ponte entre todas as portas, sem roteamento, numa bridge todas as portas são iguais, todas recebem e enviam o que chega (É tipo switch, tudo o que chega passa reto, sem analise nenhuma).

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Não estou conseguindo conectar Mikrotik no Winbox. Está dando erro de conexão. Então, como que posso fazer para que a Mikrotik se conecte em uma AP pela Wan? E passar a rede pela Lan em um switch? Pensei que fosse igual as outras antenas, pois fiz isso e funcionou. Basta colocar a mikrotik em router. Vou experimentar isso.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Alguns prints da Minha Mikrotik.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wan.png
Visualizações:	377
Tamanho: 	57,1 KB
ID:      	57229Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wan2.png
Visualizações:	353
Tamanho: 	48,2 KB
ID:      	57230Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wan3.png
Visualizações:	331
Tamanho: 	56,6 KB
ID:      	57231Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wan4.png
Visualizações:	336
Tamanho: 	38,6 KB
ID:      	57232Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wan5.png
Visualizações:	287
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	57233

    Alguns prints da Air Grid AP

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Air.png
Visualizações:	224
Tamanho: 	48,5 KB
ID:      	57234Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Air2.png
Visualizações:	324
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	57235Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Air3.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	55,7 KB
ID:      	57236


    A frequência máxima que a Mikrotik chega é de 5700Mhz. Por isso deixei a frequência na Air Grid em 5700 Mhz. E quando deixo a opção "Auto Adjust to EIRP Limit" desmarcada na aba Wireless da Air Grid, não consigo desmarcar a opção "Installer EIRP Control" da aba Advanced da Air Grid. É uma coisa ou outra.

    E quanto saio do Winbox, não consigo mais entrar nela para acessar a Mikrotik e nem pelo WebFig consigo acessar a Mikrotik. Da esse erro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro.png
Visualizações:	197
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	57237

    Dai preciso resetar a Mikrotik sempre para poder acessa-la. Ta muito estranho. Já estou quase para informar ao chefe que pode ser defeito. Tanto a Mikrotik quanto a WOM 5000.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Uns detalhes: Você marcou MCS0, MCS3 e MCS7. Mas... marcou chain0 e chain1.
    MCS0 a 7 são datarates de 1 chain, MCS8 a 15 são datarates de 2 chains (Dupla-polarização, 2 antenas na mesma polarização, MIMO, tanto faz o nome). Então tá embananado o troço aí, Airgrid não tem 2 chain's, só 1.

    Então marque apenas o chain que tem sinal, desmarque o chain1 e veja se tem sinal suficiente. Se não tiver, desmarque o chain0 e marque o chain1 e então escaneie pra ver se tem sinal. Assim você descobre qual chain é o correto pra polarização do airgrid (Airgrid só tem 1 chain, só 1 polarização). Ter os 2 chain's ativos não adianta nada, atrapalha mais que ajuda.

    Sobre marcar algo na aba datarate, isso nem sempre é necessario, por precaucção marque apenas 54M, pra obrigar a conectar em datarate de N, tipo MCS3.

    Na banda teste only-N.

    No Frequency mode muda pra Manual TX Power, e na aba TX power coloque potencia fixa (All rates fixed), a potencia a usar depende da distancia, visada e banda passante que quiser, comece com uns 23dBm, mas depois reduza até achar o mínimo necessario, que deve ser baixo.

    Põe o ARP em reply-only e usa station wds pra ver se para de perder conexão (E na aba WDS seleciona a bridge que criou na opção default bridge).

    Alias, criou bridge e endereçou ela certinho? Cria a bridge, adiciona ether e wlan nela, pra acessar sem erro vai em addresses e adiciona endereço pra bridge, mas um endereço /24 facilita sua vida, com ela endereçada corretamente acesse pelo IP e não pelo mac address.

    (Sobre EIRP no Airgrid, ignora por enquanto, é importante ter certeza que tem sinal suficiente pra começar a configurar por isso de início é bom desativar tudo que é "auto", se tiver sinal suficiente (-55 pra conectar em MCS7, ou -70 pra MCS3) tanto faz controle de EIRP, só faz diferença se estiver com sinais baixos demais (O controle automatico não permite potencia maior que o legal, por isso digo pra usar 5750 a 5865, nessa faixa o limite EIRP é de 40dBm, enquanto em 5700 o limite é de 27dBm, baixo demais. Se frequencia tipo 5760 a 5850 não estão aparecendo teste outro país, essa faixa é totalmente usavel no brasil, o que tem problemas legais (Precisa DFS, TPC e potencia bem baixa) é justamente abaixo de 5725, tem algo errado na config. de país aí se não está podendo usar 5780 sem DFS digamos)

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik cai a conexão

    Vou fazer esses testes.

  16. #16