+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Diminuir poluição Wireless na torre

    Bom dia galera! Estou com um dúvida e acredito que alguns amigos, mais experientes, possam me ajudar.

    A dúvida é a seguinte. Eu tenho uma torre com aproximadamente 10 NanoBridge que fazem ligação com outros pontos. Hoje as antenas que estão nesta torre estão todas configuradas como AP+WDS e as NanoBridge que estão nas pontas estão configuradas como ESTAÇÃO+WDS.
    A dúvida é: Se eu mudar as configurações, colocando as antenas que estão nos pontos distantes como AP e as antenas da torre, que estão todas próximas como ESTAÇÃO eu vou ter algum ganho em relação à poluição de canais?

  2. #2

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Com certeza. Mude pelo menos 5 de ap para cliente, notará diferença.

  3. #3

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Não sei qual a banda passante em cada, mas pra minimizar poluição o negócio é usar o canal mais estreito possível.

    Precisa só 10Mbps? Canal de 10MHz em MCS15 resolve até uns 20Mbps na verdade! Com canal mais estreito não só tem menos sobreposição de canais mas tem sensibilidade maior, o mesmo sinal de digamos -60 é suficiente pra MCS11 em 20MHz, mas em 10MHz é suficiente pra MCS14, tx rate maior aproveita bem melhor o espectro, e... pode usar potencia menor. Qualquer 1dBm a menos na potencia de transmissão faz diferença já que são 10 equiptos.

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Use Radomes

  5. #5

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Lembre -se do seguinte, potencia não é tudo, então so utilize a potencia que realmente prescize, como? Va baixando a potencia ate encontrar um ponto onde passe o que presciza e que não atrapalhe a qualidade de seu enlace.
    Outro fator: Seja base ou station, os dois transmitem, pois o lado cliente envia dados a base, entao do meu ponto de vista nao resolve trocar os lados, uma boa solução são os radomes.

  6. #6

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Lembre -se do seguinte, potencia não é tudo, então so utilize a potencia que realmente prescize, como? Va baixando a potencia ate encontrar um ponto onde passe o que presciza e que não atrapalhe a qualidade de seu enlace.
    è isso que poucos entendem.

  7. #7

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Entao Gabrielest este é um ponto muito mas muito importante

  8. #8

    Padrão Re: Diminuir poluição Wireless na torre

    Obrigado galera pelas respostas. Com um pouco de conhecimento de cada um a gente vai construindo um verdadeiro "livro técnico".
    A potência eu já faço este trabalho de testar até ficar no menor valor possível.
    Ainda não fiz o trabalho que o rubem falou, sobre os canais menores. Vou fazer isso também.
    Ainda não usei os radome também. A grana está curta e estou aparelhando outros pontos antes de investir nos radome. Sabem como é, não dá pra descobrir um santo para cobrir outro. Então estou tentando melhorar o máximo possível a torre, sem ter que investir além do que posso.
    Mais uma vez muito obrigado a todos!